Portugal ainda não recomenda uso de hidroxicloroquina

António Cotrim / Lusa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu retomar os ensaios clínicos que tinha suspendido sobre o tratamento da covid-19 com hidroxicloroquina. Portugal ainda não recomenda o uso do medicamento.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, Graça Freitas revelou que tanto a Direção-Geral da Saúde como o Infarmed estão a acompanhar os estudos internacionais que vão sendo realizados e divulgados sobre a aplicação de hidroxicloroquina no tratamento da covid-19.

No entanto, a diretora-geral informou que, para já, as autoridades portuguesas não recomendam a utilização do medicamento, normalmente usado no tratamento da malária. “A DGS e o Infarmed estão a acompanhar a situação e, por enquanto vamos ser cautelosos e não vamos recomendar a utilização em Portugal.”

A Organização Mundial de Saúde anunciou, na quarta-feira, que vai retomar os ensaios clínicos com hidroxicloroquina para doentes com covid-19, suspensos há mais de uma semana por preocupações com a segurança do medicamento.

Tedros Ghebreyesus, director-geral da OMS, disse que o painel que analisa a segurança de medicamentos concluiu que “não há razão para alterar o protocolo dos ensaios clínicos solidários e recomendou que continuem em todas as vertentes”.

Graça Freitas reforçou que “vamos continuar a aderir aos ensaios, já estávamos incluídos neles, mas vamos manter uma posição de precaução em relação à sua utilização”.

A hidroxicloroquina é um medicamento antimalárico que se tem mostrado importante no tratamento de alguns pacientes infetados com covid. Contudo, há também relatos de efeitos secundários, como arritmias e aumento do risco de morte.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só podem estar a gozar! Este é o medicamento da polémica, com que têm andado a criticar e ridicularizar o presidente dos EUA, Donald Trump, durante meses seguidos.
    Acham que não é digno de referência que a hidroxicloroquina foi durante meses apresentada por Trump (e a sua equipa) como um medicamento que pode ajudar no tratamento deste vírus?
    Ele próprio confirmou que tomou este medicamento (com prescrição médica claro, ao contrário da imagem que quiseram passar), e foi altamente criticado por todos.
    Agora que se põe esta hipótese em cima da mesa, omitem este facto e toda a polémica anterior. É preciso muito descaramento. Não perder uma oportunidade para meter o nome Trump de forma pejorativa, por vezes de forma pateticamente rebuscada, em tudo relacionado com este assunto. E neste tópico tão evidentemente relacionado com Trump, nem uma referência.
    Ideologia primeiro que o jornalismo. Este artigo é vergonhoso! Deviam ter vergonha!

RESPONDER

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …