Nota artística: Evangelho do Nosso Senhor de Alvalade

Evangelho do Nosso Senhor de Alvalade, segundo Amorim.

Naquele tempo, Jesus abalou com medo do que lá(sk) vinha. Várias gerações passaram e o anúncio do profeta Bruno cumpriu-se.

Abalados pela desgraça proveniente do Império Austríaco, os leões foram aconselhados pelos fariseus daquela época a mudarem a sua jaula protetora para terreno árabe, iniciado pelo omnipresente Al e terminado num Grave mal escrito. Grave era a situação e o melhor seria apaziguar as almas dos rapazes perto da praia, absorvendo boas vibrações.

Os anfitriões, que até alinhavam num contexto inesperadamente primodivisionário, resolveram alterar quatro peças no seu domínio.

Os visitantes, os tais que desceram no Condado Portucalense rumo a Portimão, que era território árabe, só apresentavam uma nova inicial. É que um homem das futuras Terras de Vera Cruz havia desaparecido do batalhão.

Um saduceu procurou-o nas areias de Portimão e encontrou-o. Então, disse-lhe:

– Wendel, o que fazes aqui?
– Ué? Tô descansando, pô!
– O dia do descanso do Senhor já foi ontem, sábado. Hoje os teus irmãos vão combater os árabes. Já não consegues chegar a tempo do início da batalha mas não queres participar na segunda etapa?
– Quando começa essa segunda etapa?
– Vinte e duas horas no recinto.
– Tô me lixando para as horas locais. Que horas serão em Moscovo, na segunda etapa?
– Aí… Meia-noite.

O homem das futuras Terras de Vera Cruz decidiu mesmo abalar para terras do Leste e não compareceu no recinto.

No local da batalha, apesar de recuperado de uma doença misteriosa que afetou a humanidade naquela época, o jovem Max continuou sentado num banco a ver o que acontecia sobre a relva. Sinal de uma cruz pesada que teria de carregar?

Um estrangeiro de designação esquisita, noutros tempos criador de muitas alegrias quando acertava no alvo, ficou novamente no mesmo banco do jovem Max.

Um fariseu perguntou ao comandante Amorim:

– O esloveno está novamente castigado?
– Castigado? Não.
– Mas está fora da batalha, outra vez.
– Eu nunca solicitei a presença do Šporar. Quando decidiriam ir resgatá-lo de barco, quem comandava a nau? Era o comandante Silas. Não era eu.

Indiferentes aos diálogos decorridos nos bancos e nas areias, os leões iniciaram a batalha com os árabes com pressa de resolver a lida. Logo nas primeiras trocas de golpes de espada, dois Nunos demonstraram que pretendiam exibir mais ações do que palavras.

O comandante dos anfitriões, que colocou na sua comitiva mais combatentes de Vera Cruz do que árabes, decidiu alterar uma peça logo aos 20 minutos. Muito cedo para realizar mudanças:

Já tinha o combate iniciado quando, no país ao lado, profetas hispânicos anunciaram a chegada de Doumbia. Estava confirmada a saída de mais um homem do batalhão dos leões, durante uma batalha. Momento estranho para se ler publicamente um pergaminho.

Estranha foi também a atitude dos leões, no território árabe: depois de os Nunos terem dado vantagem ao seu batalhão, os combatentes de Amorim praticamente olvidaram o ataque, vendo o batalhão de Portimão crescer e ameaçar, até à pausa.

Já na segunda etapa, que verdadeiramente não contou com a presença do fugitivo que só quer saber das horas em Moscovo, um compatriota desse fugitivo iria entrar no campo e ajudar os árabes. Mas um fariseu, senhor da Lei e possuidor de trinta moedas na sua mão, ofereceu esses metais ao homem das Terras de Vera Cruz e este, como esperado, aceitou e entrou para auxiliar os leões.

A doença misteriosa que afetou a humanidade naquela época não permitiu a presença de apoiantes no campo de batalha. Mas no exterior do recinto ouviam-se vozes da multidão, que pedia para o juiz terminar rapidamente o duelo. Há muito que se tinha visto quem sairia triunfante daquela disputa. E o desafio ameaçava arrastar-se sem suscitar muito interesse e sem…

– Ah! Acabou! – gritava a multidão – Aleluia!

Palavra da Salvação.

 

NMT, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …