//

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

(dr) Oxia Palus

“A Nua Sozinha e Agachada”, pintura de Picasso

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra “A Refeição de um Homem Cego”.

Segundo noticia a CNN, a descoberta foi possível através do uso de tecnologia de imagem avançada e impressão 3D.

O comunicado a que a CNN teve acesso revela que o retrato “The Lonesome Crouching Nude” (“A Nua Sozinha e Agachada”), não estava finalizado.

A Oxia Palus, empresa que usa tecnologia para recuperar arte, usou um sistema de inteligência artificial para completar a pintura com o estilo de Picasso, a partir das linhas deixadas pelo artista.

Os especialistas estimam que a obra do famoso pintor terá sido criada no Período Azul, que corresponde ao início da sua carreira, quando este ainda era pobre e não tinha forma de comprar materiais de pintura mais requintados. Isso fez com Picasso pintasse por cima da agora desvendada figura, refere George Cann, um dos fundadores da Oxia Palus.

A mulher retratada aparece em outras pinturas de Picasso, como a “La Vie” (“A Vida”), o que sugere, segundo Cann, uma “afinidade” do pintor com ela.

Picasso ficaria feliz se soubesse que o tesouro que escondeu para as gerações futuras foi, finalmente, revelado, 48 anos depois da sua morte, e 118 anos depois de ter escondido esta pintura”, destacou Cann.

Já David Dibosa, responsável pelo Mestrado em Curadoria e Colecionismo da Chelsea College of Arts, em Londres, felicitou os especialistas pela tecnologia aplicada, e afirmou que esta descoberta deveria entusiasmar qualquer apreciador da obra de Picasso.

Contudo, Dibosa defendeu que, uma vez que esta obra apenas ficou acessível devido à tecnologia do século XXI, devia ser divulgada como uma peça digital, em vez de ser impressa e colocada num museu.

De acordo com a CNN, a obra de Picasso vai ser exposta na Deeep AI Art Fair em Londres, a partir desta quarta-feira e até domingo.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.