NBA vai passar confirmar a altura e a idade dos jogadores para evitar falsas informações

A NBA, considerada a melhor e mais profissional liga de basquetebol do mundo, vai passar a medir a altura e confirmar a idade dos jogadores já na próxima temporada, que começa em outubro.

Segundo noticiou o Público, é antiga a tendência de muitos jogadores para mentirem acerca de quanto medem, por motivos variados e, em alguns casos, complexos.

À cabeça surge o caso de Kevin Durant, para muitos o melhor jogador do mundo. O norte-americano mede 2,06m, pelo menos nos registos da NBA. Mas, quando surge ao lado de jogadores com a mesma altura, é claramente mais alto.

O mistério foi desfeito pelo próprio basquetebolista, que já assumiu medir mais. “Quando falo com uma mulher digo que meço 2,13m. No basquetebol digo que meço 2,06m”, assumiu, em 2016. E explicou: “Sempre achei giro dizer que sou um extremo de 2,06m, que é a altura de um poste”.

Esta mentira prende-se, também, com a preferência por jogar a extremo em vez de jogar a poste. Pela altura real, não só poderia ser mais vezes chamado para jogar a poste como perderia a vantagem de estatura que, como extremo, tem relativamente a quase todos os seus defensores.

Há, depois, casos como o de Draymond Green, que deverá medir menos do que disse. O jogador é um poste relativamente baixo (mede “apenas” 1,98m), pelo que os seis centímetros a mais que dizia ter lhe dariam, na altura do ‘draft’ – foi escolhido na segunda ronda, em 2012 -, um estatuto melhor aos olhos das equipas potencialmente interessadas em contratá-lo.

Isiah Thomas, pequeno base dos Washington Wizards, é outro dos jogadores que deverá ser prejudicado pelas mudanças nas medições, já que medirá uns centímetros a menos – e bastante jeito dão estes centímetros no estatuto de um jogador que medirá apenas 1,76m.

Tudo isto parece uma trivialidade apenas importante em matéria de ‘draft’ e pouco relevante para o jogo em si, mas talvez não seja exatamente assim, já que a questão das alturas pode influir, por exemplo, nos encaixes defensivos das equipas.

Sabendo-se da predileção da NBA e dos seus treinadores pelos números, é real a possibilidade de alguns técnicos estipularem encaixes defensivos com base na altura que crêem que os seus jogadores têm.

A solução encontrada pela NBA foi, na pré-época, solicitar medições exatas aos atletas, algo que nunca foi feito até aqui. Medições que deverão ser feitas sem os ténis calçados (os jogadores podem, no máximo, estar a usar meias).

Esta opção não é consensual, já que muitos alegam que, se os jogadores jogam calçados, a altura que interessa não é a “biológica”, mas sim a que é medida com os ténis nos pés. O certo é que, a partir de agora, dificilmente haverá mentiras sobre as alturas dos jogadores. Sobre as alturas e sobre as idades.

Embora seja um problema bastante menos frequente, a NBA quer terminar, também, com as idades falsas. Buddy Hield, dos Sacramento Kings, revelou ter nascido em 1992, mas os registos diziam que tinha nascido em 1993. Um factor que pode ter tido peso no ‘draft’, em 2016 – foi escolhido em sexto lugar -, mas que o jogador garante não ter sido propositado.

“Cheguei das Bahamas com passaporte, que diz que nasci em 1992. E a minha carta de condução também. Acho que alguém na NBA foi buscar a informação à Wikipédia ou assim e registou esse erro”, explicou.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …