Costa “bateu” em Centeno, mas Portugal é um dos mais beneficiados com orçamento da zona euro

Mário Cruz / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, com o primeiro-ministro, António Costa

António Costa criticou a introdução da regra que impõe que o orçamento da zona euro “devolva” a cada Estado-membro pelo menos 70% das suas contribuições. No entanto, cálculos feitos pelas Finanças mostram que Portugal continua a ser um dos países mais beneficiados.

O primeiro-ministro português criticou fortemente a introdução pelo Eurogrupo da regra que impõe que o orçamento da zona euro “devolva” a cada Estado-membro, pelo menos, 70% das suas contribuições. Segundo o Público, esta regra faz com que Portugal veja a sua dotação diminuir de 620 milhões de euros para um valor ligeiramente abaixo dos 600 milhões de euros.

Estes números são fruto dos cálculos realizados pelas Finanças, a que o diário teve acesso, e indicam que Portugal é dos países que menos sairá a perder com esta alteração.

A perda estimada de 22 milhões de euros é o argumento usado para contestar as críticas que têm sido feitas por António Costa à solução encontrada pelo Eurogrupo para avançar com o Instrumento Financeiro para a Convergência e Competitividade (BICC).

Na sexta-feira, Costa manifestou aos outros líderes europeus a sua insatisfação com a forma como foi desenhado o BICC, afirmando que passaria a ser “um verdadeiro mecanismo de rebate”.

Contudo, a indignação do primeiro-ministro não é proporcional à realidade dos números. Segundo os cálculos do Ministério da Finanças, como é um dos países menos ricos da zona euro, Portugal pode receber do BICC mais do que contribui.

De acordo com as mesmas contas, Portugal contribui com uma parcela de 1,69% do total do instrumento e fica com uma dotação de 4,64%, que seria de 4,8%, caso não existisse o mínimo de 70% para os países mais ricos.

Além disso, refere o Público, a quantia que Portugal recebe corresponde a 60 euros por pessoa, um valor que é o sexto mais alto em 19 países e que corresponde, aproximadamente, ao dobro daquilo que é calculado para a Alemanha e França, por exemplo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Como os nossos (des)governantes pouco sabem em gerir as contas, nomeadamente em investimentos produtivos, talvez fosse melhor O BICC DEPOSITAR os tais 60€ NA CONTA BANCÁRIA DE CADA PORTUGUÊS NÃO CORRUPTO……….e assim passavam a ser bem mais de 60€, pois portugueses corrupto há muitos

  2. se os sucessivos desgovernos soubessem governar bem o pais cada habitante estaria hoje mais de 100.000 euros mais rico, e claro que os impostos dos impostores seriam menos de metade do que sao hoje

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …