Nota artística: espetáculo só nos cinemas e amigos para sempre…ou não

– Eles pressionam o árbitro.
– Eles condicionam os árbitros.

Falas tu ou falo eu? Ninguém fala. Vamos é ver os nossos jogadores a jogar, que é isso que interessa. Está, está frio. Sim, estamos no Norte e hoje esteve quase sempre a chover. Mas percebe-se. É a chuva de dezembro a compensar a chuva de novembro, que quase nunca caiu.

Há poucos dias encontrámo-nos aqui e houve sete golos. Não se espera um festival de redes a abanar, mas espera-se ver novamente dois conjuntos a procurarem a baliza adversária.

O FC Porto quer ganhar a Taça de Portugal outra vez, por isso quer vencer este jogo, por isso quer avançar, atacar.

O Tondela sonha ir ao Jamor, por isso não se vai enfiar na defesa. E não se enfiou. Apesar de a maioria dos titulares neste domingo não ter sido titular no outro sábado. E apesar de, ainda antes dos cinco minutos, já estar a perder, devido ao joelho de Taremi.

Mas o treinador dos visitantes já tem deixado a ideia: não vamos ficar fechados, apesar do confinamento. Eu não vou ficar trancado.

Quem não tranca, ataca. E o Tondela atacou, chegando ao empate aos 19 minutos, por João Mendes. Um goleador nada habitual, já que João nunca tinha marcado. Mas cinco minutos depois, lá apareceu um goleador habitual: Marega fez o 2-1 e marcou pela quinta vez num FC Porto-Tondela.

Bom, isto com 25 minutos… Ainda nem isso. E já vimos três golos? Lá vamos para um 4-3 outra vez! Rimou e tudo, amigos leitores.

Não houve mais golos até ao intervalo, afinal. Mas assistimos a uma primeira parte com espaços, com a bola a rondar ou a entrar nas duas áreas. Interessante. Vamos lá ao segundo tempo para mais espetáculo.

Qual espetáculo?

Após o descanso, deve ter havido mais cenas espetaculares nas salas de cinema do centro comercial ali ao lado do que dentro do Estádio do Dragão. As salas de cinema estão abertas? Nem sei.

Segunda parte fraca, para adormecer, quase sem oportunidades de perigo. Os jogadores serão outros? Fizeram 22 substituições ao intervalo e ninguém avisou? O que se passa?

O Tondela não se trancou mas deu a sensação, em alguns momentos, que o FC Porto é que se tinha trancado. Bom, quem quase não sofre golos contra os estrangeiros, também quer mostrar que sabe não sofrer golos contra os portugueses.

O Tondela teve mais posse de bola, teve a ideia de atacar mais; mas só a ideia. Pouca criatividade, poucos rasgos, poucos sustos para Diogo Costa. Só mesmo em cima do minuto 90′, um jovem com nome complicado quase prolongava o son…o jogo.

Depois da partida, os dois treinadores não dialogaram. No futebol criam-se amizades que ficam para sempre.

Este não é o caso.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …