/

Modelo matemático explica por que alguns nós são mais fortes do que outros

(dr) MIT

Com a ajuda de fibras que mudam de cor, os investigadores do MIT desenvolveram um modelo matemático para prever a estabilidade de um nó

Investigadores do MIT, nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo matemático que prevê quão estável é um determinado nó.

Na navegação, na escalada, na construção e em qualquer outra atividade que exija cordas, sabe-se que certos nós são mais fortes do que outros. Mas o que torna um nó mais estável do que outro é algo que ainda não tinha sido bem compreendido. Até agora.

Segundo a agência Europa Press, investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, desenvolveram um modelo matemático que prevê quão estável é um certo nó, com base em várias propriedades-chave, incluindo o número de cruzamentos envolvidos e a direção na qual os segmentos da corda torcem quando o nó é apertado.

“Estas diferenças subtis entre os nós determinam criticamente se um nó é forte ou não. Com este modelo, será possível comparar dois nós quase idênticos e saber dizer qual é o melhor”, afirma em comunicado Jörn Dunkel, professor associado de Matemática do MIT e um dos cientistas envolvidos no estudo agora publicado na revista Science.

“O conhecimento empírico refinado ao longo dos séculos cristalizou quais são os melhores nós. E agora este modelo mostra porquê”, declara também Mathias Kolle, outro professor associado da universidade norte-americana.

De acordo com esta investigação, um nó pode tornar-se mais forte se tiver mais “circulações”, que os autores definem como uma região num nó onde dois fios paralelos se unem entre si em direções opostas, como um fluxo circular.

Além disso, se um segmento de fibra é virado para a esquerda num cruzamento e virado para a direita num cruzamento vizinho à medida que o nó é apertado, isso cria uma flutuação de torção e, portanto, atrito oposto, o que adiciona estabilidade a um nó.

Porém, se o segmento girar na mesma direção em dois cruzamentos vizinhos, não haverá flutuação de torção e é mais provável que o fio gire e deslize, produzindo um nó mais fraco.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.