Portugal ainda não recomenda uso de hidroxicloroquina

António Cotrim / Lusa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu retomar os ensaios clínicos que tinha suspendido sobre o tratamento da covid-19 com hidroxicloroquina. Portugal ainda não recomenda o uso do medicamento.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, Graça Freitas revelou que tanto a Direção-Geral da Saúde como o Infarmed estão a acompanhar os estudos internacionais que vão sendo realizados e divulgados sobre a aplicação de hidroxicloroquina no tratamento da covid-19.

No entanto, a diretora-geral informou que, para já, as autoridades portuguesas não recomendam a utilização do medicamento, normalmente usado no tratamento da malária. “A DGS e o Infarmed estão a acompanhar a situação e, por enquanto vamos ser cautelosos e não vamos recomendar a utilização em Portugal.”



A Organização Mundial de Saúde anunciou, na quarta-feira, que vai retomar os ensaios clínicos com hidroxicloroquina para doentes com covid-19, suspensos há mais de uma semana por preocupações com a segurança do medicamento.

Tedros Ghebreyesus, director-geral da OMS, disse que o painel que analisa a segurança de medicamentos concluiu que “não há razão para alterar o protocolo dos ensaios clínicos solidários e recomendou que continuem em todas as vertentes”.

Graça Freitas reforçou que “vamos continuar a aderir aos ensaios, já estávamos incluídos neles, mas vamos manter uma posição de precaução em relação à sua utilização”.

A hidroxicloroquina é um medicamento antimalárico que se tem mostrado importante no tratamento de alguns pacientes infetados com covid. Contudo, há também relatos de efeitos secundários, como arritmias e aumento do risco de morte.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só podem estar a gozar! Este é o medicamento da polémica, com que têm andado a criticar e ridicularizar o presidente dos EUA, Donald Trump, durante meses seguidos.
    Acham que não é digno de referência que a hidroxicloroquina foi durante meses apresentada por Trump (e a sua equipa) como um medicamento que pode ajudar no tratamento deste vírus?
    Ele próprio confirmou que tomou este medicamento (com prescrição médica claro, ao contrário da imagem que quiseram passar), e foi altamente criticado por todos.
    Agora que se põe esta hipótese em cima da mesa, omitem este facto e toda a polémica anterior. É preciso muito descaramento. Não perder uma oportunidade para meter o nome Trump de forma pejorativa, por vezes de forma pateticamente rebuscada, em tudo relacionado com este assunto. E neste tópico tão evidentemente relacionado com Trump, nem uma referência.
    Ideologia primeiro que o jornalismo. Este artigo é vergonhoso! Deviam ter vergonha!

RESPONDER

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …