//

Rapaz de 12 anos constrói reator nuclear no seu próprio quarto

A criação de um reator nuclear caseiro parece não ser uma conquista rara, mas o feito ganha contornos surpreendentes se o autor da experiência for uma criança de 12 anos.

Foi o que aconteceu com Jackson Oswalt, que, em janeiro de 2018, garantia aos colegas que tinha acabado de criar uma reação em cadeia em casa dos pais.

«Acho que consegui a fusão nuclear. Durante o mês passado progredi enormemente. Agora tenho resultados que considero dignos“, escreveu Jackson Oswalt no fórum Fusor.net, uma comunidade dedicada ao passatempo de criar reatores nucleares “caseiros” que monitoriza o progresso dos seus membros para registar as suas conquistas, mesmo que não seja uma publicação oficial.

Segundo o ABC, a fissão conseguida pelo jovem não é igual à que é criada pelas centrais nucleares que conhecemos nas quais se dá a divisão de um átomo. Em vez disso, trata-se, sim, de uma versão low cost, “que esmaga átomos para formar átomos mais pesados”.

Como explica o diário espanhol, o processo conseguido por Oswalt é “relativamente simples” e pode ser feito em casa. Ainda assim, não significa que o jovem possa criar uma bomba ou uma catástrofe radioativa.

Apesar de produzir alguma radiação, o reator nuclear construído por Oswalt gera uma fusão em escala muito pequena para ser considerada perigosa, por isso não será prejudicial.

O equipamento utilizado pelo rapaz norte-americano requer 50 mil volts de eletricidade e estará estimado em cerca de 10 mil dólares (cerca de 8.800 euros). Segundo o jornal britânico The Guardian, Oswalt conseguiu as peças através da empresa online eBay.

De acordo com a associação Open Source Fusor Research Consortium, Oswalt, que agora tem 14 anos, torna-se assim na pessoa mais jovem a conseguir este feito. Ainda assim, a experiência de Oswalt ainda precisa de ser verificada por uma organização oficial para que receba essa distinção.

Chris Oswalt, pai de Jackson, que trabalha numa companhia de equipamento médico, disse ao USA Today: “Penso que há muita descrença até os cientistas virem realmente isto”.

Até agora, a pessoa mais jovem a conseguir uma reação idêntica foi Taylor Wilson, que testou uma reação em cadeia aos 14 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.