Nota artística: noves fora, zero

O Benfica começa mal a temporada. Mas depois engata! São sete vitórias consecutivas e algumas vozes a anunciarem já um passeio interno, enquanto espreitam o tal título europeu, embora não fosse este o mais desejado. Seis dias alteraram esses evangelhos…

Benfica contra Sporting de Braga. Ouvi no transístor que este jogo já é um clássico do futebol português. Deixou de ser apenas um “jogo de cartaz” da jornada em causa, ou um duelo muito aguardado. Já é um clássico do futebol português. Será?

No meu sótão, escrevo sobre esse tal aparente clássico. Em que os homens da casa tentam reagir à derrota contra as camisolas aos quadradinhos, seguida por um empate contra as saias aos quadradinhos.

E tentam também deixar de sofrer três golos por jogo. Não… Neste não vai acontecer. O Benfica sofrer nove golos em três jogos seguidos? Nunca aconteceu. Jorge Jesus perder frente a Carlos Carvalhal? Nunca aconteceu. O Benfica perder no seu estádio, nesta temporada? Nunca aconteceu. E os vermelhos do Minho raramente ganham na Luz e nunca aconteceu vencerem lá em duas épocas seguidas. Nunca aconteceu e nunca vai acontecer!

Não foram seis golos sofridos nos dois compromissos anteriores mas o Sporting de Braga não queria voltar a sofrer quatro golos, tal como aconteceu em solo inglês. E conseguiu fechar-se bem no início da partida. O adversário, que queria continuar à frente dos minhotos na classificação, começou a atacar mais desde cedo. No entanto, encontrou uma estrutura bem montada e uma equipa que, a partir da meia hora, voltou a mostrar que não é só na defesa que é eficaz: aproximou-se da baliza contrária e, à segunda tentativa, marcou logo – o Iuri ajudou o seu clube de formação.

O intervalo chegou pouco depois, com desvantagem caseira. No banco, o filho de Deus foi para os balneários anormalmente calmo. Perdeu a fé?

O jogo recomeça e há novo golo bracarense. Bom, foi o Francisco Moura a marcar. O Benfica não precisa de se preocupar mais com ele porque esse jovem, enquanto sénior, nunca marcou mais do que um golo por uma equipa durante uma temporada inteira. Portanto, está control… Olha, golo. Francisco Moura, outra vez. Afinal, pode haver coisas que nunca aconteceram e que estão a acontecer naquele relvado.

Como é que isto está? Ei, 0-3. Com nova tragédia grega neste terceiro golo. Depois do PAOK foi uma outra odisseia a correr mal. O guarda-redes do Benfica reparou que não é o guarda-redes do Bayern.

“O que se passa?” – perguntam os adeptos na Luz. Se estivessem lá. “Parecíamos estar tão bem no campeonato… Podemos recomeçar a época?”.

O filho de Deus nem se mexe.

Quem se mexeu foram os seus jogadores que, tal como contra as saias escocesas, reagiram depois de sofrer três golos. Mas só aí é que reagiram: antes, em mais de uma hora de futebol, só um remate digno de registo por parte dos anfitriões. E quem reagiu melhor foi Seferović, que reduziu a desvantagem da sua equipa.

Jesus nem se mexe.

Vê um Benfica confuso, por vezes até parado. Vê também um Sporting de Braga novamente defensivo, mas por vezes cansado. Talvez o cansaço tenha criado espaço no meio para segundo golo caseiro, perto do final. Seferović, outra vez. Esteve para sair há uns meses e já vai em seis golos nesta temporada – todos no campeonato (e quase nunca como titular). Tudo que ele pede é: “Não me apaguem dos planos”. Pelo menos, para já.

O mesmo suíço viria a marcar novamente, na última jogada do encontro. Jogada bem anulada, fora-de-jogo.

E o Benfica perdeu mesmo. Também tem andado fora dos jogos, ultimamente. Afinal, neste jogo das estreias, ficou confirmado que sofreu nove golos nos últimos três compromissos. Ora, 3X3=9 e noves fora, nada. Zero. Zero pontos no campeonato neste período. Apenas um, nas contas europeias.

A Luz já se está a apagar?

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …