Nota artística: segunda-feira, aviso de mau tempo na Madeira

Ai segunda-feira… “Espero que seja mesmo um bom dia para mim”. Esta seria a mente dos treinadores a falar. O treinador do Marítimo sabia que a sua equipa não ganhava no campeonato há quase dois meses. O treinador do Benfica sabia que a sua equipa vinha de duas derrotas seguidas no campeonato. Há aviso de mau tempo para a Madeira, vamos lá ver como será esta noite de segunda-feira.

O vice-campeão começou muito bem, esteve perto do golo e contou com uma bela assistência de Otamendi, aproveitada por Rodrigo Pinho. O argentino deve ter confundido o ano em que se encontra; provavelmente pensou, naquele momento, que ainda estava a jogar pelo Manchester City e lembrou-se dos momentos em que era companheiro de equipa de Rodrigo Pinho lá no Manchester City. Há tanta gente confusa, por aí…

– Está bonito – sussurrava o filho de Deus – Duas derrotas seguidas no campeonato, dois empates pouco convincentes na Europa, e agora toca a sofrer um golo ainda no primeiro quarto de hora. E agora? O que vou fazer?

Pouco depois da meia hora lá surgiu um salvador habitual para os lados da Luz: o Luís Miguel marcou outra vez e empatou. Brilha menos do que noutros tempos mas lá está ele, sempre com uma entrega incondicional. Cuidado com este Luís Miguel.

E a verdade é que, mesmo sem o brilhantismo que os adeptos queriam, Pizzi e companhia estavam melhores. O Benfica era a única equipa que procurava o ataque; em diversos momentos era a única equipa que passava da linha do meio-campo.

O cenário manteve-se depois do intervalo e, logo no arranque, Everton completou a reviravolta. Um golo que poderia nem ter acontecido. Porque, segundos antes do remate certeiro do brasileiro, outro brasileiro fez falta (Gabriel) e foi assinalado livre a seu favor. O árbitro viu mal. E o senhor do vídeo não foi a tempo de corrigir e nada podia fazer, mais tarde.

Quem nada podia fazer eram alguns jogadores do Marítimo, que começaram a ceder fisicamente. O caso mais evidente foi o de Rúben Macedo, que jogou durante 20 minutos sem praticamente conseguir mexer um dos braços. Saiu muito tarde. Andava ali um corpo estranho na multidão.

Notava-se a quebra no Rúben, notava-se a quebra num jovem madeirense cujo nome me faz lembrar um cantor… Chama-se Pelágio.

E depois daquilo, mais nada. Em termos de golos, mais nada. E em termos de reação do Marítimo, quase nada. Os madeirenses só se lembraram de atacar nos minutos finais. Aliás, o primeiro pontapé de canto para a equipa da casa, que esteve a perder durante 40 minutos, aconteceu… no período de compensação da segunda parte.

Não… Que marquem o próximo jogo para outro dia da semana qualquer. Para a Madeira, a segunda-feira não serve.

Ora bem, já espreitei o calendário: o próximo jogo do Marítimo vai ser em Faro, no dia 7 de dezembro. Que é uma segunda-feira.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …