Reguladores americanos aprovam Neutralidade da Internet

O momento em que a FCC aprova a Neutralidade da Internet

Os reguladores norte-americanos aprovaram esta quinta-feira novas regras para a Internet que pretendem evitar que os servidores de banda larga separem a velocidade e o tráfego “online”.

A FCC, Comissão Federal para as Comunicações dos EUA, fez aprovar, por três votos contra dois, a “net neutrality”, após um intenso debate em Washington em que participaram os defensores de serviços online, como a Netflix, Twitter ou o Yelp, contra as posições demonstradas pelos service providers como a AT&T e a Verizon.

A medida, que põe termo a negociações que se prolongam há vários anos, estabelece como padrão o tráfego igual para toda a Internet, evitando que as companhias cobrem taxas adicionais por acessos melhores e mais rápidos.

Os defensores da medida afirmam que os utilizadores têm agora a garantia de igualdade de condições no acesso e navegação na Internet, mas os críticos do novo regulamento dizem que o Governo vai ficar com mais controlo sobre todo o sistema.

O presidente da comissão, Tom Wheeler, afirma que o plano vai promover a Internet livre e aberta onde a largura de banda encontrava obstáculos.

“A Internet é a mais avançada ferramenta da liberdade de expressão”, disse Wheeler, antes da votação.

Um outro membro da comissão, Migon Clyburn, disse que a medida “concede a ricos e pobres a mesma possibilidade de acesso” à Internet.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …

Drone bombardeou base paramilitar apoiada pelo Irão. EUA negam envolvimento

Um drone [aparelho aéreo não tripulado] largou esta sexta-feira explosivos sobre uma base das forças paramilitares apoiadas pelo Irão, no norte do Iraque, matando um combatente iraquiano e ferindo dois iranianos, informaram autoridades de segurança …

Só há duas cidades no mundo com mais bilionários do que Moscovo

A cidade de Moscovo, na Rússia, é o terceiro lugar entre as cidades do mundo com mais residentes bilionários, depois de Nova Iorque (Estados Unidos) e Hong Kong (China), de acordo com um estudo recente …

Nova vaga de calor vai assolar a Europa. Temperaturas vão chegar aos 40ºC em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal. “Durante próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da …

Rei da Malásia abdicou do trono por amor. Divorcia-se sete meses depois

Em janeiro, o rei da Malásia Mohammed V abdicou do trono para casar com a ex-modelo russa Rihana Oksana Voevodina. Agora, sete meses depois, o casal divorciou-se. A relação entre Mohammed V e Rihana Oksana Voevodina …

Primeiro-ministro do Kosovo demite-se. É suspeito de crimes de guerra

O primeiro-ministro do Kosovo, Ramush Haradinaj, antigo comandante dos separatistas armados albaneses (UÇK) durante o conflito (1998-99) demitiu-se esta sexta-feira após ser convocado pelo tribunal especial internacional de Haia na qualidade de suspeito de crimes …

Hospedeira de bordo pede a mulher para se tapar enquanto amamenta para não ofender outros passageiros

Ainda antes do voo que ligava São Francisco (Estados Unidos) para Amesterdão (Holanda) descolar, Shelby Angel decidiu amamentar a filha de um ano. Era o terceiro voo que faziam juntas e a mãe sabia que …