O tempo quente vai marcar o início de semana com céu pouco nublado, temperaturas máximas a variar entre 32 e 41 graus e as mínimas superiores a 20.
Em declarações à agência Lusa, a especialista Maria João Frada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que o dia de hoje ainda vai ser muito quente com temperaturas elevadas.
“Vamos continuar com tempo quente. As máximas vão variar entre 31/32 e os 39/40 ou mesmo 41 graus localmente. As zonas mais quentes serão Vale do Tejo, distrito de Santarém, e interior do Alentejo e distrito de Castelo Branco”, disse.
De acordo com a especialista, as temperaturas mínimas também são relativamente elevadas em grande parte do território.
“Foi uma noite tropical, com temperaturas mínimas superiores a 20 graus com exceção da faixa costeira ocidental. O céu vai estar limpo e está prevista alguma neblina matinal e o vento vai soprar em geral fraco a partir do meio da tarde”, salientou.
No que diz respeito a terça-feira, segundo Maria João Frada, será um dia diferente, com uma descida das temperaturas.
“Terça-feira vai ser um dia diferente devido a uma corrente de noroeste que vai chegar às regiões do interior, que vai trazer uma massa de ar mais fresco. As temperaturas máximas tendem a descer no litoral oeste, sendo mais significativas e acentuadas em alguns locais”, disse.
As descidas nas regiões do norte e centro podem variar entre os 3 e os 8 graus, acrescenta a meteorologista.
“Em Lisboa, a máxima andará na casa dos 30/31 graus comparativamente com hoje que vão estar 36. No interior, os valores serão mais elevados, em particular nos distritos do interior centro/sul”, adiantou.
No que diz respeito ao resto da semana, Maria João Frada adiantou que as temperaturas vão manter-se, havendo a registar uma ligeira descida das mínimas.
“Vamos ter é depois nebulosidade baixa a norte do Cabo Raso na quarta e quinta-feira e o vento vai ser moderado de noroeste”, disse.
Entre terça e sexta-feira as temperaturas vão variar entre os 30 e 35 graus, com exceção da faixa costeira onde serão mais baixas.
“Na quinta e sexta-feira, eventualmente haverá nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior e eventualmente aguaceiros no interior mas é um cenário a confirmar”, concluiu.
/Lusa