Incrível estatística. Ronaldo vai dar a vitória a Portugal no Mundial (mesmo que não jogue)

5

Friedemann Vogel / EPA

Portugal parece estar destinado a vencer o Mundial do Catar. Uma incrível estatística sugere que Cristiano Ronaldo pode levar a seleção à vitória — mesmo que não chegue a participar no jogo decisivo.

Uma tendência que marcou as últimas edições das duas grandes competições mundiais de seleções parece apontar para uma vitória de Portugal, graças a Cristiano Ronaldo.

Desde 2008 que a seleção que conta com o melhor marcador da fase final do Euro, seja ou não a vencedora, vai à final do Mundial seguinte — e vence a competição.

A curiosa coincidência teve início no Euro 2008, realizado na Áustria e Suíça, que a Espanha conquistou com uma vitória frente à Alemanha, na final, por 1-0. O golo da vitória dos espanhóis foi marcado por Fernando Torres, mas o melhor marcador do torneio foi o também espanhol David Villa, com 4 golos.

A seleção espanhola chegou também à final do Mundial de 2010, a 11 de julho, em Joanesburgo, na África do Sul. A Espanha venceu os Países Baixos por 1-0, com um golo de Iniesta no prolongamento. David Villa alinhou de início, foi substituído aos 106 minutos.

Dois anos mais tarde, o Euro 2012, na Polónia e Ucrânia. A competição foi ganha pela Espanha, que venceu a Itália na final por 4-0. Mas o melhor marcador do torneio, com 3 golos apontados, foi o alemão Mário Gomez.

O Rio de Janeiro recebeu a final do Mundial 2014 — um mundial de má memória para o Brasil e boas recordações para a Alemanha, que venceu a Argentina por 1-0, com um golo de Mario Götze. O outro Mario, Gomez, nem jogou — mas já tinha feito o seu papel: ser o melhor marcador no Euro anterior.

O Euro 2016, em França, sorriu a Portugal, que venceu a competição com o mítico golo de Éder ao minuto 109 na final contra a equipa da casa. Mas o melhor marcador do torneio foi o francês Antoine Griezman, com 6 golos.

Dois anos mais tarde, a Rússia recebeu o Mundial 2018. Na final frente à Croácia, a França venceu por 4-2. Griezman marcou um dos golos, mas nem precisava.

O Euro 2020, que a pandemia atirou para 2021, realizou-se um pouco por toda a Europa. A final teve lugar no Estádio de Wembley, em Londres, e a equipa da casa defrontou a Itália — que venceu a partida no desempate por grandes penalidades. Melhor marcador do torneio: o português Cristiano Ronaldo, com 5 golos.

O destino parece assim estar traçado. Se esta incrível estatística se mantiver, Portugal vai vencer o Mundial do Catar — com ou sem a ajuda de CR7 em campo. Mas o capitão da seleção nacional já fez o seu papel… no Euro 2020.

ZAP //

5 Comments

  1. Esta “estatística”, iniciada em 2008, já falhou duas vezes: 2010/2012 e 2014/2016. Obviamente vai falhar uma terceira vez. Nos casos onde houve coincidência, Espanha, Alemanha e França eram grandes seleções (equipas), treinados por grandes treinadores, ao contrário de um selecionador sem outro currículo que usufruir da “engenharia” do penta. E nenhuma dessas seleções era coxa, nada a ver com a disneyland portuguesa do Cristiano R. + 10 assumidos e patrióticos marrecos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.