Costa “bateu” em Centeno, mas Portugal é um dos mais beneficiados com orçamento da zona euro

Mário Cruz / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, com o primeiro-ministro, António Costa

António Costa criticou a introdução da regra que impõe que o orçamento da zona euro “devolva” a cada Estado-membro pelo menos 70% das suas contribuições. No entanto, cálculos feitos pelas Finanças mostram que Portugal continua a ser um dos países mais beneficiados.

O primeiro-ministro português criticou fortemente a introdução pelo Eurogrupo da regra que impõe que o orçamento da zona euro “devolva” a cada Estado-membro, pelo menos, 70% das suas contribuições. Segundo o Público, esta regra faz com que Portugal veja a sua dotação diminuir de 620 milhões de euros para um valor ligeiramente abaixo dos 600 milhões de euros.

Estes números são fruto dos cálculos realizados pelas Finanças, a que o diário teve acesso, e indicam que Portugal é dos países que menos sairá a perder com esta alteração.

A perda estimada de 22 milhões de euros é o argumento usado para contestar as críticas que têm sido feitas por António Costa à solução encontrada pelo Eurogrupo para avançar com o Instrumento Financeiro para a Convergência e Competitividade (BICC).

Na sexta-feira, Costa manifestou aos outros líderes europeus a sua insatisfação com a forma como foi desenhado o BICC, afirmando que passaria a ser “um verdadeiro mecanismo de rebate”.

Contudo, a indignação do primeiro-ministro não é proporcional à realidade dos números. Segundo os cálculos do Ministério da Finanças, como é um dos países menos ricos da zona euro, Portugal pode receber do BICC mais do que contribui.

De acordo com as mesmas contas, Portugal contribui com uma parcela de 1,69% do total do instrumento e fica com uma dotação de 4,64%, que seria de 4,8%, caso não existisse o mínimo de 70% para os países mais ricos.

Além disso, refere o Público, a quantia que Portugal recebe corresponde a 60 euros por pessoa, um valor que é o sexto mais alto em 19 países e que corresponde, aproximadamente, ao dobro daquilo que é calculado para a Alemanha e França, por exemplo.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Como os nossos (des)governantes pouco sabem em gerir as contas, nomeadamente em investimentos produtivos, talvez fosse melhor O BICC DEPOSITAR os tais 60€ NA CONTA BANCÁRIA DE CADA PORTUGUÊS NÃO CORRUPTO……….e assim passavam a ser bem mais de 60€, pois portugueses corrupto há muitos

  2. se os sucessivos desgovernos soubessem governar bem o pais cada habitante estaria hoje mais de 100.000 euros mais rico, e claro que os impostos dos impostores seriam menos de metade do que sao hoje

RESPONDER

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …