Nota artística: Evangelho do Nosso Senhor de Alvalade

Evangelho do Nosso Senhor de Alvalade, segundo Amorim.

Naquele tempo, Jesus abalou com medo do que lá(sk) vinha. Várias gerações passaram e o anúncio do profeta Bruno cumpriu-se.

Abalados pela desgraça proveniente do Império Austríaco, os leões foram aconselhados pelos fariseus daquela época a mudarem a sua jaula protetora para terreno árabe, iniciado pelo omnipresente Al e terminado num Grave mal escrito. Grave era a situação e o melhor seria apaziguar as almas dos rapazes perto da praia, absorvendo boas vibrações.

Os anfitriões, que até alinhavam num contexto inesperadamente primodivisionário, resolveram alterar quatro peças no seu domínio.

Os visitantes, os tais que desceram no Condado Portucalense rumo a Portimão, que era território árabe, só apresentavam uma nova inicial. É que um homem das futuras Terras de Vera Cruz havia desaparecido do batalhão.

Um saduceu procurou-o nas areias de Portimão e encontrou-o. Então, disse-lhe:

– Wendel, o que fazes aqui?
– Ué? Tô descansando, pô!
– O dia do descanso do Senhor já foi ontem, sábado. Hoje os teus irmãos vão combater os árabes. Já não consegues chegar a tempo do início da batalha mas não queres participar na segunda etapa?
– Quando começa essa segunda etapa?
– Vinte e duas horas no recinto.
– Tô me lixando para as horas locais. Que horas serão em Moscovo, na segunda etapa?
– Aí… Meia-noite.

O homem das futuras Terras de Vera Cruz decidiu mesmo abalar para terras do Leste e não compareceu no recinto.

No local da batalha, apesar de recuperado de uma doença misteriosa que afetou a humanidade naquela época, o jovem Max continuou sentado num banco a ver o que acontecia sobre a relva. Sinal de uma cruz pesada que teria de carregar?

Um estrangeiro de designação esquisita, noutros tempos criador de muitas alegrias quando acertava no alvo, ficou novamente no mesmo banco do jovem Max.

Um fariseu perguntou ao comandante Amorim:

– O esloveno está novamente castigado?
– Castigado? Não.
– Mas está fora da batalha, outra vez.
– Eu nunca solicitei a presença do Šporar. Quando decidiriam ir resgatá-lo de barco, quem comandava a nau? Era o comandante Silas. Não era eu.

Indiferentes aos diálogos decorridos nos bancos e nas areias, os leões iniciaram a batalha com os árabes com pressa de resolver a lida. Logo nas primeiras trocas de golpes de espada, dois Nunos demonstraram que pretendiam exibir mais ações do que palavras.

O comandante dos anfitriões, que colocou na sua comitiva mais combatentes de Vera Cruz do que árabes, decidiu alterar uma peça logo aos 20 minutos. Muito cedo para realizar mudanças:

Já tinha o combate iniciado quando, no país ao lado, profetas hispânicos anunciaram a chegada de Doumbia. Estava confirmada a saída de mais um homem do batalhão dos leões, durante uma batalha. Momento estranho para se ler publicamente um pergaminho.

Estranha foi também a atitude dos leões, no território árabe: depois de os Nunos terem dado vantagem ao seu batalhão, os combatentes de Amorim praticamente olvidaram o ataque, vendo o batalhão de Portimão crescer e ameaçar, até à pausa.

Já na segunda etapa, que verdadeiramente não contou com a presença do fugitivo que só quer saber das horas em Moscovo, um compatriota desse fugitivo iria entrar no campo e ajudar os árabes. Mas um fariseu, senhor da Lei e possuidor de trinta moedas na sua mão, ofereceu esses metais ao homem das Terras de Vera Cruz e este, como esperado, aceitou e entrou para auxiliar os leões.

A doença misteriosa que afetou a humanidade naquela época não permitiu a presença de apoiantes no campo de batalha. Mas no exterior do recinto ouviam-se vozes da multidão, que pedia para o juiz terminar rapidamente o duelo. Há muito que se tinha visto quem sairia triunfante daquela disputa. E o desafio ameaçava arrastar-se sem suscitar muito interesse e sem…

– Ah! Acabou! – gritava a multidão – Aleluia!

Palavra da Salvação.

 

NMT, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …