//

Reguladores americanos aprovam Neutralidade da Internet

O momento em que a FCC aprova a Neutralidade da Internet

Os reguladores norte-americanos aprovaram esta quinta-feira novas regras para a Internet que pretendem evitar que os servidores de banda larga separem a velocidade e o tráfego “online”.

A FCC, Comissão Federal para as Comunicações dos EUA, fez aprovar, por três votos contra dois, a “net neutrality”, após um intenso debate em Washington em que participaram os defensores de serviços online, como a Netflix, Twitter ou o Yelp, contra as posições demonstradas pelos service providers como a AT&T e a Verizon.

A medida, que põe termo a negociações que se prolongam há vários anos, estabelece como padrão o tráfego igual para toda a Internet, evitando que as companhias cobrem taxas adicionais por acessos melhores e mais rápidos.

Os defensores da medida afirmam que os utilizadores têm agora a garantia de igualdade de condições no acesso e navegação na Internet, mas os críticos do novo regulamento dizem que o Governo vai ficar com mais controlo sobre todo o sistema.

O presidente da comissão, Tom Wheeler, afirma que o plano vai promover a Internet livre e aberta onde a largura de banda encontrava obstáculos.

“A Internet é a mais avançada ferramenta da liberdade de expressão”, disse Wheeler, antes da votação.

Um outro membro da comissão, Migon Clyburn, disse que a medida “concede a ricos e pobres a mesma possibilidade de acesso” à Internet.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.