//

Padre russo exibia Gucci e Louis Vuitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

(dr) Viacheslav Baskakov / Instagram

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar.

Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos de luxo ao mesmo tempo que envergava o hábito de sacerdote. As fotos tornaram-se virais e agora o padre de Tver vai responder disciplinarmente pelos seus gostos extravagantes.

O “padre Gucci” – como foi apelidado – é sacerdote da igreja ortodoxa russa e vê-se agora a braços com uma investigação que o levará a comparecer perante o conselho de disciplina da região de Tver, a norte de Moscovo.

Quando a polémica começou a aumentar, o Baskakov apressou-se a apagar a conta do Instagram, mas foi tarde demais. As fotografias já tinham sido difundidas na Internet através dos media russos. As críticas foram tantas que a igreja russa teve de se justificar e anunciar um processo contra o padre, segundo o The Telegraph.

“Este tipo de ações não são aceitáveis. A igreja requer modéstia e moderação aos seus representantes”, declarou o porta-voz do patriarca russo Kirill, Alexandre Volkov. “A vida pessoal de um sacerdote não se pode dividir entre o pessoal e o privado; nenhum clérigo pode atuar como sacerdote numa igreja desde manhã até à hora do almoço e depois ser quem quer desde o almoço até à noite”, acrescentou.

Não é a primeira vez que representantes da igreja ortodoxa russa são apanhados numa polémica sobre o luxo. O próprio patriarca Kirill foi criticado por usar um relógio Breguet avaliado em mais de 30 mil euros.

Baskakov já pediu desculpas pelo acontecimento. Mas ainda assim garantiu que não comprou os artigos de preços exorbitantes. O que aconteceu, disse, foi que tirou as fotos nas lojas onde estavam à venda, porque nenhum sacerdote pode comprar produtos luxuosos destes, nem tão pouco “há necessidade disso”, acrescentou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.