Nota artística: quando entra o Éder?

Estamos de volta a França. 

Embora haja um português que, por estes dias, prefira estar de volta a Itália. Especialmente porque a sua camisola é diferente das outras, é da cor do jornal ‘La gazetta dello sport’. E isto no dia em que outro português ficou felicíssimo por estar numa volta a Itália, ao chegar à meta antes de todos os outros.

Mas voltemos a França, a Paris.

Há quatro anos e tal, estes jogadores foram campeões europeus ali. Estes jogadores…quer dizer, não são os mesmos onze. Metade da equipa é a mesma.

Mas a formação do Sporting, tal como em 2016, continua em força. Na final daquele Europeu, jogaram 10 futebolistas que cresceram de verde e branco. Agora estão… três? Só? E dos suplentes só jogou um.

Oh, antigos meninos do Sporting, por onde andam vocês agora?

No dia 10 de julho de 2016 aquele Estádio de França estava cheio; mais de 75 mil pessoas lá dentro. Desta vez o jogo não criou grande interesse, estavam apenas mil pessoas nas bancadas.

Voltemos ao onze inicial. Na frente temos Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e João Félix. E o Éder… O Éder? Ah, começa no banco, bate certo. Também não? Bom, assim não vamos ser campeões de nada, hoje!

Mas deixemos os periféricos. Esqueçamos 2016, estamos em 2020.

(quando é que entra o Éder?)

No relvado estão a seleção campeã do mundo e a seleção campeã da Europa. Provavelmente duas das três melhores seleções atuais de futebol.

O leitor pode designar a terceira.

Cenário diferente neste encontro, se recordarmos novamente a tal final do Éder. Portugal não deixou de defender bem mas agora tem mais qualidade dali para a frente. Sabem estar, sabem trocar a bola, sabem dar algum espetáculo. Não foram criadas grandes oportunidades – nem de um lado, nem do outro – mas a turma portuguesa esteve melhor durante a primeira meia hora.

Bom, meia hora. O Cristiano ainda não se lesionou? Assim não vamos ser campeões de nada, hoje!

A segunda parte foi mais inclinada para o outro lado, os gauleses aceleraram, pressionaram e poderiam ter marcado.

Do lado luso, perdas de bola frequentes, laterais sem subir muito, Bernardo cansado, Cristiano à procura da bola, William e Danilo, alternadamente, algo perdidos e a esquecerem-se de ir à bola.

Golo do Pepe! Não. Fora-de-jogo, por poucos centímetros. Logo a seguir saiu Giroud, que não conseguiu cumprir a sua missão no jogo: acertar no poste.

(e  quando é que entra o Éder?)

Passam os minutos e vamos vendo que o 0-0 é para manter até final. Duelo bem atado, jogadores a cumprir taticamente, a mostrarem que sabem o que estão a fazer nesse nível.

Além disso, conhecem-se bem, estão habituados a defrontarem-se. Como disse, no final do jogo, João Félix, “estamos acostumbrados”.

Pouco perigo. Apesar de, perto do fim, termos visto aquelas duas tentativas perigosas de Renato e Cristiano. O capitão que, nos minutos finais, quase deixou de ter rapazes atrás a apoiar, percebeu o significado de estar sozinho lá na frente.

E de repente, a dois minutos do fim, três substituições na seleção portuguesa. Alguém percebeu esta? Ó amigo Fernando, eu nunca te disse isto mas hoje, por todos os Santos, isto é inacreditável!

Confirmado: 0-0. Ainda não fomos campeões de nada, hoje, mas fico à espera do prolongamento.

Quando é que entra o Éder?

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …