Nota artística: FC Porto da Areosa até Cuba

“As camisolas não jogam. É preciso correr. Não basta ter contrato, não basta ser da formação, não basta ser bonito nas redes sociais. Para jogar no Porto, é preciso algo mais” – palavras de Sérgio Conceição, após o dérbi com o Boavista. Palavras diretas e genuínas, como sempre no treinador. Um treinador que não quer treinar jogadores que não se entregam. Aliás, a esses futebolistas com pouca atitude, Sérgio já terá dito para eles subirem a Alameda, virarem à direita na Avenida Fernão de Magalhães, pararem na rotunda e encontrarem uma nova profissão.

Nenhum nome foi mencionado nessa entrevista. Mas os jogadores que, em princípio, foram criticados sem serem mencionados não foram convocados para o jogo na Madeira. Nem na lista suplentes entraram, nenhum dos três. Quais três? Basta olhar para a ficha de jogo do FC Porto-Boavista e ver quem saiu ao intervalo.

O que já estava a incomodar para os lados do Dragão era o registo de três empates consecutivos no campeonato. O duelo com o Marítimo, último classificado, seria o palco para mudar o cenário recente. Mas o cenário recente nos Barreiros, ao longo da última década, apresentava seis jogos sem vitória do FC Porto. Cuidado.

E cuidado com Joel. Logo ao terceiro minuto, o avançado do Marítimo avisou, de cabeça. Portistas reagiram com outra eficácia: ao chegar ao quarto de hora, golo de Uribe.

Uma festa que durou três minutos e um mistério que durou outros três minutos. Logo a seguir, Léo Andrade marcou, o golo foi anulado mas depois validado. Demorou mas houve bailinho na Madeira.

O baile embalou o Marítimo para o ataque. Sem criarem sustos após sustos, a turma da casa cresceu e foi espreitando a baliza adversária. Os visitantes mandaram na posse de bola mas, tirando as ameaças (na mesma jogada) de Mbemba e de Taremi, houve mais faltas e protestos do que futebol interessante até ao final da primeira parte.

Tal como no início e no final do primeiro tempo, Joel voltou a ameaçar no arranque da segunda parte. Resposta de Luis Díaz e Amir voltou a reagir bem. Naturalmente, o FC Porto pressionou mais, circulou muito a bola, tentou encontrar o caminho para novo golo. Mas havia muito querer e pouco saber. Mérito para o Marítimo, que se ia fechando bem.

Quando, na reta final, Ali Alipour entrou, completou-se um trio raramente ou mesmo nunca visto num campeonato em Portugal. Seja de futebol ou de hóquei em campo: três iranianos a jogar. Amir Abedzadeh, Ali Alipourghara e Mehdi Taremi. Três futebolistas nascidos no Irão, todos eles com dois nomes. Já repararam?

Um deles, Amir, começou a ser jogador em destaque neste encontro. A pouco mais de cinco minutos do fim, a figura foi o guarda-redes…do FC Porto. Marchesín impediu o golo do Marítimo três vezes. Em poucos segundos. Que poder!

E será que o campeão vai ter o poder de chegar aos três pontos até ao minuto 90? Não. Até ao minuto 90 não, mas no período de compensação sim: voltou a destacar-se o menino Francisco, que tem o mesmo apelido do seu treinador, que caiu na área e foi assinalada grande penalidade. Quem marca? Taremi. Não, Otávio. Houve ali uns instantes confusos, não? Foi o brasileiro e foi golo.

Alívio no conjunto do Dragão. Entre estes que jogaram na Madeira, acho que nenhum vai para a Areosa.

Uma vitória na jornada anterior à receção ao líder Sporting. São 10 pontos a menos; podiam ser 12 ou mesmo 13.

Na roda habitual do FC Porto, Sérgio Conceição, com direito a camisola por causa dos seus 200 jogos como líder dos azuis e brancos, falou, falou e falou… O discurso foi longo, a força transmitida foi muita.

E muita dessa força terá sido enviada para Cuba. Há outro guarda-redes a precisar de força. E aquela roda representou os desejos positivos. De todos. Que somos poucos.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …