Nota artística: Deus grande para o Sporting, Deus menor para o Nacional

Tantas semelhanças entre Sporting e Nacional… A equipa visitada tem mais pontos do que todos os adversários; a equipa visitante tem menos pontos do que todos os advesários. O treinador da equipa visitada já esteve presente em 30 ou 40 jogos da primeira divisão; o treinador da equipa visitante já esteve presente em 300 ou 400 jogos da primeira divisão (mais ou menos). Rúben apresenta um discurso simples, por vezes repetitivo; Manuel apresenta um discurso erudito, por vezes difícil de compreender. Às vezes até parecem almas gémeas.

Na baliza do Sporting eis o Max que não é madeirense. A última vez que eu vi aquele jovem Maximiano a iniciar um jogo da equipa principal, no campeonato, foi na época passada. O Sán Garrido está castigado e Max aproveitou. Já tinhas saudades, calculo.

Noutros tempos, as pessoas entravam nas bancadas dos estádios. Agora ficam no parque de estacionamento de Alvalade a cantar e a tocar tambores, durante o jogo. É para lembrar a festa madeirense do outro Max.

Noutros tempos, Rúben Micael era companheiro de equipa, jogava ao lado de Rúben Amorim, agora treinador adversário. Aquele meio-campo, todo ele português e todo ele forte, composto por Custódio, Rúben Amorim, Rúben Micael e Hugo Viana. Tantas ligações a Alvalade, entre esses bons médios do Sporting de Braga. Nessa equipa jogava um tal Éder. Não conheço.

E essa equipa, se não me engano, cometia menos faltas do que a atual do Micael. Em Alvalade, ainda na primeira parte, já contabilizávamos umas 20 faltas, quase todas cometidas pelo Nacional. A culpa é dos deuses. Já lá vamos.

João Camacho até foi o primeiro homem a criar perigo; e o Nacional poderia ter marcado aí. Mas depois foi o Sporting quem mandou no jogo e apareceu mais e com mais perigo na área contrária. Paulinho até marcou mas a jogada foi anulada. Foi curioso ver a reação do internacional português, que sabia que não estava em fora-de-jogo. Perguntou a quem fez a assistência, Pedro Gonçalves: “Estavas em fora-de-jogo?”. Pote encolheu os ombros: “Sei lá, nunca sei”.

Teste. Som. Um, dois. Sim, lá de Oeiras confirmam pelo microfone que Pedro Gonçalves estava em posição irregular.

No segundo tempo, registei um momento de particular tristeza. Ibrahim Alhassan, quando percebeu que iria ser expulso, também percebeu que iria dificultar a tarefa do Nacional neste jogo e neste campeonato.

Ora bem, zero golos aos 80 minutos… Está na altura de o Sporting resolver isto. Pois claro: primeiro Feddal, com assistência de Jovane Cabral, e depois o próprio Jovane Cabral, que entrou para ser o protagonista deste jogo (mais um) decisivo.

Vamos ouvir os discursos. Primeiro, o mais simples: Rúben Amorim voltou a dar os parabéns aos “miúdos”. Aos miúdos Adán (que desta vez não esteve em campo mas costuma estar), Neto, Coates, Feddal, Palhinha, João Mário (que também não jogou), Nuno Santos, Paulinho… Quais miúdos? Podes falar dos miúdos da casa Nuno Mendes, de Daniel Bragança e de Tiago Tomás. Ou de Jovane, às vezes. Mas quem costuma jogar pelo Sporting, nesta temporada, não são propriamente iniciantes. Até há gente com experiência em dois dos grandes clubes europeus, há gente campeã europeia. Miúdos… Retiremos essa ideia generalizada.

Lá vem Manuel Machado escrever uma carta: “Foi uma partida dentro dos parâmetros que eram supostos”. Ei. Que categoria. Mais? “Um ou outro momento aos quais o nosso guarda-redes respondeu com competência”. Mais? “Aproveito para dar um pequeno subsídio a quem nomeia“. Ei lá… O que vem aí? “Eu leio na medida em que, de facto, uns são filhos de um Deus grande, outros são filhos de um Deus menor“.
Ui. Falares em Deus no meio disto…?

Nas últimas 12 jornadas o Nacional poderia ter acumulado 36 pontos e conseguiu…três. Que vos valhe…algum Deus?

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …

Crise pós-autárquicas. Tiro pode sair pela culatra à oposição (e beneficiar PS)

O tiro de partida para as eleições autárquicas deve ser dado em junho, por um PS ainda sem pressa para avançar. "Qual é a pressa?" Em 2013, António José Seguro repetiu várias vezes esta questão, numa …

Com o sonho da Champions destruído, Real Madrid prepara revolução no plantel

O Real Madrid vai dar início a uma revolução de médio-longo prazo no plantel após a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões. O Real Madrid caiu aos pés do Chelsea nas meias-finais da Liga dos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: não há título para este Benfica-FC Porto

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/benfica-1-1-fc-porto-o-musical Vamos até 2020. Setembro. O campeonato começa, olhamos novamente para o calendário e verificamos que há um Benfica-FC Porto na 31.ª jornada. Ui. Este vai ser o jogo do título. Hum... Chegámos a maio e, …

No Nepal, há pacientes a ser tratados no chão dos hospitais (e fala-se em "catástrofe humana")

O Nepal está a lutar para conter uma explosão de casos de covid-19, à medida que aumentam os temores de que a situação no país seja tão má - se não pior - como na …

Botafogo recusou proposta de 23 milhões de um clube português por jovem de 17 anos

O Botafogo rejeitou uma proposta de 23 milhões de euros de um clube português por Matheus Nascimento, jovem avançado de 17 anos. A imprensa brasileira avança que um clube português, que não foi identificado, apresentou uma …