Quinta no meio do deserto vai produzir toneladas de alimentos com sol e água do mar

Luz solar e água do mar: é esta a receita da quinta Sundrop para fazer crescer, no meio do deserto australiano, 180 mil tomateiros, com capacidade para produzir até 15 mil toneladas de alimentos por ano.

A quinta é a prova de que, mesmo sem solo adequado, sem recurso a combustíveis fósseis, sem água subterrânea ou pesticidas, mas com a devida inteligência humana, pitadas de tecnologia e boas intenções, é possível plantar diversos alimentos nas condições mais adversas.

As plantações da Sundrop Farm são feitas dentro de uma estufa hidropónica forrada simplesmente com cartão encharcado com água, como descreve a New Scientist. A plantação no deserto australiano tem uma extensão de 20 hectares e foi inaugurada a 6 de outubro.

(dr) Sundrop

-

A água é retirada do Golfo Spencer, e todos os processos elétricos dentro da estufa – incluindo a dessalinização da água do mar – recorrem a energia renovável, através de 23 mil espelhos que refletem luz solar para uma torre recetora.

Os primeiros tomates produzidos pela quinta Sundrop já estão a ser distribuídos nos supermercados do país, e a promessa é de expansão: em breve começará a produzir outros alimentos, como outras frutas e pimenta.

As plantas são cultivadas dentro de cascas de coco, e a quinta utiliza insetos específicos para controlar as possíveis pragas.

(dr) Sundrop

-

A infraestrutura desta quinta custou 200 milhões de dólares, mas o CEO da Sundrop Farms garante que muito em breve o investimento irá compensar: o facto de não precisar de combustíveis fósseis não só ajuda no orçamento da empresa, como também no lucro ambiental que este tipo de construções trará para o mundo.

A Sundrop planeia criar estufas sustentáveis semelhantes em Portugal e nos EUA.

Hypeness

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Excelente iniciativa !!! Uma prova de que é possível (e desejável) viver sem o veneno da Bayer ou Monsanto. Seria bom que sistemas como estes se espalhasse pelo mundo.

  2. Mal adaptado para português de Portugal. Além disso dificilmente 20ha de estufas terão qualquer efeito na maneira como os alimentos são produzidos. Basta comparar com a área de estufas de Almeria, que se veêm do espaço.

  3. A notícia parece traduzida por tradutor automático, mas mau. Apenas alguns exemplos:
    As estufas não são “forradas a cartão encharcado”, devem é ter um sistema de arrefecimento evaporativo por painel molhado e extractor.
    É óbvio que há combustíveis fosseis associados a este sistema de produção: quanto mais não seja no enorme aparato de equipamentos necessários, que não caíram do céu certamente.
    Não há qualquer relação entre os números de plantas, área e produção. Um tomateiro a produzir 833 kg de tomate por ano? (2,25 kg por dia?). Convém ler antes de escrever.

RESPONDER

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …