/

Portugal tem 9,6% de probabilidade de vencer o Euro 2020

França é claramente favorita no grupo de Portugal e no próprio torneio. Vice-campeã mundial aparece mais abaixo na lista.

É sempre uma previsão, que como todas pode dar errada, mas o The Analyst prevê que a França vai ser a próxima campeã europeia. Ou, pelo menos, é a seleção com maior probabilidade de vencer o Europeu 2020.

A análise surge com auxílio da Stats Perform, que mistura o mundo das casas de apostas com a própria classificação das seleções nacionais até agora. O histórico e os resultados recentes das seleções são a base destas previsões. A análise também tem em conta os adversários de cada seleção e o provável percurso até à final.

Assim, a França surge como a favorita. Tem 20,5% de probabilidade de ser campeã europeia e, no grupo de Portugal, reúne também a maioria: 46,8% de probabilidade de ficar no primeiro lugar, apesar de defrontar Alemanha e Portugal logo nos primeiros dias.

A Bélgica aparece no segundo lugar das seleções favoritas (15.7%) e a Espanha é a terceira classificada (11.3%). Depois vêm duas seleções que se vão cruzar logo na fase de grupos, com percentagens quase iguais: Alemanha (9,8%) e Portugal (9,6%).

Os campeões europeus têm apenas 19,4% de probabilidade de ficar no primeiro lugar do Grupo F. Inserido no «grupo da morte», o cenário mais provável (35%) é Portugal ficar no terceiro posto, atrás de Alemanha e França.

Curiosamente, de acordo com esta previsão, a probabilidade de Portugal vencer o Grupo F  é pouco maior do que a probabilidade de Portugal ficar no último lugar desse grupo (17,9%). A seleção de Fernando Santos tem ainda 18% de possibilidade de chegar novamente à final.

No top-10 das favoritas, encontramos ainda Itália, Países Baixos, Dinamarca, Inglaterra e Suíça. Depois estão Suécia, Croácia (vice-campeã mundial, mas somente no 12.º posto) e Rússia.

Abaixo de 1% de probabilidade de vencer o Europeu estão 11 seleções, por esta ordem: Polónia, Ucrânia, País de Gales, Turquia, República Checa, Áustria, Finlândia, Hungria (adversária de Portugal, 20.ª favorita), Escócia, Eslováquia e Macedónia do Norte – esta última com somente 0,02% de probabilidade de ficar com o troféu.

Nuno Teixeira, ZAP //

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.