Nobel de 2022 para três pioneiros da “química click” e bio-ortogonal

The Nobel Prize / Twitter

Os cientistas Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless são os distinguidos com o Prémio Nobel da Química de 2022

Os cientistas Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e Barry Sharpless são os distinguidos com o Prémio Nobel da Química de 2022 pelo “desenvolvimento da “química click” e da química bio-ortogonal”.

A “química click” é utilizada no desenvolvimento de produtos farmacêuticos para mapear o ADN e criar materiais mais adequados à finalidade a que se destinam. Através de reações bio-ortogonais, os investigadores melhoraram a atuação de produtos farmacêuticos contra o cancro, destacou a Academia Sueca.

Barry Sharpless e Morten Meldal lançaram as bases para uma forma funcional de química – ‘click chemistry’ – na qual os blocos de construção molecular se encaixam de forma rápida e eficiente.

Por sua vez, Carolyn Bertozzi levou a química clique para “uma nova dimensão” e começou a utilizá-la em organismos vivos. As reações bio-ortogonais que desenvolveu ocorrem sem interromper a química normal da célula.

Barry Sharpless recebe um Nobel da Química pela segunda vez – a primeira foi em 2001 -, tornando-se assim na quinta pessoa da história a ser laureada com dois prémios Nobel.

Segundo anunciou esta quarta-feira o comité do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, os três investigadores contribuíram para uma engenhosa ferramenta para construir moléculas. O prémio tem um valor de dez milhões de coroas suecas (986 mil euros).

Ao longo de 120 anos, entre 1901 e 2021, 187 cientistas receberam o Prémio Nobel da Química, sete dos quais foram entregues a mulheres. As últimas a serem distinguidas tinham sido Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna, em 2020, pelo desenvolvimento de um método de edição do genoma, o CRISPR/Cas9.

Em 2021, os destacados com o prémio foram Benjamin List e David W.C. MacMillan pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta que permite a construção de moléculas: a organocatálise.

Este ano, já foi atribuído o Nobel da Medicina a Svante Pääbo pelas suas descobertas ligadas à evolução humana, e o Nobel da Física a Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger pelo seu trabalho na área da informação quântica.

Na quinta-feira será anunciado o Prémio Nobel da Literatura e, na sexta-feira, o Nobel da Paz. O Prémio em Ciências Económicas será divulgado na próxima segunda-feira.

O Prémio Nobel foi criado em 1895 por Alfred Nobel, tendo sido distinguidas até à data 975 pessoas. Entre os vencedores há 59 mulheres. Os galardões são atribuídos anualmente pela Academia Real das Ciências da Suécia, pelo Comité do Nobel e pelo Instituto Karolisnka.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.