Nota artística: noves fora, zero

O Benfica começa mal a temporada. Mas depois engata! São sete vitórias consecutivas e algumas vozes a anunciarem já um passeio interno, enquanto espreitam o tal título europeu, embora não fosse este o mais desejado. Seis dias alteraram esses evangelhos…

Benfica contra Sporting de Braga. Ouvi no transístor que este jogo já é um clássico do futebol português. Deixou de ser apenas um “jogo de cartaz” da jornada em causa, ou um duelo muito aguardado. Já é um clássico do futebol português. Será?

No meu sótão, escrevo sobre esse tal aparente clássico. Em que os homens da casa tentam reagir à derrota contra as camisolas aos quadradinhos, seguida por um empate contra as saias aos quadradinhos.

E tentam também deixar de sofrer três golos por jogo. Não… Neste não vai acontecer. O Benfica sofrer nove golos em três jogos seguidos? Nunca aconteceu. Jorge Jesus perder frente a Carlos Carvalhal? Nunca aconteceu. O Benfica perder no seu estádio, nesta temporada? Nunca aconteceu. E os vermelhos do Minho raramente ganham na Luz e nunca aconteceu vencerem lá em duas épocas seguidas. Nunca aconteceu e nunca vai acontecer!

Não foram seis golos sofridos nos dois compromissos anteriores mas o Sporting de Braga não queria voltar a sofrer quatro golos, tal como aconteceu em solo inglês. E conseguiu fechar-se bem no início da partida. O adversário, que queria continuar à frente dos minhotos na classificação, começou a atacar mais desde cedo. No entanto, encontrou uma estrutura bem montada e uma equipa que, a partir da meia hora, voltou a mostrar que não é só na defesa que é eficaz: aproximou-se da baliza contrária e, à segunda tentativa, marcou logo – o Iuri ajudou o seu clube de formação.

O intervalo chegou pouco depois, com desvantagem caseira. No banco, o filho de Deus foi para os balneários anormalmente calmo. Perdeu a fé?

O jogo recomeça e há novo golo bracarense. Bom, foi o Francisco Moura a marcar. O Benfica não precisa de se preocupar mais com ele porque esse jovem, enquanto sénior, nunca marcou mais do que um golo por uma equipa durante uma temporada inteira. Portanto, está control… Olha, golo. Francisco Moura, outra vez. Afinal, pode haver coisas que nunca aconteceram e que estão a acontecer naquele relvado.

Como é que isto está? Ei, 0-3. Com nova tragédia grega neste terceiro golo. Depois do PAOK foi uma outra odisseia a correr mal. O guarda-redes do Benfica reparou que não é o guarda-redes do Bayern.

“O que se passa?” – perguntam os adeptos na Luz. Se estivessem lá. “Parecíamos estar tão bem no campeonato… Podemos recomeçar a época?”.

O filho de Deus nem se mexe.

Quem se mexeu foram os seus jogadores que, tal como contra as saias escocesas, reagiram depois de sofrer três golos. Mas só aí é que reagiram: antes, em mais de uma hora de futebol, só um remate digno de registo por parte dos anfitriões. E quem reagiu melhor foi Seferović, que reduziu a desvantagem da sua equipa.

Jesus nem se mexe.

Vê um Benfica confuso, por vezes até parado. Vê também um Sporting de Braga novamente defensivo, mas por vezes cansado. Talvez o cansaço tenha criado espaço no meio para segundo golo caseiro, perto do final. Seferović, outra vez. Esteve para sair há uns meses e já vai em seis golos nesta temporada – todos no campeonato (e quase nunca como titular). Tudo que ele pede é: “Não me apaguem dos planos”. Pelo menos, para já.

O mesmo suíço viria a marcar novamente, na última jogada do encontro. Jogada bem anulada, fora-de-jogo.

E o Benfica perdeu mesmo. Também tem andado fora dos jogos, ultimamente. Afinal, neste jogo das estreias, ficou confirmado que sofreu nove golos nos últimos três compromissos. Ora, 3X3=9 e noves fora, nada. Zero. Zero pontos no campeonato neste período. Apenas um, nas contas europeias.

A Luz já se está a apagar?

  NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …