Anulado sorteio de casas quando 130 famílias já tinham o seu lar

1

iJuliAn / Flickr

Instituto anulou dois concursos do programa Arrendar para Subarrendar. Algumas famílias avisam que o processo pode seguir para tribunal.

O programa Arrendar para Subarrendar, da responsabilidade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), é um sorteio de casas acessíveis.

O IHRU fica com as casas e depois arrenda a um preço mais baixo, a famílias com rendimentos económicos abaixo de 40.000 euros por ano.

Há depois um sorteio e os candidatos mais necessitados são escolhidos para ficarem com as casa – com prioridade para jovens, famílias monoparentais e quebras de rendimentos de 20% em relação ao trimestre anterior.

A renda não é fixa: depende da casa e da família. Mas nunca pode ser maior do que 35% dos rendimentos da família em causa. Os contratos são válidos por cinco anos.

Mas os dois últimos concursos do programa Arrendar para Subarrendar foram anulados. Isto quando 130 famílias já tinham recebido a confirmação de que iriam ficar com uma casa.

O Jornal de Notícias explica que, no dia 5 de Novembro, as famílias receberam por e-mail a confirmação da casa e a indicação do da renda e da morada.

No entanto, três dias depois, o IHRU anulou o concurso. Devido a “problemas informáticos que geraram desconformidades nos resultados do sorteio, tendo-se verificado a existência de candidaturas admitidas que não foram sorteadas”.

As famílias ficaram frustradas, duvidam desta justificação e ameaçam levar o caso para a Justiça, se não forem recuperados os resultados originais.

“Isto foi uma brincadeira com a vida das pessoas. O IRHU causou tragédias psicológicas”, alega um lesado, no Portal da Queixa.

Os novos sorteios ainda não têm data. Vão ser realizados “assim que os problemas técnicos informáticos forem sanados”, anuncia o IRHU.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Em todo lado fazem o mesmo… Muitos deles tem múltiplas casas arrendadas e vivem numa tenda… Engraçado fazem se passar pobres mas possuem vivendas em Cascais que custam meio milhão facilmente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.