MUNDO

URSA QUE LUTOU COM UM MACHO PARA SALVAR A SUA CRIA NÃO SOBREVIVEU

A ursa que lutou com um macho para proteger a sua  cria acabou por não sobreviver aos ferimentos e morreu, mesmo depois das  operações de resgate.

A luta decorreu num penhasco em junho e começou depois de o urso macho ter tentado atacar a cria, que conseguiu escapar. O ataque, de acordo com a organização ambientalista espanhola Naturaleza Castilla y León, já tinha ocorrido antes com a mesma ursa, que já tinha perdido uma cria numa situação semelhante.

A luta foi-se tornando mais violenta, provocando a queda  dos dois ursos de um penhasco de dezenas de metros, numa montanha perto  de Peña de Santa Lucía, no norte de Palencia, na comunidade de Castela e  Leão. O urso, que pesava cerca de 217 kg, acabou por morrer. Acreditava-se que a fêmea estava gravemente ferida, sendo que foi encontrado sangue nas rochas onde caiu.

De acordo com o especialista, a ursa já estava gravemente ferida e, “ao entrar na cavidade cheia de buracos, acabou por cair num dos abismos e os filhotes tiveram o mesmo destino”.