Reguladores americanos aprovam Neutralidade da Internet

O momento em que a FCC aprova a Neutralidade da Internet

Os reguladores norte-americanos aprovaram esta quinta-feira novas regras para a Internet que pretendem evitar que os servidores de banda larga separem a velocidade e o tráfego “online”.

A FCC, Comissão Federal para as Comunicações dos EUA, fez aprovar, por três votos contra dois, a “net neutrality”, após um intenso debate em Washington em que participaram os defensores de serviços online, como a Netflix, Twitter ou o Yelp, contra as posições demonstradas pelos service providers como a AT&T e a Verizon.

A medida, que põe termo a negociações que se prolongam há vários anos, estabelece como padrão o tráfego igual para toda a Internet, evitando que as companhias cobrem taxas adicionais por acessos melhores e mais rápidos.

Os defensores da medida afirmam que os utilizadores têm agora a garantia de igualdade de condições no acesso e navegação na Internet, mas os críticos do novo regulamento dizem que o Governo vai ficar com mais controlo sobre todo o sistema.

O presidente da comissão, Tom Wheeler, afirma que o plano vai promover a Internet livre e aberta onde a largura de banda encontrava obstáculos.

“A Internet é a mais avançada ferramenta da liberdade de expressão”, disse Wheeler, antes da votação.

Um outro membro da comissão, Migon Clyburn, disse que a medida “concede a ricos e pobres a mesma possibilidade de acesso” à Internet.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …