A Polícia Judiciária (PJ) informou esta terça-feira ter desmantelado e apreendido em Portugal um servidor que alojava um site, denominado “WT1SHOP”, que “suportava um esquema criminoso para a compra e venda de dados e informações pessoais, obtidos através do acesso ilegítimo”.
Segundo as autoridades, terão sido encontrados cerca de seis milhões de dados e informações de identificação pessoal, nomeadamente dados de passaportes, cartas de condução digitalizadas, contas bancárias, cartões de crédito e credenciais de acessos a diversos sites e serviços
O operador do site era Nicolai Colesnicov, um cidadão da República da Moldova, de 36 anos. O FBI terá conseguido rastrear as vendas em bitcoin feitas no “WT1SHOP”, endereços de e-mail relacionados com o site e informações de login associadas dessas contas para Colesnicov.
Neste site que funcionava como um mercado online os vendedores podiam vender credenciais de login roubadas. Foram encontrados dados, por exemplo, de 25 mil cartas de condução e passaportes digitalizados, 1,7 milhões de credenciais de login para várias lojas online, 108 mil contas bancárias e 21.800 cartões de crédito.