Uma das regras mais conhecidas nas cozinhas domésticas tem que ver com a impossibilidade de se congelar alimentos após estes terem sido sujeitos a um processo de descongelação.

No entanto, esta tese tem sido contestada por muitos especialistas em segurança alimentar, que diferenciam os conceitos de segurança e qualidade alimentar.

“Numa perspectiva de segurança, enquanto o produto alimentar que descongelou tiver sido armazenado abaixo dos 4,5 graus Celsius, é seguro recongelá-lo”, explicou Meredith Carothers do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos.

Assim, a especialista defende que é seguro recongelar alimentos que foram descongelados e permaneceram no frigorífico ou à temperatura ambiente por menos de duas horas.

O risco de intoxicação alimentar e de doenças de origem alimentar surge quando se recongela alimentos deixados no exterior durante todo o dia.

No entanto, a congelação de refeições pode alterar significativamente a qualidade e sabor da comida, pelo que recongelar significa apenas mais alterações.