Nota artística: o que dirá a raposa do Benfica?

Citando o Vitorino Nemésio, se bem me lembro, foi no dia 17 de março de 2019 que o Benfica foi a Moreira de Cónegos. O Moreirense era uma das melhores equipas daquele campeonato e, no calendário encarnado, aquela deslocação afigurava-se como uma das mais complicadas até maio. Mas, naquele tempo, os adversários é que temiam o Benfica. Bruno Lage ganhou por 4-0. Vida tranquila por mais uma jornada. Agora, quase dois anos depois, os clubes são os mesmos, o estádio é o mesmo…mas a vida anda atribulada para os lados da Luz.

Olhemos para o que se costuma olhar antes de cada jogo de futebol: os onzes iniciais de cada equipa. Na baliza do Benfica estará Helton, na defesa teremos… Helton? Um brasileiro chamado Helton, que é guarda-redes? Esse não morava mais a Norte e tocava bateria e guitarra?

Ah, este também tem Leite no nome. O anterior é Arruda.

Entrada forte do Benfica na partida, embora sem sustos relevantes para o adversário. Depois Rafa protagonizou a melhor oportunidade, antes de Taarabt brilhar e assistir Seferović. Mais um golo de um suíço que não tem nome suíço. Mas o que é ser suíço? O que é representar a Suíça neste festival da vida?

Obviamente a equipa da casa, a perder, tentou chegar ao golo mas o tal outro Helton era quase um espectador. Não havia ideias, criatividade do lado do Moreirense.

Não sei qual foi a ideia de Grimaldo quando travou Walterson com uma falta dentro da área benfiquista. O espanhol deveria estar a pensar nas eleições na Catalunha e permitiu que Yan Matheus estivesse na marca de grande penalidade. Foi a única oportunidade do Moreirense durante toda a primeira parte mas o que interessa isso? Yan não vai desperdiçar este tiro.

Erguer. O segundo tempo seria altura de o Benfica se erguer, de se levantar. Seria… Não foi. Durante a maioria do tempo houve realmente mais vermelho no relvado mas perigo zero.

Até que surgiria nova grande penalidade, desta vez para os visitantes. Surgiria. Não surgiu porque, depois de ir ver televisão, o árbitro decidiu que Weigl foi um ator trapalhão naquela jogada. Luisão e Rui Costa ainda se levantaram no banco mas não resultou.

Trapalhão andava o Benfica ao longo do jogo. Na fase final Waldschmidt entrou e o cenário melhorou. Darwin quase marcou mas Derik Lacerda também esteve perto do golo duas vezes. Pizzi tentou nos descontos mas a igualdade manteve-se.

Ficou confirmada a primeira perda de pontos do Benfica em Moreira de Cónegos, na liga portuguesa. E agora a 10 pontos (ou mais) da liderança… Nunca uma equipa conseguiu recuperar tanto ponto perdido para o líder.

Há poucos dias, o filho de Deus foi uma velha raposa – sem querer lembrar um treinador italiano que também liderou o clube lisboeta – ao dizer que o corona é o culpado pela queda da sua equipa. O vírus atacou o plantel em força, sim. Em janeiro. A queda do Benfica começou em novembro do ano passado. Mas agora a equipa está forte outra vez, com muitos jogadores recuperados da doença… E perdeu pontos.

O que dirá a raposa?

Apontou o erro de Grimaldo e as falhas na finalização como os factos responsáveis pelo empate.

E ficamos assim.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …