Portugal perdeu dois títulos no futebol, neste verão. Futsal vai evitar queda total?

José Sena Goulão / Lusa

Éramos campeões europeus de futebol de 11 e campeões mundiais de futebol de praia. Deixámos de ser ambos, em poucas semanas.

Há quem diga que foi a segunda fase mais gloriosa de sempre da história de Portugal. Será exagerado mas Portugal saltou para as manchetes de muitos jornais, em muitos países, entre o verão de 2016 e o início de 2018. Com uma sequela perto do fim de 2019.

Tudo começou a 10 de julho de 2016. Em Paris, Éder imortalizou o seu nome e a seleção portuguesa. Portugal venceu a França na final do Europeu de futebol daquele ano e sagrou-se campeão europeu, após uma contabilidade inédita de empates neste torneio.

Portugal campeão europeu de futebol. Nunca tinha acontecido.

Noutro dia 10, praticamente um ano e meio depois, a 10 de fevereiro de 2018, na Eslovénia disputou-se a final do Europeu de futsal. Portugal esteve lá novamente e venceu novamente. Bruno Coelho foi decisivo no triunfo diante da Espanha.

Portugal campeão europeu de futsal. Nunca tinha acontecido.

No final de 2019, nova final: a do Mundial de futebol de praia. Jordan, o melhor do mundo naquele ano, foi o herói do jogo com a Itália (6-4), num título conquistado no Paraguai.

Portugal campeão mundial de futebol de praia. Só tinha acontecido uma vez (em Mundial FIFA).

Ah, e pelo meio (2017) os irmãos Sobral originaram outra vitória portuguesa inédita a nível internacional, mas noutro contexto.

Perda de dois títulos, em poucas semanas

No verão de 2021, Portugal entrou em campo para tentar revalidar os títulos do futebol de 11 e do futebol de praia. Perdeu ambos, em menos de dois meses.

O percurso no Euro 2020 terminou nos oitavos-de-final. Os (na altura) campeões europeus superaram a fase de grupos mas perderam logo a seguir, contra a Bélgica.

Nesta terça-feira, surpresa na Rússia: Portugal, ainda campeão mundial de futebol de praia, nem ultrapassou a fase de grupos do Mundial 2021. Sem Jordan no torneio, e com a defesa a conceder muitos espaços, os portugueses perderam por 7-6 contra o Uruguai e assim haverá também novo campeão mundial nas areias.

Os títulos internacionais no futebol de 11 e no futebol de praia já seguiram (ou seguirão). Falta o futsal.

Vem aí o Mundial, em setembro, mas o troféu que veio para Portugal em 2018 foi o do campeonato da Europa. O próximo Europeu de futsal realiza-se entre janeiro e fevereiro de 2022. Também falta pouco.

Ah, e pelo meio já houve três edições do Festival Eurovisão da Canção. Entre 2018 e 2021, Portugal ficou no último lugar, nem chegou à final e, neste ano, conseguiu o 12.º posto.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.