A Vital Pursuit vai disponibilizar alimentos congelados ricos em proteína, cálcio e ferro. Para já, só estará disponível nos Estados Unidos.
A Nestlé, a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, está a planear lançar uma marca de alimentos congelados para quem toma medicamentos GLP-1, como o Ozempic e Wegovy.
“A investigação junto dos consumidores mostra que há certos nutrientes e certos macros que precisam de ser fornecidos para ajudar os consumidores a manterem-se saudáveis ao longo do tratamento com GLP-1”, justificou Steve Presley, diretor executivo da Nestlé na América do Norte, em entrevista à CNBC.
A linha, chamada Vital Pursuit, vai incluir 12 produtos e deverá chegar ao corredor de alimentos congelados dos supermercados norte-americanos até ao final do ano.
Os produtos que a Nestlé está a produzir no âmbito deste novo lançamento incluem massas, sandes, pizzas à base de proteínas e até cereais integrais. Haverá também opções sem glúten, numa gama de produtos que serão produzidos com o objetivo de incluir mais proteínas, cálcio ou ferro.
Esta estratégia da marca pretende contribuir para que os consumidores de medicamentos supressores de apetite possam ter “mais controlo sobre o equilíbrio de nutrientes ao mesmo tempo que consomem produtos com mais sabor e acessibilidade”.
De acordo com o responsável da Nestlé, nos “últimos 25 anos, a dieta tem estado a morrer”. O que a empresa fez foi “dar aos consumidores uma nova ferramenta” capaz de aumentar a sua “confiança e sucesso nesta jornada”.
Por sua vez, Tom Moe, presidente da divisão de refeições da Nestlé nos Estados Unidos, disse que a empresa irá promover as refeições como “soluções alimentares“, já que os produtos são voltados para pessoas que desejam complementar o uso dos medicamentos com a “nutrição certa, elevada em proteínas, fibras e minerais, como potássio e vitamina C”.
Dado que há cada vez mais consumidores rendidos aos medicamentos populares para a perda de peso – que estão, também, a tornar-se gradualmente mais acessíveis e económicos –, esta nova linha da Nestlé poderá ser um bom presságio para a empresa.
Além disso, Os controversos Ozempic e Wegovy – para o tratamento de diabetes tipo 2 e a perda de peso – continuam a gerar muitas dúvidas quanto à sua fiabilidade.
Na semana passada, a New Scientist publicou um artigo onde explica, ao detalhe, “tudo o que precisamos de saber” sobre estes dois medicamentos, que funcionam através da imitação das ações do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), que desacelera o esvaziamento gástrico, reduz o apetite e aumenta a libertação de insulina, ajudando a regular os níveis de glicose no sangue.