Tempestade magnética atinge a Terra esta sexta-feira

GSFC / NASA

Além das superstições inerentes à data, esta sexta-feira 13 ficará marcada por uma tempestade magnética.

A tempestade é provocada pela chegada de vento solar ao nosso planeta. Com magnitude 4,0 numa escala de 10, a tempestade magnética terá lugar nos dias 13 e 14.

Segundo a agência de notícias TASS, o fenómeno teve início a 6 de setembro, data em que as primeiras partículas de plasma solar escaparam da gravidade do Sol após uma sucessão de fortes erupções na sua atmosfera, e tem o seu auge entre os dias 12 e 15 de outubro.

Neste período, em particular nos dias 13 e 14, espera-se que possa haver alterações significativas na magnetosfera, o escudo magnético que envolve a Terra e a protege das “agressões” da radiação solar. Em junho de 2015, uma forte tempestade solar causou uma fenda no campo magnético da Terra, a nossa primeira linha de defesa contra a radiação.

NASA Goddard / Flickr

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

Os meteorologistas alertam para o facto de este fenómeno poder causar falhas nos dispositivos eletrónicos e aumentar o risco de acidentes, por poder desencadear problemas de navegação e nos equipamentos de telecomunicações.

Apesar de não ter repercussões no clima, as pessoas mais sensíveis aos fenómenos meteorológicos poderão sofrer algum desconforto físico, dores de cabeça, irritabilidade ou ansiedade.

O astrónomo Sergei Popov explica ao portal Ridus que os seres humanos “sempre coexistiram com as tempestades magnéticas, mesmo quando não tinham conhecimento da atividade solar e do campo geomagnético” da Terra.

No entanto, Popov explica que “é impossível prever com precisão como é que a tempestade pode afetar as pessoas”, acrescentando que, por uma questão de precaução, importa ter em consideração a magnitude, “a temperatura ambiente e a pressão atmosférica” durante os dias de tempestade.

O fenómeno é resultado da reação do nosso planeta às erupções solares, que expulsam milhares de milhões de partículas que atingem a Terra em forma de vento solar.

ZAP // Ridus / TASS

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus ! Somos formiga perto desta catástrofe , os milhonarario pode ir para o espaço , o pobre fica enterrado kkkkkkk

RESPONDER

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …