Nota artística: Deus grande para o Sporting, Deus menor para o Nacional

Tantas semelhanças entre Sporting e Nacional… A equipa visitada tem mais pontos do que todos os adversários; a equipa visitante tem menos pontos do que todos os adversários. O treinador da equipa visitada já esteve presente em 30 ou 40 jogos da primeira divisão; o treinador da equipa visitante já esteve presente em 300 ou 400 jogos da primeira divisão (mais ou menos). Rúben apresenta um discurso simples, por vezes repetitivo; Manuel apresenta um discurso erudito, por vezes difícil de compreender. Às vezes até parecem almas gémeas.

Na baliza do Sporting eis o Max que não é madeirense. A última vez que eu vi aquele jovem Maximiano a iniciar um jogo da equipa principal, no campeonato, foi na época passada. O Sán Garrido está castigado e Max aproveitou. Já tinhas saudades, calculo.

Noutros tempos, as pessoas entravam nas bancadas dos estádios. Agora ficam no parque de estacionamento de Alvalade a cantar e a tocar tambores, durante o jogo. É para lembrar a festa madeirense do outro Max.

Noutros tempos, Rúben Micael era companheiro de equipa, jogava ao lado de Rúben Amorim, agora treinador adversário. Aquele meio-campo, todo ele português e todo ele forte, composto por Custódio, Rúben Amorim, Rúben Micael e Hugo Viana. Tantas ligações a Alvalade, entre esses bons médios do Sporting de Braga. Nessa equipa jogava um tal Éder. Não conheço.

E essa equipa, se não me engano, cometia menos faltas do que a atual do Micael. Em Alvalade, ainda na primeira parte, já contabilizávamos umas 20 faltas, quase todas cometidas pelo Nacional. A culpa é dos deuses. Já lá vamos.

João Camacho até foi o primeiro homem a criar perigo; e o Nacional poderia ter marcado aí. Mas depois foi o Sporting quem mandou no jogo e apareceu mais e com mais perigo na área contrária. Paulinho até marcou mas a jogada foi anulada. Foi curioso ver a reação do internacional português, que sabia que não estava em fora-de-jogo. Perguntou a quem fez a assistência, Pedro Gonçalves: “Estavas em fora-de-jogo?”. Pote encolheu os ombros: “Sei lá, nunca sei”.

Teste. Som. Um, dois. Sim, lá de Oeiras confirmam pelo microfone que Pedro Gonçalves estava em posição irregular.

No segundo tempo, registei um momento de particular tristeza. Ibrahim Alhassan, quando percebeu que iria ser expulso, também percebeu que iria dificultar a tarefa do Nacional neste jogo e neste campeonato.

Ora bem, zero golos aos 80 minutos… Está na altura de o Sporting resolver isto. Pois claro: primeiro Feddal, com assistência de Jovane Cabral, e depois o próprio Jovane Cabral, que entrou para ser o protagonista deste jogo (mais um) decisivo.

Vamos ouvir os discursos. Primeiro, o mais simples: Rúben Amorim voltou a dar os parabéns aos “miúdos”. Aos miúdos Adán (que desta vez não esteve em campo mas costuma estar), Neto, Coates, Feddal, Palhinha, João Mário (que também não jogou), Nuno Santos, Paulinho… Quais miúdos? Podes falar dos miúdos da casa Nuno Mendes, de Daniel Bragança e de Tiago Tomás. Ou de Jovane, às vezes. Mas quem costuma jogar pelo Sporting, nesta temporada, não são propriamente iniciantes. Até há gente com experiência em dois dos grandes clubes europeus, há gente campeã europeia. Miúdos… Retiremos essa ideia generalizada.

Lá vem Manuel Machado escrever uma carta: “Foi uma partida dentro dos parâmetros que eram supostos”. Ei. Que categoria. Mais? “Um ou outro momento aos quais o nosso guarda-redes respondeu com competência”. Mais? “Aproveito para dar um pequeno subsídio a quem nomeia“. Ei lá… O que vem aí? “Eu leio na medida em que, de facto, uns são filhos de um Deus grande, outros são filhos de um Deus menor“.
Ui. Falares em Deus no meio disto…?

Nas últimas 12 jornadas o Nacional poderia ter acumulado 36 pontos e conseguiu…três. Que vos valhe…algum Deus?

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …