A pesquisa descobriu uma correlação entre o alto consumo de grãos refinados, como o arroz branco e alguns tipos de massa, e um maior risco de doença arterial coronária prematura.
Os investigadores no Irão recrutaram 1168 participantes saudáveis e compararam-nos com 1369 pacientes com doença coronária.
O autor principal do estudo, Mohammad Amin Khajavi Gaskarei, considera que impacto negativo de uma dieta rica em arroz branco é semelhante ao de comer muita fast-food.
Os grãos refinados são digeridos rapidamente pelo corpo porque lhes foi retirada a fibra, o que leva a um aumento rápido dos níveis de açúcar no sangue após a refeição.
Ao longo do tempo, ter níveis altos de açúcar no sangue causa danos nos vasos sanguíneos e nos nervos que controlam o coração. O consumo de grãos refinados também aumenta a quantidade de gordura no sangue, aumentando o risco da formação de uma placa nas paredes das artérias.
"É importante que encontremos maneiras de incentivar e educar as pessoas sobre os benefícios do consumo de grãos integrais”