O piloto português Paulo Gonçalves, de 40 anos, morreu este domingo na sequência de uma queda na 7.ª etapa do rali Dakar, na Arábia Saudita.
Paulo Gonçalves, segundo da edição de 2015 e que disputava o seu 13.º Dakar, caiu ao quilómetro 276 da especial. O piloto estava inconsciente à chegada da equipa médica e foi transportado de helicóptero para o Layla Hospital, onde foi declarada a sua morte, anunciou a organização em comunicado.
“A organização recebeu um alerta às 10h08 e enviou um helicóptero médico que chegou ao piloto às 10h16 encontrando-o inconsciente depois de uma paragem cardíaca. Depois da reanimação no local, o competidor foi levado de helicóptero para o hospital de Layla, onde foi declarada a sua morte”, adianta a mesma na nota.
Depois de anos a competir pela marca japonesa Honda, Paulo Gonçalves participava pela primeira vez no Dakar pela indiana Hero.
Segundo o Observador, Paulo Gonçalves estava a participar na sua 13ª prova do Dakar. O piloto foi o vencedor do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country em 2015 e participava no Rally Dakar desde 2006, tendo ficado quatro vezes no top 10 da prova.
O Rali Dakar, que decorre na Arábia Saudita, começou no domingo, 5 de janeiro, em Jeddah e vai terminar no dia 17 de janeiro, em Riade.
É com profundo pesar que tomo conhecimento desta muito triste notícia. Fiquei chocado. As mais sinceras condolências a todos os seus familiares e amigos. A vida, infelizmente, é assim.