Nota artística: noves fora, zero

O Benfica começa mal a temporada. Mas depois engata! São sete vitórias consecutivas e algumas vozes a anunciarem já um passeio interno, enquanto espreitam o tal título europeu, embora não fosse este o mais desejado. Seis dias alteraram esses evangelhos…

Benfica contra Sporting de Braga. Ouvi no transístor que este jogo já é um clássico do futebol português. Deixou de ser apenas um “jogo de cartaz” da jornada em causa, ou um duelo muito aguardado. Já é um clássico do futebol português. Será?

No meu sótão, escrevo sobre esse tal aparente clássico. Em que os homens da casa tentam reagir à derrota contra as camisolas aos quadradinhos, seguida por um empate contra as saias aos quadradinhos.

E tentam também deixar de sofrer três golos por jogo. Não… Neste não vai acontecer. O Benfica sofrer nove golos em três jogos seguidos? Nunca aconteceu. Jorge Jesus perder frente a Carlos Carvalhal? Nunca aconteceu. O Benfica perder no seu estádio, nesta temporada? Nunca aconteceu. E os vermelhos do Minho raramente ganham na Luz e nunca aconteceu vencerem lá em duas épocas seguidas. Nunca aconteceu e nunca vai acontecer!

Não foram seis golos sofridos nos dois compromissos anteriores mas o Sporting de Braga não queria voltar a sofrer quatro golos, tal como aconteceu em solo inglês. E conseguiu fechar-se bem no início da partida. O adversário, que queria continuar à frente dos minhotos na classificação, começou a atacar mais desde cedo. No entanto, encontrou uma estrutura bem montada e uma equipa que, a partir da meia hora, voltou a mostrar que não é só na defesa que é eficaz: aproximou-se da baliza contrária e, à segunda tentativa, marcou logo – o Iuri ajudou o seu clube de formação.

O intervalo chegou pouco depois, com desvantagem caseira. No banco, o filho de Deus foi para os balneários anormalmente calmo. Perdeu a fé?

O jogo recomeça e há novo golo bracarense. Bom, foi o Francisco Moura a marcar. O Benfica não precisa de se preocupar mais com ele porque esse jovem, enquanto sénior, nunca marcou mais do que um golo por uma equipa durante uma temporada inteira. Portanto, está control… Olha, golo. Francisco Moura, outra vez. Afinal, pode haver coisas que nunca aconteceram e que estão a acontecer naquele relvado.

Como é que isto está? Ei, 0-3. Com nova tragédia grega neste terceiro golo. Depois do PAOK foi uma outra odisseia a correr mal. O guarda-redes do Benfica reparou que não é o guarda-redes do Bayern.

“O que se passa?” – perguntam os adeptos na Luz. Se estivessem lá. “Parecíamos estar tão bem no campeonato… Podemos recomeçar a época?”.

O filho de Deus nem se mexe.

Quem se mexeu foram os seus jogadores que, tal como contra as saias escocesas, reagiram depois de sofrer três golos. Mas só aí é que reagiram: antes, em mais de uma hora de futebol, só um remate digno de registo por parte dos anfitriões. E quem reagiu melhor foi Seferović, que reduziu a desvantagem da sua equipa.

Jesus nem se mexe.

Vê um Benfica confuso, por vezes até parado. Vê também um Sporting de Braga novamente defensivo, mas por vezes cansado. Talvez o cansaço tenha criado espaço no meio para segundo golo caseiro, perto do final. Seferović, outra vez. Esteve para sair há uns meses e já vai em seis golos nesta temporada – todos no campeonato (e quase nunca como titular). Tudo que ele pede é: “Não me apaguem dos planos”. Pelo menos, para já.

O mesmo suíço viria a marcar novamente, na última jogada do encontro. Jogada bem anulada, fora-de-jogo.

E o Benfica perdeu mesmo. Também tem andado fora dos jogos, ultimamente. Afinal, neste jogo das estreias, ficou confirmado que sofreu nove golos nos últimos três compromissos. Ora, 3X3=9 e noves fora, nada. Zero. Zero pontos no campeonato neste período. Apenas um, nas contas europeias.

A Luz já se está a apagar?

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Supremo arrasa MP no e-toupeira. Espião do Benfica safa-se de quase todos os crimes

O Supremo Tribunal de Justiça deixou cair a maioria dos crimes no que se refere ao funcionário judicial do Tribunal de Guimarães Júlio Loureiro, conhecido como o espião do Benfica no caso e-toupeira, deixando reparos …

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …