Os Austríacos podem insultar os políticos (e mostrar-lhes o dedo do meio)

Um Alto Tribunal da Áustria opinou que no país é legal insultar e fazer gestos obscenos contra políticos, sempre e quando ocorra no marco de um debate político, informou nesta quinta-feira a agência de notícias “APA”.

O grupo “Linkswende” tinha divulgado um vídeo na internet no qual “mostra o dedo do meio” ao líder do partido ultradireitista FPÖ e agora vice-chanceler, Heinz Christian Strache.

Um Alto Tribunal de Viena rejeitou esta quarta-feira o recurso apresentado pelo FPÖ contra o vídeo postado no Youtube durante a campanha para as eleições gerais de 15 de outubro.

O vídeo de “Linkswende” mostra vários ativistas do grupo que explicam numa frase as razões pelas quais são contra Strache e a sua política. No fim da explicação, cada um mostra “o dedo do meio” e terminam com “Fuck Strache (que se foda Strache)”.

Segundo os juízes austríacos, no marco de um debate político é legítimo expressar a rejeição a um político inclusive de forma “provocadora e chocante”, já que isto “faz parte elementar da liberdade de expressão”.

A sentença é definitiva e não pode ser recorrida, explicou hoje um porta-voz do Alto Tribunal regional de Viena.

Um porta-voz de “Linkswende” qualificou a decisão como uma “vitória para a liberdade de expressão e de imprensa” na Áustria, onde desde dezembro governa um Executivo formado pelo partido democrata-cristão ÖVP e o ultradireitista FPÖ.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.