Só 15 escolas privadas com apoio do Estado não têm alternativa pública nas redondezas

A maioria dos 79 estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com contratos de associação tem uma escola pública a menos de 10 quilómetros de distância.

De acordo com a Renascença, um estudo da Direção Geral de Estatísticas da Educação, datado de abril deste ano, na região Norte há apenas cinco escolas privadas com contrato de associação que estão sozinhas – todas as outras têm alternativa a 10 quilómetros ou menos de distância, pelo menos para alguns níveis de ensino.

No centro do país, há seis escolas com contrato de associação que não têm alternativa pública, enquanto que na região de Lisboa e Vale do Tejo há três escolas situadas a mais de 10 quilómetros de escolas públicas com vagas.

A proximidade geográfica não é o único critério do Governo na revisão dos contratos de associação. O executivo ponderou outros critérios: a lotação, o estado de conservação, a ocupação e a existência de transportes.

Ainda assim, os exemplos proliferam: um dos colégios na região norte, o Externato Liceal Paulo VI, de Gondomar, tem 27 escolas públicas num raio de 10 quilómetros, 11 das quais com níveis de ocupação muito baixos.

O Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, tem 15 escolas próximas, nove das quais com taxas de ocupação de nível 1 e 2 numa escala de cinco.

Em Lisboa, os Salesianos de Manique ficam nas proximidades de 20 estabelecimentos de ensino públicos, dos quais apenas dois estão com ocupação máxima.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso é mesmo jornalismo feito por estagiários. O fato de existir escolas publicas perto não significa nada per si. É necessário investigar se tem vagas para a quantidade enorme de alunos que viriam do privado.

  2. Em Coimbra o Colégio Rainha Santa está a cerca de 10 metros do Colégio São Teotónio – tem a 500 metros a Secundária Avelar Brotero e D. Maria, ainda perto 1º ciclo EB1 da Solum, 2/3 ciclos Eugénio de Castro e Casa Branca, Secundária Quinta das Flores

RESPONDER

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …

Ninguém quer o novo aeroporto do Montijo. Medina apela a "avanço" na decisão

Autarcas e ambientalistas foram ouvidos, esta quarta-feira, no Parlamento, onde se discutiu o projeto do novo Aeroporto do Montijo. A posição de ambos parece clara: ninguém quer avançar com a ideia. A construção do aeroporto …

Pandemia acelera nos Estados Unidos. Uso de máscara pode salvar 40 mil vidas

Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 70 mil casos de covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,49 milhões o total de contágios no país, indicou a Universidade Johns …