Nota artística: Evangelho do Nosso Senhor de Alvalade

Evangelho do Nosso Senhor de Alvalade, segundo Amorim.

Naquele tempo, Jesus abalou com medo do que lá(sk) vinha. Várias gerações passaram e o anúncio do profeta Bruno cumpriu-se.

Abalados pela desgraça proveniente do Império Austríaco, os leões foram aconselhados pelos fariseus daquela época a mudarem a sua jaula protetora para terreno árabe, iniciado pelo omnipresente Al e terminado num Grave mal escrito. Grave era a situação e o melhor seria apaziguar as almas dos rapazes perto da praia, absorvendo boas vibrações.

Os anfitriões, que até alinhavam num contexto inesperadamente primodivisionário, resolveram alterar quatro peças no seu domínio.

Os visitantes, os tais que desceram no Condado Portucalense rumo a Portimão, que era território árabe, só apresentavam uma nova inicial. É que um homem das futuras Terras de Vera Cruz havia desaparecido do batalhão.

Um saduceu procurou-o nas areias de Portimão e encontrou-o. Então, disse-lhe:

– Wendel, o que fazes aqui?
– Ué? Tô descansando, pô!
– O dia do descanso do Senhor já foi ontem, sábado. Hoje os teus irmãos vão combater os árabes. Já não consegues chegar a tempo do início da batalha mas não queres participar na segunda etapa?
– Quando começa essa segunda etapa?
– Vinte e duas horas no recinto.
– Tô me lixando para as horas locais. Que horas serão em Moscovo, na segunda etapa?
– Aí… Meia-noite.

O homem das futuras Terras de Vera Cruz decidiu mesmo abalar para terras do Leste e não compareceu no recinto.

No local da batalha, apesar de recuperado de uma doença misteriosa que afetou a humanidade naquela época, o jovem Max continuou sentado num banco a ver o que acontecia sobre a relva. Sinal de uma cruz pesada que teria de carregar?

Um estrangeiro de designação esquisita, noutros tempos criador de muitas alegrias quando acertava no alvo, ficou novamente no mesmo banco do jovem Max.

Um fariseu perguntou ao comandante Amorim:

– O esloveno está novamente castigado?
– Castigado? Não.
– Mas está fora da batalha, outra vez.
– Eu nunca solicitei a presença do Šporar. Quando decidiriam ir resgatá-lo de barco, quem comandava a nau? Era o comandante Silas. Não era eu.

Indiferentes aos diálogos decorridos nos bancos e nas areias, os leões iniciaram a batalha com os árabes com pressa de resolver a lida. Logo nas primeiras trocas de golpes de espada, dois Nunos demonstraram que pretendiam exibir mais ações do que palavras.

O comandante dos anfitriões, que colocou na sua comitiva mais combatentes de Vera Cruz do que árabes, decidiu alterar uma peça logo aos 20 minutos. Muito cedo para realizar mudanças:

Já tinha o combate iniciado quando, no país ao lado, profetas hispânicos anunciaram a chegada de Doumbia. Estava confirmada a saída de mais um homem do batalhão dos leões, durante uma batalha. Momento estranho para se ler publicamente um pergaminho.

Estranha foi também a atitude dos leões, no território árabe: depois de os Nunos terem dado vantagem ao seu batalhão, os combatentes de Amorim praticamente olvidaram o ataque, vendo o batalhão de Portimão crescer e ameaçar, até à pausa.

Já na segunda etapa, que verdadeiramente não contou com a presença do fugitivo que só quer saber das horas em Moscovo, um compatriota desse fugitivo iria entrar no campo e ajudar os árabes. Mas um fariseu, senhor da Lei e possuidor de trinta moedas na sua mão, ofereceu esses metais ao homem das Terras de Vera Cruz e este, como esperado, aceitou e entrou para auxiliar os leões.

A doença misteriosa que afetou a humanidade naquela época não permitiu a presença de apoiantes no campo de batalha. Mas no exterior do recinto ouviam-se vozes da multidão, que pedia para o juiz terminar rapidamente o duelo. Há muito que se tinha visto quem sairia triunfante daquela disputa. E o desafio ameaçava arrastar-se sem suscitar muito interesse e sem…

– Ah! Acabou! – gritava a multidão – Aleluia!

Palavra da Salvação.

 

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …