/

Mineiros da Idade do Bronze recebiam entregas de comida take-away

Evidências encontradas nos Alpes sugerem que os mineiros da Idade do Bronze recebiam alimentos pré-processados vindos de fora, tal como se fosse comida take-away.

Evidências de alimentos vegetais pré-processados foram descobertas em Prigglitz-Gasteil, nos Alpes, de onde foi extraído cobre entre os séculos XI e IX a.C. O novo estudo revela que os locais de mineração da Idade do Bronze dependiam de fontes externas para entregar alimentos pré-processados para sustentar a comunidade.

Os investigadores identificaram uma variedade de restos de cereais que apresentavam sinais de várias formas de processamento. Em contrapartida, foram encontradas poucas evidências de restos descartados durante o processamento.

Isto sugere que os mineiros eram recebiam algo semelhante à comida take-away dos dias de hoje. Os resultados do estudo foram publicados em março na revista científica PLOS One.

Os autores não sabem ao certo de onde vinha a comida pré-processada, embora esperam que um estudo mais aprofundado sobre os restos e os utensílios de cozinha em Prigglitz-Gasteil e outros locais ajudem a solucionar este mistério.

“A comida é um artefacto – como um machado, uma jarra ou uma mesa. Ao incluir estes artefactos culinários na arqueobotânica ‘clássica’, este estudo fornece não apenas mais evidências sobre os padrões de consumo na mineração da Idade do Bronze, mas também ajuda a abrir a porta à cozinha pré-histórica um pouco mais adiante”, escrevem os autores do estudo, citados pelo Phys.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.