Tempestade magnética atinge a Terra esta sexta-feira

GSFC / NASA

Além das superstições inerentes à data, esta sexta-feira 13 ficará marcada por uma tempestade magnética.

A tempestade é provocada pela chegada de vento solar ao nosso planeta. Com magnitude 4,0 numa escala de 10, a tempestade magnética terá lugar nos dias 13 e 14.

Segundo a agência de notícias TASS, o fenómeno teve início a 6 de setembro, data em que as primeiras partículas de plasma solar escaparam da gravidade do Sol após uma sucessão de fortes erupções na sua atmosfera, e tem o seu auge entre os dias 12 e 15 de outubro.

Neste período, em particular nos dias 13 e 14, espera-se que possa haver alterações significativas na magnetosfera, o escudo magnético que envolve a Terra e a protege das “agressões” da radiação solar. Em junho de 2015, uma forte tempestade solar causou uma fenda no campo magnético da Terra, a nossa primeira linha de defesa contra a radiação.

NASA Goddard / Flickr

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

Os meteorologistas alertam para o facto de este fenómeno poder causar falhas nos dispositivos eletrónicos e aumentar o risco de acidentes, por poder desencadear problemas de navegação e nos equipamentos de telecomunicações.

Apesar de não ter repercussões no clima, as pessoas mais sensíveis aos fenómenos meteorológicos poderão sofrer algum desconforto físico, dores de cabeça, irritabilidade ou ansiedade.

O astrónomo Sergei Popov explica ao portal Ridus que os seres humanos “sempre coexistiram com as tempestades magnéticas, mesmo quando não tinham conhecimento da atividade solar e do campo geomagnético” da Terra.

No entanto, Popov explica que “é impossível prever com precisão como é que a tempestade pode afetar as pessoas”, acrescentando que, por uma questão de precaução, importa ter em consideração a magnitude, “a temperatura ambiente e a pressão atmosférica” durante os dias de tempestade.

O fenómeno é resultado da reação do nosso planeta às erupções solares, que expulsam milhares de milhões de partículas que atingem a Terra em forma de vento solar.

ZAP // Ridus / TASS

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus ! Somos formiga perto desta catástrofe , os milhonarario pode ir para o espaço , o pobre fica enterrado kkkkkkk

RESPONDER

Peru decreta estado de emergência na fronteira com a Colômbia

O Peru decretou na segunda-feira o estado de emergência por 60 dias na fronteira com a Colômbia, devido à presença de narcotraficantes e de dissidentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia. O Presidente …

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …

Transplante de fígado do futebolista Eric Abidal foi legal

A Organização Nacional de Transplantes da Espanha concluiu que o transplante de fígado de doador vivo ao qual o ex-lateral-esquerdo Eric Abidal foi submetido "foi realizado de acordo com a lei" e com boas práticas. Em …