/

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção.

O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, o que nos faz pensar que a técnica é muito mais difícil para os robôs. A Boston Dynamics decidiu, recentemente, incluir estes movimentos no seu mais recente robô humanóide.

O Atlas, que se encontra ainda em fase de desenvolvimento, é um robô bípede que salta e corre entre obstáculos. O dispositivo é treinado diariamente com uma rotina de exercícios, acompanhado por profissionais da empresa e é, essencialmente, um projeto de investigação para os engenheiros aprimorarem os sistemas de controlo e perceção.

Apesar de os vídeos da empresa impressionarem qualquer um, não é o Atlas que decide, “magicamente”, fazer parkour. “É uma espécie de rotina coreografada“, explicou Benjamin Stephens, líder de controlo da Atlas, citado pelo The Verge.

“Nesta demonstração de parkour, o robô está a adaptar comportamentos do seu repertório com base naquilo que ‘vê’. Isto significa que os engenheiros não precisam de pré-programar movimentos de salto para todas as plataformas e lacunas possíveis que o robô possa encontrar”, acrescentou o engenheiro.

Segundo o portal, o robô já possui independência para avaliar o ambiente e realizar os movimentos, mas a empresa avisa que ainda não é possível deixar o Atlas nas ruas para fazer parkour livremente.

O robô ainda cai muitas vezes, mas a equipa diz que a jornada do Atlas é muito semelhante à de um atleta iniciante no parkour. A máquina tenta passar por obstáculos, faz cálculos errados e falha, mas tenta de novo até conseguir.

Ao longo do tempo, a Boston Dynamics tem habitado a sua audiência a demonstrações impressionantes com os robôs da empresa. O Atlas não é exceção.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.