/

Matéria escura autodestrutiva pode estar a inundar o céu com raios gama

1

ESO

Uma equipa de investigadores acredita que matéria escura autodestrutiva possa estar a libertar raios gama no espaço, dos quais não se conhecia a sua origem.

Os raios gama são invisíveis ao olho humano e resultam de explosões de supernovas, estrelas em colisão e alguns buracos negros. Através de telescópios de raios gama, os cientistas conseguem ver o seu brilho, que aponta para as referidas explosões e colisões. No entanto, uma equipa de investigadores acredita agora que estes raios também possam levar até matéria negra.

Num novo estudo, aceite para publicação na revista científica Physical Review Letters e disponível para consulta na base de dados arXiv, cientistas olharam para os raios gama que não conseguiam identificar a sua fonte de origem.

Desta forma, de acordo com o Space.com, eles descobriram que os raios estavam alinhados precisamente com áreas gravitacionalmente massivas onde se previa que a matéria escura se escondesse. Portanto, acreditam que a matéria escura possa ser responsável por estes raios gama dos quais não se conhece a origem.

“A matéria escura pode decair como um núcleo radioativo, produzindo raios gama. Ou talvez várias partículas de matéria escura estejam a colidir, produzindo raios gama à medida que interagem”, explicou o coautor Daniel Gruen.

Embora não saibamos por onde a matéria escura está presente, já que nenhum instrumento é capaz de a observar, conhecemos algumas das suas propriedades. “Sabemos que é muito comum e sabemos que tem massa que interage gravitacionalmente com outra massa”, elucidou Gruen.

Apesar de não poder ser observada, tem um grande impacto no Universo através da sua poderosa gravidade. E foi através da influência da gravidade na luz, que os investigadores conseguiram perceber onde poderia estar presente matéria negra. Cruzando esta informação com um mapa da emissões de raios gama detetadas, perceberam que provavelmente os raios derivam da matéria negra.

“Este é o primeiro estudo em que temos a certeza de que, onde há muitos raios gama, também há muita matéria escura“, disse Gruen.

ZAP //

1 Comment

  1. No artigo acima está escrito que a matéria escura está a colidir com ela mesmo emitindo raios gamas mas a matéria escura não interage com a matéria comum nem com ela mesma.seria possível isso?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.