Nota artística: Evangelho do Nosso Senhor de Alvalade

Evangelho do Nosso Senhor de Alvalade, segundo Amorim.

Naquele tempo, Jesus abalou com medo do que lá(sk) vinha. Várias gerações passaram e o anúncio do profeta Bruno cumpriu-se.

Abalados pela desgraça proveniente do Império Austríaco, os leões foram aconselhados pelos fariseus daquela época a mudarem a sua jaula protetora para terreno árabe, iniciado pelo omnipresente Al e terminado num Grave mal escrito. Grave era a situação e o melhor seria apaziguar as almas dos rapazes perto da praia, absorvendo boas vibrações.

Os anfitriões, que até alinhavam num contexto inesperadamente primodivisionário, resolveram alterar quatro peças no seu domínio.

Os visitantes, os tais que desceram no Condado Portucalense rumo a Portimão, que era território árabe, só apresentavam uma nova inicial. É que um homem das futuras Terras de Vera Cruz havia desaparecido do batalhão.

Um saduceu procurou-o nas areias de Portimão e encontrou-o. Então, disse-lhe:

– Wendel, o que fazes aqui?
– Ué? Tô descansando, pô!
– O dia do descanso do Senhor já foi ontem, sábado. Hoje os teus irmãos vão combater os árabes. Já não consegues chegar a tempo do início da batalha mas não queres participar na segunda etapa?
– Quando começa essa segunda etapa?
– Vinte e duas horas no recinto.
– Tô me lixando para as horas locais. Que horas serão em Moscovo, na segunda etapa?
– Aí… Meia-noite.

O homem das futuras Terras de Vera Cruz decidiu mesmo abalar para terras do Leste e não compareceu no recinto.

No local da batalha, apesar de recuperado de uma doença misteriosa que afetou a humanidade naquela época, o jovem Max continuou sentado num banco a ver o que acontecia sobre a relva. Sinal de uma cruz pesada que teria de carregar?

Um estrangeiro de designação esquisita, noutros tempos criador de muitas alegrias quando acertava no alvo, ficou novamente no mesmo banco do jovem Max.

Um fariseu perguntou ao comandante Amorim:

– O esloveno está novamente castigado?
– Castigado? Não.
– Mas está fora da batalha, outra vez.
– Eu nunca solicitei a presença do Šporar. Quando decidiriam ir resgatá-lo de barco, quem comandava a nau? Era o comandante Silas. Não era eu.

Indiferentes aos diálogos decorridos nos bancos e nas areias, os leões iniciaram a batalha com os árabes com pressa de resolver a lida. Logo nas primeiras trocas de golpes de espada, dois Nunos demonstraram que pretendiam exibir mais ações do que palavras.

O comandante dos anfitriões, que colocou na sua comitiva mais combatentes de Vera Cruz do que árabes, decidiu alterar uma peça logo aos 20 minutos. Muito cedo para realizar mudanças:

Já tinha o combate iniciado quando, no país ao lado, profetas hispânicos anunciaram a chegada de Doumbia. Estava confirmada a saída de mais um homem do batalhão dos leões, durante uma batalha. Momento estranho para se ler publicamente um pergaminho.

Estranha foi também a atitude dos leões, no território árabe: depois de os Nunos terem dado vantagem ao seu batalhão, os combatentes de Amorim praticamente olvidaram o ataque, vendo o batalhão de Portimão crescer e ameaçar, até à pausa.

Já na segunda etapa, que verdadeiramente não contou com a presença do fugitivo que só quer saber das horas em Moscovo, um compatriota desse fugitivo iria entrar no campo e ajudar os árabes. Mas um fariseu, senhor da Lei e possuidor de trinta moedas na sua mão, ofereceu esses metais ao homem das Terras de Vera Cruz e este, como esperado, aceitou e entrou para auxiliar os leões.

A doença misteriosa que afetou a humanidade naquela época não permitiu a presença de apoiantes no campo de batalha. Mas no exterior do recinto ouviam-se vozes da multidão, que pedia para o juiz terminar rapidamente o duelo. Há muito que se tinha visto quem sairia triunfante daquela disputa. E o desafio ameaçava arrastar-se sem suscitar muito interesse e sem…

– Ah! Acabou! – gritava a multidão – Aleluia!

Palavra da Salvação.

 

NMT, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …