Costa “bateu” em Centeno, mas Portugal é um dos mais beneficiados com orçamento da zona euro

Mário Cruz / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, com o primeiro-ministro, António Costa

António Costa criticou a introdução da regra que impõe que o orçamento da zona euro “devolva” a cada Estado-membro pelo menos 70% das suas contribuições. No entanto, cálculos feitos pelas Finanças mostram que Portugal continua a ser um dos países mais beneficiados.

O primeiro-ministro português criticou fortemente a introdução pelo Eurogrupo da regra que impõe que o orçamento da zona euro “devolva” a cada Estado-membro, pelo menos, 70% das suas contribuições. Segundo o Público, esta regra faz com que Portugal veja a sua dotação diminuir de 620 milhões de euros para um valor ligeiramente abaixo dos 600 milhões de euros.

Estes números são fruto dos cálculos realizados pelas Finanças, a que o diário teve acesso, e indicam que Portugal é dos países que menos sairá a perder com esta alteração.

A perda estimada de 22 milhões de euros é o argumento usado para contestar as críticas que têm sido feitas por António Costa à solução encontrada pelo Eurogrupo para avançar com o Instrumento Financeiro para a Convergência e Competitividade (BICC).

Na sexta-feira, Costa manifestou aos outros líderes europeus a sua insatisfação com a forma como foi desenhado o BICC, afirmando que passaria a ser “um verdadeiro mecanismo de rebate”.

Contudo, a indignação do primeiro-ministro não é proporcional à realidade dos números. Segundo os cálculos do Ministério da Finanças, como é um dos países menos ricos da zona euro, Portugal pode receber do BICC mais do que contribui.

De acordo com as mesmas contas, Portugal contribui com uma parcela de 1,69% do total do instrumento e fica com uma dotação de 4,64%, que seria de 4,8%, caso não existisse o mínimo de 70% para os países mais ricos.

Além disso, refere o Público, a quantia que Portugal recebe corresponde a 60 euros por pessoa, um valor que é o sexto mais alto em 19 países e que corresponde, aproximadamente, ao dobro daquilo que é calculado para a Alemanha e França, por exemplo.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Como os nossos (des)governantes pouco sabem em gerir as contas, nomeadamente em investimentos produtivos, talvez fosse melhor O BICC DEPOSITAR os tais 60€ NA CONTA BANCÁRIA DE CADA PORTUGUÊS NÃO CORRUPTO……….e assim passavam a ser bem mais de 60€, pois portugueses corrupto há muitos

  2. se os sucessivos desgovernos soubessem governar bem o pais cada habitante estaria hoje mais de 100.000 euros mais rico, e claro que os impostos dos impostores seriam menos de metade do que sao hoje

RESPONDER

Afastado juiz que disse que "fechar as pernas" impedia agressão sexual

Um juiz de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), que disse que fechar as pernas poderia evitar uma agressão sexual foi impedido de presidir um tribunal, tendo sido afastado da Suprema Corte do Estado. Segundo noticiou …

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …