NBA vai passar confirmar a altura e a idade dos jogadores para evitar falsas informações

A NBA, considerada a melhor e mais profissional liga de basquetebol do mundo, vai passar a medir a altura e confirmar a idade dos jogadores já na próxima temporada, que começa em outubro.

Segundo noticiou o Público, é antiga a tendência de muitos jogadores para mentirem acerca de quanto medem, por motivos variados e, em alguns casos, complexos.

À cabeça surge o caso de Kevin Durant, para muitos o melhor jogador do mundo. O norte-americano mede 2,06m, pelo menos nos registos da NBA. Mas, quando surge ao lado de jogadores com a mesma altura, é claramente mais alto.

O mistério foi desfeito pelo próprio basquetebolista, que já assumiu medir mais. “Quando falo com uma mulher digo que meço 2,13m. No basquetebol digo que meço 2,06m”, assumiu, em 2016. E explicou: “Sempre achei giro dizer que sou um extremo de 2,06m, que é a altura de um poste”.

Esta mentira prende-se, também, com a preferência por jogar a extremo em vez de jogar a poste. Pela altura real, não só poderia ser mais vezes chamado para jogar a poste como perderia a vantagem de estatura que, como extremo, tem relativamente a quase todos os seus defensores.

Há, depois, casos como o de Draymond Green, que deverá medir menos do que disse. O jogador é um poste relativamente baixo (mede “apenas” 1,98m), pelo que os seis centímetros a mais que dizia ter lhe dariam, na altura do ‘draft’ – foi escolhido na segunda ronda, em 2012 -, um estatuto melhor aos olhos das equipas potencialmente interessadas em contratá-lo.

Isiah Thomas, pequeno base dos Washington Wizards, é outro dos jogadores que deverá ser prejudicado pelas mudanças nas medições, já que medirá uns centímetros a menos – e bastante jeito dão estes centímetros no estatuto de um jogador que medirá apenas 1,76m.

Tudo isto parece uma trivialidade apenas importante em matéria de ‘draft’ e pouco relevante para o jogo em si, mas talvez não seja exatamente assim, já que a questão das alturas pode influir, por exemplo, nos encaixes defensivos das equipas.

Sabendo-se da predileção da NBA e dos seus treinadores pelos números, é real a possibilidade de alguns técnicos estipularem encaixes defensivos com base na altura que crêem que os seus jogadores têm.

A solução encontrada pela NBA foi, na pré-época, solicitar medições exatas aos atletas, algo que nunca foi feito até aqui. Medições que deverão ser feitas sem os ténis calçados (os jogadores podem, no máximo, estar a usar meias).

Esta opção não é consensual, já que muitos alegam que, se os jogadores jogam calçados, a altura que interessa não é a “biológica”, mas sim a que é medida com os ténis nos pés. O certo é que, a partir de agora, dificilmente haverá mentiras sobre as alturas dos jogadores. Sobre as alturas e sobre as idades.

Embora seja um problema bastante menos frequente, a NBA quer terminar, também, com as idades falsas. Buddy Hield, dos Sacramento Kings, revelou ter nascido em 1992, mas os registos diziam que tinha nascido em 1993. Um factor que pode ter tido peso no ‘draft’, em 2016 – foi escolhido em sexto lugar -, mas que o jogador garante não ter sido propositado.

“Cheguei das Bahamas com passaporte, que diz que nasci em 1992. E a minha carta de condução também. Acho que alguém na NBA foi buscar a informação à Wikipédia ou assim e registou esse erro”, explicou.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …