Nota artística: “É preciso o guarda-redes estar morto?”

Dérbi. Segundo dérbi nesta sequência de musicais. O primeiro foi entre vizinhos que moram na mesma cidade; agora temos vizinhos que moram na mesma região.

O Minho aquece, mesmo no outono, quando estes dois conjuntos se encontram. O encontro, desta vez, foi em Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, aquele que colocava como capitão de equipa o homem que estivesse na sua formação há mais anos (pelo menos é o que diz o filho de Deus).

Sem público. Não é surpresa. Alguns jogos já tiveram cabeças humanas nas bancadas mas este dérbi não iria ser palco de um desses testes, de certeza: porque é o tal dérbi e por causa dos números recentes do corona em Guimarães. E quando, em jogos como este, olhamos para as bancadas e só vemos cadeiras vazias, é aí que confirmamos: algumas coisas não voltarão a ser como antes. Pelo menos, nos próximos tempos.

Outras coisas estão como antes. E vão continuar como antes: não houve adeptos dentro do recinto do nosso primeiro rei mas, no exterior, abundaram os seguidores da turma da casa. E houve confusão. Muito fumo, gente a mais, bastonadas policiais, cenas de violência e uns a pedir clemência “não fiques tão perto de mim!”. A culpa é da polícia, defende o clube. Não é surpresa.

São 19h59. Vamos ver quando isto começa… Ui, já começou. Já começou? Uma partida de futebol, em Portugal, começou antes da hora marcada! Isto é uma surpresa!

Já que começou, vamos analisar a primeira parte. Com a turma visitante a ser superior. Claramente superior. Mais coesa, mais coerente, talvez até mais fluída. A bola circulou com outra tranquilidade entre os pés bracarenses. E foi com tranquilidade que o Ricardo meteu a bola lá dentro perto da meia hora, num sector em que não foi surpresa – porque o Vitória defendia só com nove jogadores: é que lutar para defender não é um hábito de Quaresma e de Edwards.

Decorria uma boa exibição forasteira embalada por uma exibição de gala do Galeno. Mas no segundo tempo era preciso os homens da casa mudarem algo. Foi precisamente Quaresma a tentar mudar algo, com duas tentativas perigosas, mas frustradas. Mas pouco mais. Nem me lembro de ter visto uma defesa de Matheus.

Lembro-me de ver o Matheus no chão, alegadamente lesionado. E foi aí que entrou em ação…o Quaresma. Não queria o jogo parado, queixava-se de teatro do guarda-redes. Protestou, protestou. O árbitro Fábio Veríssimo cansou-se e perguntou ao internacional português: “Estás a brincar ou o quê? É preciso o guarda-redes estar morto?”.

Quem dera ao árbitro que aquele tivesse sido o momento mais agitado da noite, em termos de confronto direto com os futebolistas.

Não foi.

Num dérbi globalmente tranquilo, eis que aos 81 minutos David Carmo, talvez irritado por ter realizado um mau passe dois segundos antes, lembrou-se de aparecer com o pé no ar para atingir Edwards… E começou a festa. Um verdadeiro vira do Minho. Vira-te tu para aqui, viro-me para ali. O árbitro vira-se para expulsar alguém (e nem se percebeu quem, nos primeiros instantes). Vira um cartão vermelho, vira dois, vira três.

O jogo virou-se, aí. Mas sabem quem ficou longe desta festa? O Quaresma. Distanciado uns metros, na única vez em que se aproximou foi para tentar acalmar os colegas de profissão. Ele e o Sílvio, sobretudo. Sem muito sucesso, coitados.

Quem também esteve a assistir a este vira, ao longe, foi Gaitán. O argentino ia estrear-se pelo Sporting de Braga – aliás, já estava a vestir a camisola quando David Carmo endoideceu – mas, como a sua equipa ficou com nove jogadores em campo, as prioridades alteraram-se. E Gaitán ficou à margem de um jogo. Outra vez.

E um jogo que quase acabou ali. Triunfo bracarense. Outra vez. Começa a ser o padrão nas últimas épocas.

Mas o panorama há-de mudar porque, numa formação comandada por D. Afonso Henriques, todos lutam.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …