/

Descoberto mosassauro que viveu há 80 milhões de anos. Era um verdadeiro predador de peixes

2

Joseph Fuqua II / UC Creative

Um grupo de investigadores da Universidade de Cincinnat identificou uma nova espécie de mosassauro – um monstro predador de peixes que viveu há 80 milhões de anos.

A descoberta deu origem a um estudo que foi publicado esta semana no Canadian Journal of Earth Sciences.

Takuya Konishi e Alexander Willman, os investigadores envolvidos na descoberta, deram à espécie o nome de Ectenosaurus everhartorum. O mosassauro recém-identificado marca apenas a segunda espécie do género Ectenosaurus.

“Os mosassauros no oeste do Kansas foram bem amostrados e pesquisados. Esses dois fatores criaram grandes possibilidades para se encontrar algo novo”, referiu Konishi.

Segundo o Phys, os mosassauros eram enormes répteis marinhos – alguns tão grandes quanto autocarros. A espécie habitou oceanos em todo o mundo durante o período Cretáceo, na época do Tiranossauro Rex.

Konishi, que dá aulas no Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Artes e Ciências da UC, encontrou o fóssil pela primeira vez em 2004, enquanto fazia uma pesquisa como estudante. No entanto, só passados todos estes anos é que o investigador aprofundou a pesquisa sobre a espécie, contanto agora com a ajuda de um dos seus alunos.

Quando Konishi confirmou com o Museu Sternberg que nenhum outro investigador estava a estudar a espécie, pediu que enviassem os fósseis para a UC. Ao desempacotar o conteúdo confirmou que a espécie era diferente de todas as outras que já tinha estudado.

Willman, o aluno de Konishi, ilustrou os fósseis em detalhes meticulosos para ajudar os cientistas a entender as diferenças morfológicas que tornam este mosassauro único.

“Fiquei muito feliz com a forma como se trouxe estes ossos partidos à vida”, disse Konishi. “Isto ajudou a tornar o nosso caso mais convincente”, acrescentou.

Os primeiros fósseis de mosassauro foram encontrados na Holanda meio século antes de alguém usar o termo “dinossauro”. Os mosassauros começaram a chamar a atenção do país após a Guerra Civil, quando os principais paleontólogos do país, Othniel Charles Marsh e Edward Drinker Cope, começaram a estudar o calcário do Cretáceo no Kansas.

Desde então, o Kansas tornou-se mundialmente conhecido pela pesquisa de mosassauros.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.