/

Rui Rio recebe 21 mil euros por ano da Ordem dos Contabilistas

16

Paulo Novais / Lusa

Desde 2013, Rui Rio recebeu 1500 euros brutos mensais como vice-presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

Por ano, são 21 mil euros ilíquidos: é esse o valor que o candidato à presidência do PSD recebeu para conduzir três reuniões em 2016 e duas em 2017, revela o Observador.

Quer isto dizer que o concorrente de Santana Lopes recebeu sete vezes mais do que o presidente da mesa da Galp, que aufere três mil euros anuais.

Quem preside à Mesa da Assembleia da Ordem dos Contabilistas é Manuel dos Santos, socialista, (que ganha dois mil euros mensais – 28 mil por ano). No entanto, essa remuneração terá chegado mesmo a ultrapassar os cinco mil euros mensais, quando o eurodeputado perdeu o direito à pensão vitalícia de ex-deputado.

Em altura de eleições para aquela Ordem, a controvérsia com os altos salários está instalada: o bastonário ganhava 10 mil euros, um vice-presidente ganha 6.100 euros, e os cinco vogais recebem cinco mil euros cada um.

Depois de confirmar receber 960 euros mensais na OCC desde que deixou a Câmara Municipal do Porto (CMP), mas disse não ter conhecimento das restantes remunerações, nomeadamente a compensação pela perda de pensões políticas.

Fonte da candidatura de Rui Rio realça, o entanto, que o antigo presidente da Câmara Municipal do Porto exerceu, durante oito anos, este cargo “a título completamente gratuito”. No entanto, ao deixar de exercer esse cargo público, passou a receber o vencimento estabelecido “por quem de direito”.

Os valores ganhos por Rui Rio são considerados bastantes altos relativamente a outras ordens profissionais, como a dos médios, enfermeiros, ou advogados, e até mesmo em relação a empresas privadas, como a EDP ou a REN.

ZAP //

16 Comments

  1. A OCC deveria ser investigada até ao fundo. É a maior associação profissional em Portugal. Os TOCs têm de estar inscritos para poderem exercer a atividade. E pagam tudo e mais alguma coisa. E bem pago. A OCC possui grandes instalações, dinheiro a rodos para as suas direções e pessoal (subentenda-se amigos da direção). Investiguem e concluam aquilo que todos os TOCs sabem há muito.

  2. Será que esta gente, ou melhor esta “gentálha”, sabe o significado de bem público?
    Bem público não é engordar à conta do próximo mas sim ajudar a resolver os problemas do próximo por um valor adequado e justo.
    Será que os estatutos da OCC só se aplicam aos pagantes e não aos seus dirigentes.
    Já se percebe o porquê da tanto interesse nesta eleição, o tacho é apetecível.

  3. São estas pessoas, que andam a defender a profissão dos CC?
    Com que dignidade se andam a candidatar para a maior OCC?
    É muito triste, a ser verdade, esta notícia para todos aqueles que pagam todos os meses as suas quotas.
    Que haja alguém que tome o leme e que reponha toda a verdade, do funcionamento da OCC.
    Ou qualquer dia (se é que ainda não é) seja mais uma notícia para as televisões abrirem os programas de informação.
    Deixo aqui uma sugestão, porque não fazem um debate público (ex.televisão) entre as listas concorrentes a OCC?
    E mesmo depois das eleições, seja a lista que ganhar, que informem os seus associados de todas as situações que se passam na OCC e as tornem públicas. Isto sim, dignificaria a profissão.

  4. É lamentável. Estas “Ordem” nunca deveria ter existido. Nasceu pela influencia do defunto bastonário junto do seu cliente e amigo Dr. Sousa Franco.
    A actividade dos chamados técnicos de contas (leia-se “servidores encapotados do fisco ao serviço de terceiros), tinha sido extinta, passando a ser os gerentes e donos das empresas os responsáveis perante o fisco.
    A partir daí foi um “fartar da vilanagem”. Salários altos, envolvimento de alguns docentes dos ISCAS e da U. Minho que asseguraram bons salários, normas de acesso questionáveis, etc.
    Lamento que Rui Rio – pessoa séria – se tenha deixado apanhar nesta onda.

  5. o que é feito do resultado do inquérito à ordem dos enfermeiros que foi aberto na sequência das queixas apresentadas pelo contabilista e a vice presidente da ordem? Os queixosos estão no desemprego, a presidente continua a gozar dos rendimentos lançando lérias nas televisões. E viva a democracia laranja.

  6. Ñ percebo porque todo o mundo está espantado c/a notícia. Porque será que ele se quer candidatar ao lugar do passos. Eu digo-vos: Para abdicar desses 1.500 €/mensais.

  7. O pior não são os 21 mil euros/ano… são 21 mil euros/ano por APENAS 3 “reuniões”?!!…
    Enfim…
    É urgente que todas estas remunerações das ordens, associados, fundações etc, etc, sejam públicas (pelo menos, para quem contribui para estas exorbitâncias)!!
    Já ontem era tarde!…

  8. Sr. Rui Rio,
    Desfez em mim a imagem que de si tinha como exemplo de seriedade de um homem público, a quem se pudesse confiar um partido e amanhã o País .
    Para receber 21000 euros ,sabe quantos alguns desgraçados contabilistas têm de pagar ? E os clientes desses contabilistas , a quem nós consumidores pagamos cada vez mais pelos encargos estaduais e associativos impostos por quem nada faz , para deles viver “honestamente”
    Se três reuniões tiverem ocupado 7horas cada do seu precioso tempo, somariam 21 horas , pelas quais recebeu 21000 euros. ,o que dará o valor horário de 1000 euros .
    Não se sente envergonhado por um recorde que bate qualquer RARÍSSIMA associação ?
    Mas gostaria de saber que para além de pagar quotas à Ordem a que diz pertencer, quantas escritas assinou?
    CONCLUSÃO . Fico a pensar um velho adágio a que agora dou razão : É preciso —— muito para viver honestamente

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.