Nota artística: segunda-feira, aviso de mau tempo na Madeira

Ai segunda-feira… “Espero que seja mesmo um bom dia para mim”. Esta seria a mente dos treinadores a falar. O treinador do Marítimo sabia que a sua equipa não ganhava no campeonato há quase dois meses. O treinador do Benfica sabia que a sua equipa vinha de duas derrotas seguidas no campeonato. Há aviso de mau tempo para a Madeira, vamos lá ver como será esta noite de segunda-feira.

O vice-campeão começou muito bem, esteve perto do golo e contou com uma bela assistência de Otamendi, aproveitada por Rodrigo Pinho. O argentino deve ter confundido o ano em que se encontra; provavelmente pensou, naquele momento, que ainda estava a jogar pelo Manchester City e lembrou-se dos momentos em que era companheiro de equipa de Rodrigo Pinho lá no Manchester City. Há tanta gente confusa, por aí…

– Está bonito – sussurrava o filho de Deus – Duas derrotas seguidas no campeonato, dois empates pouco convincentes na Europa, e agora toca a sofrer um golo ainda no primeiro quarto de hora. E agora? O que vou fazer?

Pouco depois da meia hora lá surgiu um salvador habitual para os lados da Luz: o Luís Miguel marcou outra vez e empatou. Brilha menos do que noutros tempos mas lá está ele, sempre com uma entrega incondicional. Cuidado com este Luís Miguel.

E a verdade é que, mesmo sem o brilhantismo que os adeptos queriam, Pizzi e companhia estavam melhores. O Benfica era a única equipa que procurava o ataque; em diversos momentos era a única equipa que passava da linha do meio-campo.

O cenário manteve-se depois do intervalo e, logo no arranque, Everton completou a reviravolta. Um golo que poderia nem ter acontecido. Porque, segundos antes do remate certeiro do brasileiro, outro brasileiro fez falta (Gabriel) e foi assinalado livre a seu favor. O árbitro viu mal. E o senhor do vídeo não foi a tempo de corrigir e nada podia fazer, mais tarde.

Quem nada podia fazer eram alguns jogadores do Marítimo, que começaram a ceder fisicamente. O caso mais evidente foi o de Rúben Macedo, que jogou durante 20 minutos sem praticamente conseguir mexer um dos braços. Saiu muito tarde. Andava ali um corpo estranho na multidão.

Notava-se a quebra no Rúben, notava-se a quebra num jovem madeirense cujo nome me faz lembrar um cantor… Chama-se Pelágio.

E depois daquilo, mais nada. Em termos de golos, mais nada. E em termos de reação do Marítimo, quase nada. Os madeirenses só se lembraram de atacar nos minutos finais. Aliás, o primeiro pontapé de canto para a equipa da casa, que esteve a perder durante 40 minutos, aconteceu… no período de compensação da segunda parte.

Não… Que marquem o próximo jogo para outro dia da semana qualquer. Para a Madeira, a segunda-feira não serve.

Ora bem, já espreitei o calendário: o próximo jogo do Marítimo vai ser em Faro, no dia 7 de dezembro. Que é uma segunda-feira.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …