Portugal ainda não recomenda uso de hidroxicloroquina

António Cotrim / Lusa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu retomar os ensaios clínicos que tinha suspendido sobre o tratamento da covid-19 com hidroxicloroquina. Portugal ainda não recomenda o uso do medicamento.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, Graça Freitas revelou que tanto a Direção-Geral da Saúde como o Infarmed estão a acompanhar os estudos internacionais que vão sendo realizados e divulgados sobre a aplicação de hidroxicloroquina no tratamento da covid-19.

No entanto, a diretora-geral informou que, para já, as autoridades portuguesas não recomendam a utilização do medicamento, normalmente usado no tratamento da malária. “A DGS e o Infarmed estão a acompanhar a situação e, por enquanto vamos ser cautelosos e não vamos recomendar a utilização em Portugal.”

A Organização Mundial de Saúde anunciou, na quarta-feira, que vai retomar os ensaios clínicos com hidroxicloroquina para doentes com covid-19, suspensos há mais de uma semana por preocupações com a segurança do medicamento.

Tedros Ghebreyesus, director-geral da OMS, disse que o painel que analisa a segurança de medicamentos concluiu que “não há razão para alterar o protocolo dos ensaios clínicos solidários e recomendou que continuem em todas as vertentes”.

Graça Freitas reforçou que “vamos continuar a aderir aos ensaios, já estávamos incluídos neles, mas vamos manter uma posição de precaução em relação à sua utilização”.

A hidroxicloroquina é um medicamento antimalárico que se tem mostrado importante no tratamento de alguns pacientes infetados com covid. Contudo, há também relatos de efeitos secundários, como arritmias e aumento do risco de morte.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só podem estar a gozar! Este é o medicamento da polémica, com que têm andado a criticar e ridicularizar o presidente dos EUA, Donald Trump, durante meses seguidos.
    Acham que não é digno de referência que a hidroxicloroquina foi durante meses apresentada por Trump (e a sua equipa) como um medicamento que pode ajudar no tratamento deste vírus?
    Ele próprio confirmou que tomou este medicamento (com prescrição médica claro, ao contrário da imagem que quiseram passar), e foi altamente criticado por todos.
    Agora que se põe esta hipótese em cima da mesa, omitem este facto e toda a polémica anterior. É preciso muito descaramento. Não perder uma oportunidade para meter o nome Trump de forma pejorativa, por vezes de forma pateticamente rebuscada, em tudo relacionado com este assunto. E neste tópico tão evidentemente relacionado com Trump, nem uma referência.
    Ideologia primeiro que o jornalismo. Este artigo é vergonhoso! Deviam ter vergonha!

RESPONDER

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …