A proteção civil acionou, esta quinta-feira de manhã, um meio aéreo para combater o incêndio que lavra desde as 01h39 no lugar de Lourido, freguesia de Entre Ambos-os-Rios, Ponte da Barca, em zona do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
De acordo com fonte do Comando Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, as chamas lavram em zona de mato, do concelho de Ponte da Barca.
No terreno encontravam-se pelas 09h00, mais de 20 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, Sapadores Florestais e Grupo de Intervenção da GNR (GIPS).
Ao início desta madrugada, um total de 261 operacionais combatiam oito incêndios que estavam ativos, no norte do país, segundo a página na Internet na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANCP).
Os incêndios ocorriam nos distritos de Braga, Vila Real, Viana do Castelo e Porto.
O fogo que mobilizava mais meios era o de Caldelas, em Amares, distrito de Braga, estando envolvidos 31 elementos e dez veículos.
À mesma hora, havia dois incêndios em resolução, envolvendo 17 homens e seis viaturas, e outros seis em conclusão, estando nos locais 115 pessoas e 32 veículos.
Na quarta-feira, a ANPC informou que as regiões Norte e Centro vão registar esta quinta índices “elevados a muito elevados” de risco de incêndio.
De acordo com a informação da ANPC “destaca-se para os próximos dias a existência de um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais”, assente em temperaturas máximas que podem atingir valores entre os 28 e os 30 graus Celsius na generalidade do território, “situação que poderá manter-se nos próximos três dias”.
ZAP // Lusa