Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. Como contou um deles, antes deste encontro: “Trabalho da uma às cinco da manhã no Metro. Chego a casa às seis horas, durmo até às sete e meia, depois levo o meu filho à escola e sigo para o treino. Isto é o amor que temos ao clube e ao futebol”. E ao jogo.

Estádio do Jamor, Taça de Portugal. Não, não é a final. O Sacavenense gostava que fosse, mas não é. É ainda a terceira eliminatória.

Em campo vão estar, pelo Sporting: Max, Coates, Neto, Inácio, Borja, Antunes, Matheus Nunes, João Mário, Nuno Santos, Jovane e Šporar. Qualquer adepto atento ao futebol em geral conhece todos estes futebolistas.

Pelo Sacavenense são titulares: Tiago Mota, Carlos Bebé, Ricardão Santos, Diogo Duque, André Pires, Daniel Pinto, Carlos Saavedra, João Job, Léo Mofreita, Didi e Iaquinta. Qualquer adepto atento ao futebol em geral não conhece qualquer destes futebolistas. Pode lembrar-se do nome Iaquinta, mas de um italiano que viria a ser condenado em tribunal.

Que diferença entre um plantel e outro. Nas bancadas vazias do Jamor até comentavam: “Coitados”

Mais uma vez, um Nuno sportinguista marcou cedo nesta época. O Santos, logo ao terceiro minuto. Na fase seguinte a equipa de Sacavém até conseguiu aguentar o jogo, estava melhor, parecia que nem ia sair goleada dali. Mas perto da meia hora, Coates apareceu lá na frente, marcou. Um golo quase caído do céu, diga-se.

Jovane apontou o terceiro logo a seguir, numa grande penalidade. 0-3 ao intervalo mas 0-4 logo aos dois minutos da segunda parte. Olha um defesa a bisar. Coates andou a aprender com um ex-rival que agora anda pela cidade de Manchester.

E eis que, aos 52 minutos, surge o momento do jogo. Iaquinta. Foi mesmo ele. Um dos dois jogadores do Sacavenense que trabalham na Metro de Lisboa. Vais trabalhar à uma hora da madrugada, já a seguir, mas vais contente: marcaste um golo ao Sporting! Bem, por um lado, esperemos que esta partida não siga para prolongamento. Porque já começou às nove e um quarto da noite e, se ainda tiver tempo extra, a noite fica mesmo longa… Mas será uma noite diferente para Iaquinta. Uma companheira dos seus gritos de alegria.

1-4 no marcador. E assim parecia que ia ficar. Sem prolongamento. Vais chegar a tempo ao emprego. Até que, nos últimos minutos, três golos provenientes de Alcochete: dois de Pedro Marques e um de Gonçalo Inácio. Contas fechadas.

Quanto ficou mesmo? Sete a um. Bom, este Sporting do evangelista Ruben gosta mesmo de ganhar e de marcar muitas vezes. Três golos ao Gil Vicente, quatro ao Tondela, quatro em Guimarães, sete no Jamor… Sete no Jamor? O evangelista não tinha vencido aqui por 7-1? Pois tinha. Logo no seu primeiro jogo como líder da equipa principal do Sporting…de Braga. Pois, um evangelista costuma gostar do sete.

E, ao som do piano, embalem-se no sonho. Os homens do Sacavenense tinham o sonho de afastar o Sporting da Taça, disse o próprio treinador. Ficaram com o sonho.

Mas, ao som do piano, fiquem com as memórias de um jogo histórico. Não memorizem o desfecho. Memorizem que dividiram o relvado com um dos maiores clubes portugueses.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …