/

PJ faz buscas na Câmara de Vila Real de Santo António. Autarca detida

1

São Cabrita / Facebook

Conceição Cabrita, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

A Polícia Judiciária (PJ) está a fazer buscas, esta terça-feira, na Câmara de Vila Real de Santo António, em Faro, no Algarve. A TVI24 avança que a autarca foi detida.

Segundo a RTP, as buscas na Câmara de Vila Real de Santo António tiveram início às 08h00 desta terça-feira e contam com oito inspetores da Polícia Judiciária de Lisboa. De acordo com fonte da autarquia, as diligências estarão relacionadas com suspeitas de crime económico.

A TVI24 avançou que a presidente da Câmara, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo. Fonte da autarquia já confirmou à agência Lusa esta detenção.

Segundo a mesma fonte, a autarca foi detida “à saída de casa”, quando se dirigia para o município, onde iria participar numa reunião, que acabou por se realizar sem a sua presença.

Em causa, segundo o canal televisivo, estará a venda de um imóvel a uma empresa, por valores abaixo do mercado, que lesou o município. Há ainda suspeitas de contrapartidas para a autarca e para um funcionário da câmara, que também foi detido.

Entretanto, o comunicado da PJ revelou que “no decurso desta operação, denominada Operação Triângulo, foram detidas quatro pessoas, uma delas titular de cargo político”. Segundo a polícia, entre os detidos, todos com idades entre os 50 e aos 70 anos, “estão ainda um trabalhador da Administração Pública e dois empresários”.

Em causa estão “factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder”, havendo “suspeitas de atuação ilícita de titular de cargo político, que beneficiou da colaboração de funcionários, bem como outros intervenientes, na intermediação de um negócio, de compra de imóvel, propriedade do município, na praia de Monte Gordo”, lê-se ainda no mesmo comunicado.

De acordo com a PJ, foram realizadas “cerca de duas dezenas de buscas, designadamente domiciliárias, em estabelecimentos e escritórios de advogados”, diligências que “tiveram lugar na região do Algarve, Lisboa, Leiria e Ourém”.

Nas buscas às residências dos suspeitos, escritórios de advogados e numa instituição bancária “foram apreendidos vários documentos, objetos, e matéria probatória que irá ser analisada”, é acrescentado no comunicado.

A operação foi desencadeada pela diretoria do Sul da Polícia Judiciária, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora. Contou ainda com a colaboração da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da Diretoria do Centro e do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ.

Os arguidos detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Évora para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Segundo o Jornal Económico, a social-democrata preside a este município desde 2017 e já anunciou que não se vai recandidatar nas eleições autárquicas deste ano. O PSD anunciou, entretanto, que vai avançar com a candidatura do antigo presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, de quem a autarca chegou a ser vice-presidente.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.