/

As regras da carta de condução vão mudar

11

A proposta da Comissão Europeia quer estreitar a cooperação entre os 27 e pretende educar os condutores sobre como lidar com a presença de ciclistas e sobre as emissões dos seus veículos.

Uma nova directiva da Comissão Europeia promete mudar as regras das cartas de condução e tentar uniformizar algumas das normas que regulam a circulação rodoviária na União Europeia.

Um dos principais focos das novas regras é aumentar a segurança. Para isso, a Comissão defende um regime probatório de pelo menos dois anos para condutores iniciantes após passarem no exame e uma regra de tolerância zero para quem conduzir sob o efeito de álcool. Recorde-se que, atualmente, a tolerância está nos 0,2 g/l nos primeiros três anos após se tirar a carta.

Os jovens de 17 anos vão também poder começar a conduzir carros e camiões acompanhados enquanto ainda estão a tirar a carta, de forma a poderem ganhar experiência. A idade mínima para se tirar carta de pesados deve também descer de 21 para 18 anos.

A proposta prevê ainda criar treinos e testes específicos para ajudar os condutores a responder à presença de pessoas mais vulneráveis na estrada, como peões, ciclistas ou utilizadores de trotinetes eléctricas.

Os exames passarão também, por exemplo, a avaliar o conhecimento e as habilidades relacionadas com os sistemas avançados de assistência à direção e outras tecnologias automatizadas. Os condutores novatos também devem aprender como o seu estilo de condução tem impacto nas emissões de carbono dos veículos

O peso permitido para os veículos de categoria ‘B’ será também aumentado para 4150 quilos para que os carros eléctricos, que geralmente são mais pesados, sejam abrangidos.

Devem ainda ser reforçadas as avaliações à aptidão física dos condutores, que terão em conta os avanços nos tratamentos de doenças como a diabetes.

Uma medida pioneira a nível mundial que a Comissão Europeia quer implementar é a criação de uma carta de condução digital, que pretende facilitar o reconhecimento das diferentes cartas nos estados-membros. Será mais fácil de substituir e renovar, já que todos os procedimentos estarão disponíveis através da internet.

A Comissão Europeia quer ainda reforçar a cooperação entre os 27 na investigação de infracções às regras de condução. A lei actual só abrange as violações mais graves, como o excesso de velocidade ou a condução sob o efeito de álcool, mas a UE quer passar a incluir ofensas como não manter a distância de segurança, ultrapassagens e estacionamentos perigosos, transpor linhas contínuas, conduzir em contramão, bloquear corredores de emergência ou excesso de peso dos veículos.

As autoridades da União Europeia devem assim passar a ter acesso aos registos nacionais de cada país, de forma a que não haja impunidade na escala europeia. Caso um condutor em Portugal tenha a sua carta apreendida, ficará também impedido de conduzir nos outros estados-membros.

As propostas da Comissão Europeia serão agora apreciadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.

Adriana Peixoto, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

11 Comments

  1. Conduzir camiões com 17 anos !! Essa é uma ideia de caca nem com 30 sabem o que fazem cada vez haverá mais acidentes nas estradas e mais trânsito! Se fizessem era uns exames rigorosos! Andam aí muitos que não teem aptidão para andar com um veículo nas mãos!!

  2. Esta Europa vai num lindo caminho vai. Onde está a maturidade de um jovem de 17 anos para conduzir um camião? Nem com 21 têm maturidade quanto mais com 17.
    É ver depois os indianos e paquistaneses em nome do Alá a cometerem atentados de camião. Esperem para ver.

  3. E em vez de julgamentos instantâneos, críticas racionais e evolutivas para o melhoramento de tudo que diz respeito a cidadania?
    Tipo;
    Vamos dar oportunidade aos jovens sim, mas com educação de vigilância e respeito, no que toca a condução de qualquer tipo de veículo…
    Para que o futuro da estrada seja cada vez menos trágico e os futuros humanos consigam ser mais evoluídos…
    A todos os níveis…

    • Parece que um problema grave nas estradas é alguns conduzirem com efeito de drogas, e sao tantas as variedades de susbtancia …parece que só controlam alccol ??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.