Nota artística: PAOK – Benfica, o musical

Eis o primeiro jogo oficial da época para um “grande” português. Eis o Benfica. Eis Jesus. Eish, os nervos! Eis a Grécia. Eish, a tragédia!

Uma equipa grega num lado. Uma equipa portuguesa no outro. Uma equipa alemã no meio. Grécia-Portugal-Alemanha: há alguns anos esta sequência conduziria a conversa até um triunvirato que ficou conhecido como Perestroika sem o amigo Peres.

Desta vez foi um trio da bola. Com o homem do apito que, há duas épocas, esteve noutro duelo entre estas formações, na mesma competição e quase na mesma fase. Naquele tempo os portugueses ganharam por 4-1 aos gregos. Desta vez o trio foi o mesmo e o desfecho foi igualzinho…

Um trio apareceu também na equipa do filho de Deus: um trio de caras novas. Um belga, que demonstraria mais tarde que ainda não conhece o guarda-redes da sua equipa; um Pedrinho, que pediu ajuda ao São Pedrinho antes de começar; e um Everton que tinha a sua cebola quase a chorar, antes do início. Nervos. E ainda um médio, que não é reforço, mas reforçou esta ideia de ansiedade pré-apito inicial – Pizzi parecia uma pizza de quatro estações, sem saber para qual se haveria de virar.

O exterior demonstrou tremeliques, antes do jogo, mas foi no jogo interior que o Benfica brilhou, ao longo de praticamente toda a primeira parte. O vice-campeão luso confirmou que é melhor do que o vice-campeão helénico. Nem os 25 graus às 21h20 locais incomodaram os homens da turma portuguesa.

Quem esteve incomodado com a própria cabeça foi o internacional do país dos relógios. Uma vez, duas vezes, três vezes em que os corredores aéreos lhe apareceram à frente. Não aproveitou nenhum. À terceira até começou a falar para a própria cabeça. Não sei se a cabeça falou com ele.

O guarda-redes do Benfica, que há-de passar umas horas extra com o novo colega belga, esteve descansado ainda antes do descanso. Pouco trabalho durante três quartos de hora para o atleta que é alemão mas é grego (será que posso dizer que estava a jogar em casa?).

A pausa arrebitou os gregos. O alemão que é grego passou a ver a bola mais perto de si. O corajoso Abel empurrou os seus jogadores para a frente.

O que vale é que Vertonghen marcou um golo e inaugurou o marcador a favor do Benfica. Ai não! Marcou para o PAOK. Akpom olhou para Este e, aos 17 minutos, a bola entrou.

O que vale é que Živković marcou um golo e empatou o jogo para o Benfica. Ai não! Marcou para o PAOK. Ele mudou-se para lá há meia dúzia de semanas. Nunca um antigo futebolista do Benfica tinha apontado golo decisivo contra o conjunto da Luz, em duelo da UEFA. Para que é que foste quebrar esse registo? Deixa estar!

Lá vamos com tudo para o ataque. Mas as ideias escasseiam. E lá voltaram os nervos. Até que, no meio desta reunião da ONU – oito países representados em cada 11 inicial – foi um duo português a construir o último golo, já demasiado perto do fim. Nem ouvi nenhum adepto do Benfica, a festejar lá no estádio…

Mais de uma década depois, o Benfica não vai estar na fase de grupos da Liga dos Campeões, após tantas presenças consecutivas.

– Meu Pai, porque me abandonaste? – perguntou o treinador.
– O Cristo Redentor está à tua espera – ouviu-se. Não sei de onde.

Nuno Teixeira Nuno Miguel Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …