Nota artística: o que dirá a raposa do Benfica?

Citando o Vitorino Nemésio, se bem me lembro, foi no dia 17 de março de 2019 que o Benfica foi a Moreira de Cónegos. O Moreirense era uma das melhores equipas daquele campeonato e, no calendário encarnado, aquela deslocação afigurava-se como uma das mais complicadas até maio. Mas, naquele tempo, os adversários é que temiam o Benfica. Bruno Lage ganhou por 4-0. Vida tranquila por mais uma jornada. Agora, quase dois anos depois, os clubes são os mesmos, o estádio é o mesmo…mas a vida anda atribulada para os lados da Luz.

Olhemos para o que se costuma olhar antes de cada jogo de futebol: os onzes iniciais de cada equipa. Na baliza do Benfica estará Helton, na defesa teremos… Helton? Um brasileiro chamado Helton, que é guarda-redes? Esse não morava mais a Norte e tocava bateria e guitarra?

Ah, este também tem Leite no nome. O anterior é Arruda.

Entrada forte do Benfica na partida, embora sem sustos relevantes para o adversário. Depois Rafa protagonizou a melhor oportunidade, antes de Taarabt brilhar e assistir Seferović. Mais um golo de um suíço que não tem nome suíço. Mas o que é ser suíço? O que é representar a Suíça neste festival da vida?

Obviamente a equipa da casa, a perder, tentou chegar ao golo mas o tal outro Helton era quase um espectador. Não havia ideias, criatividade do lado do Moreirense.

Não sei qual foi a ideia de Grimaldo quando travou Walterson com uma falta dentro da área benfiquista. O espanhol deveria estar a pensar nas eleições na Catalunha e permitiu que Yan Matheus estivesse na marca de grande penalidade. Foi a única oportunidade do Moreirense durante toda a primeira parte mas o que interessa isso? Yan não vai desperdiçar este tiro.

Erguer. O segundo tempo seria altura de o Benfica se erguer, de se levantar. Seria… Não foi. Durante a maioria do tempo houve realmente mais vermelho no relvado mas perigo zero.

Até que surgiria nova grande penalidade, desta vez para os visitantes. Surgiria. Não surgiu porque, depois de ir ver televisão, o árbitro decidiu que Weigl foi um ator trapalhão naquela jogada. Luisão e Rui Costa ainda se levantaram no banco mas não resultou.

Trapalhão andava o Benfica ao longo do jogo. Na fase final Waldschmidt entrou e o cenário melhorou. Darwin quase marcou mas Derik Lacerda também esteve perto do golo duas vezes. Pizzi tentou nos descontos mas a igualdade manteve-se.

Ficou confirmada a primeira perda de pontos do Benfica em Moreira de Cónegos, na liga portuguesa. E agora a 10 pontos (ou mais) da liderança… Nunca uma equipa conseguiu recuperar tanto ponto perdido para o líder.

Há poucos dias, o filho de Deus foi uma velha raposa – sem querer lembrar um treinador italiano que também liderou o clube lisboeta – ao dizer que o corona é o culpado pela queda da sua equipa. O vírus atacou o plantel em força, sim. Em janeiro. A queda do Benfica começou em novembro do ano passado. Mas agora a equipa está forte outra vez, com muitos jogadores recuperados da doença… E perdeu pontos.

O que dirá a raposa?

Apontou o erro de Grimaldo e as falhas na finalização como os factos responsáveis pelo empate.

E ficamos assim.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …