Picasso pode atingir 70 milhões de dólares num leilão em Nova Iorque

Uma tela de Picasso, considerada um raro auto-retrato do pintor, numa época em que temia ser deportado pelas tropas nazis, será leiloada em Nova Iorque, pela Christie’s, que estima chegar a 70 milhões de dólares  – cerca de 56 milhões de euros.

Este óleo sobre tela de 130 por 81 centímetros, intitulado “Le Marin“, “O Marinheiro“, apresenta um homem com um olhar triste, vestindo uma camisa às riscas e sentado numa cadeira, descreve a agência noticiosa France Presse.

A tela está exposta em Hong Kong até 03 de abril, antes de partir para Nova Iorque, onde será leiloada no dia 15 de maio. A obra pertenceu à famosa coleção de arte de Victor e Sally Ganz. Foi comprado por 11 mil dólares em 1952 ao editor Harry Adams, refere a leiloeira.

“A imagem está num ambiente bastante escuro, nervosa, tensa e sombria“, descreveu Conor Jordan, vice-presidente da secção de Arte Moderna e Impressionista da Christie’s. A personagem no quadro está com a cabeça sobre a mão direita, “um símbolo tradicional de melancolia”, acrescentou Jordan.

Art Market Monitor

"O Marinheiro", óleo em tela de Pablo Picasso, 1943

“O Marinheiro”, óleo em tela de Pablo Picasso, 1943

A tela foi pintada em 1943, quando Pablo Picasso vivia em Paris, cidade então ocupada por tropas alemãs. O pintor espanhol tinha medo de ser preso pela Gestapo, a polícia secreta nazi, e ser deportado para um campo de concentração.

Em 2015, a pintura “A mulher de Argel (versão O)”, de Picasso, foi arrematada na Christie’s, em Nova Iorque, por 179,4 milhões de dólares – cerca de 146 milhões de euros, tornando-se a pintura mais cara já vendida em leilão.

Se for arrematado pelo valor esperado, “O Marinheiro”, obra prima da Segunda Guerra Mundial, deverá ficar no Top 5 dos quadros de Picasso levados a leilão.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.