Só 15 escolas privadas com apoio do Estado não têm alternativa pública nas redondezas

A maioria dos 79 estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com contratos de associação tem uma escola pública a menos de 10 quilómetros de distância.

De acordo com a Renascença, um estudo da Direção Geral de Estatísticas da Educação, datado de abril deste ano, na região Norte há apenas cinco escolas privadas com contrato de associação que estão sozinhas – todas as outras têm alternativa a 10 quilómetros ou menos de distância, pelo menos para alguns níveis de ensino.

No centro do país, há seis escolas com contrato de associação que não têm alternativa pública, enquanto que na região de Lisboa e Vale do Tejo há três escolas situadas a mais de 10 quilómetros de escolas públicas com vagas.

A proximidade geográfica não é o único critério do Governo na revisão dos contratos de associação. O executivo ponderou outros critérios: a lotação, o estado de conservação, a ocupação e a existência de transportes.

Ainda assim, os exemplos proliferam: um dos colégios na região norte, o Externato Liceal Paulo VI, de Gondomar, tem 27 escolas públicas num raio de 10 quilómetros, 11 das quais com níveis de ocupação muito baixos.

O Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, tem 15 escolas próximas, nove das quais com taxas de ocupação de nível 1 e 2 numa escala de cinco.

Em Lisboa, os Salesianos de Manique ficam nas proximidades de 20 estabelecimentos de ensino públicos, dos quais apenas dois estão com ocupação máxima.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso é mesmo jornalismo feito por estagiários. O fato de existir escolas publicas perto não significa nada per si. É necessário investigar se tem vagas para a quantidade enorme de alunos que viriam do privado.

  2. Em Coimbra o Colégio Rainha Santa está a cerca de 10 metros do Colégio São Teotónio – tem a 500 metros a Secundária Avelar Brotero e D. Maria, ainda perto 1º ciclo EB1 da Solum, 2/3 ciclos Eugénio de Castro e Casa Branca, Secundária Quinta das Flores

RESPONDER

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …