Um tubarão misterioso foi pescado nas águas da Austrália. Mas ninguém o consegue identificar

3

Trapman Bermagui / Facebook

Imagem captada por Trapman Bermagui, pescador

Alguns especialistas especularam sobre a espécie a que o tubarão pertencia, com as opiniões a divergirem.

Um animal bizarro de águas profundas com olhos salientes e um sorriso enervante e humano foi recentemente arrastado das profundezas da costa da Austrália. No entanto, os especialistas em tubarões não sabem exatamente a que espécie a criatura de aspeto assustador pertencer, o que aumenta o mistério que envolve o espécime invulgar.

Trapman Bermagui, um pescador de alto mar, pescou o misterioso tubarão a uma profundidade de cerca de 650 metros ao largo da costa de New South Wales, na Austrália. Mais tarde, partilhou uma fotografia onde é possível ver a pele áspera do tubarão morto, tipo lixa, focinho grande e pontiagudo, grandes olhos salientes e brancos perolados expostos.

Alguns especialistas especularam sobre a espécie a que o tubarão pertencia, com o palpite mais comum a ser o de que o animal era um tubarão cookiecutter (Isistius brasiliensis), nomeado pelas marcas distintivas de mordedura que deixa em animais maiores. Outras suposições incluíam um tubarão duende (Mitsukurina owstoni) ou uma espécie de tubarão lanterna (Etmopteridae).

No entanto, Trapman Bermagui discordou dos especialistas, afastando a possibilidade de ser um cookiecutter. “É um tubarão de pele áspera, também conhecido como uma espécie de Endeavor dogfish”, um tipo de tubarão, do grupo de tubarões de profundidade encontrado em todo o mundo, de acordo com o Shark Research Institute. Ainda assim, alguns peritos em tubarões não estão convencidos com a identificação dos pescadores.

“Parece-me um tubarão-grande de águas profundas (Dalatias licha), que são conhecidos nas águas ao largo da Austrália”, disse Christopher Lowe, diretor do Shark Lab da Universidade Estadual da Califórnia, Long Beach, à Newsweek. Embora, seja difícil dizer com certeza sem poder ver peixe inteiro, acrescentou.

Dean Grubbs, biólogo marinho e perito em tubarões da Universidade Estatal da Florida, ofereceu uma conclusão diferente. Grubbs suspeitava que o tubarão morto era um tubarão de pele grossa (Centroscymnus owstonii), um tipo de tubarão adormecido da mesma família dos tubarões da Gronelândia (Somniosus microcephalus), de acordo com a Newsweek.

É também possível que o tubarão possa pertencer a uma espécie nunca antes vista, disse Lowe. “Descobrimos constantemente novas espécies de tubarão de águas profundas e muitas parecem muito semelhantes umas às outras”.

“É um tubarão-estufa“, disse o britânico Finucci, cientista de pescas do Instituto Nacional de Investigação da Água e da Atmosfera da Nova Zelândia, especializado em tubarões de águas profundas, num e-mail enviado à Live Science. No entanto, não é claro a que espécie deste grupo pertence exatamente, acrescentou ela.

Charlie Huveneers, cientista de tubarões da Universidade de Flinders na Austrália, disse concordar com a identificação da Finucci e que o animal era, muito provavelmente, um tubarão que se ingere. “No passado, os tubarões-estufa eram alvo da pesca do seu óleo de fígado em Nova Gales do Sul”, disse Finucci.

A maioria dos tubarões-estufador são “muito sensíveis à sobreexploração da pesca” e, como resultado, “algumas espécies estão agora altamente ameaçadas e protegidas na Austrália”, acrescentou ela.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.