Nota artística: quando entra o Éder?

Estamos de volta a França. 

Embora haja um português que, por estes dias, prefira estar de volta a Itália. Especialmente porque a sua camisola é diferente das outras, é da cor do jornal ‘La gazetta dello sport’. E isto no dia em que outro português ficou felicíssimo por estar numa volta a Itália, ao chegar à meta antes de todos os outros.

Mas voltemos a França, a Paris.

Há quatro anos e tal, estes jogadores foram campeões europeus ali. Estes jogadores…quer dizer, não são os mesmos onze. Metade da equipa é a mesma.

Mas a formação do Sporting, tal como em 2016, continua em força. Na final daquele Europeu, jogaram 10 futebolistas que cresceram de verde e branco. Agora estão… três? Só? E dos suplentes só jogou um.

Oh, antigos meninos do Sporting, por onde andam vocês agora?

No dia 10 de julho de 2016 aquele Estádio de França estava cheio; mais de 75 mil pessoas lá dentro. Desta vez o jogo não criou grande interesse, estavam apenas mil pessoas nas bancadas.

Voltemos ao onze inicial. Na frente temos Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e João Félix. E o Éder… O Éder? Ah, começa no banco, bate certo. Também não? Bom, assim não vamos ser campeões de nada, hoje!

Mas deixemos os periféricos. Esqueçamos 2016, estamos em 2020.

(quando é que entra o Éder?)

No relvado estão a seleção campeã do mundo e a seleção campeã da Europa. Provavelmente duas das três melhores seleções atuais de futebol.

O leitor pode designar a terceira.

Cenário diferente neste encontro, se recordarmos novamente a tal final do Éder. Portugal não deixou de defender bem mas agora tem mais qualidade dali para a frente. Sabem estar, sabem trocar a bola, sabem dar algum espetáculo. Não foram criadas grandes oportunidades – nem de um lado, nem do outro – mas a turma portuguesa esteve melhor durante a primeira meia hora.

Bom, meia hora. O Cristiano ainda não se lesionou? Assim não vamos ser campeões de nada, hoje!

A segunda parte foi mais inclinada para o outro lado, os gauleses aceleraram, pressionaram e poderiam ter marcado.

Do lado luso, perdas de bola frequentes, laterais sem subir muito, Bernardo cansado, Cristiano à procura da bola, William e Danilo, alternadamente, algo perdidos e a esquecerem-se de ir à bola.

Golo do Pepe! Não. Fora-de-jogo, por poucos centímetros. Logo a seguir saiu Giroud, que não conseguiu cumprir a sua missão no jogo: acertar no poste.

(e  quando é que entra o Éder?)

Passam os minutos e vamos vendo que o 0-0 é para manter até final. Duelo bem atado, jogadores a cumprir taticamente, a mostrarem que sabem o que estão a fazer nesse nível.

Além disso, conhecem-se bem, estão habituados a defrontarem-se. Como disse, no final do jogo, João Félix, “estamos acostumbrados”.

Pouco perigo. Apesar de, perto do fim, termos visto aquelas duas tentativas perigosas de Renato e Cristiano. O capitão que, nos minutos finais, quase deixou de ter rapazes atrás a apoiar, percebeu o significado de estar sozinho lá na frente.

E de repente, a dois minutos do fim, três substituições na seleção portuguesa. Alguém percebeu esta? Ó amigo Fernando, eu nunca te disse isto mas hoje, por todos os Santos, isto é inacreditável!

Confirmado: 0-0. Ainda não fomos campeões de nada, hoje, mas fico à espera do prolongamento.

Quando é que entra o Éder?

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …