Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo. 

A mão robótica é totalmente montada com circuitos fluídicos integrados numa única peça e é capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.

Este tipo de circuito permite que a mão opere em resposta à força exercida num único controlo. Como resultado, uma baixa pressão faz a personagem do jogo andar, enquanto que uma alta pressão a faz saltar.

Nos testes, a mão robótica foi guiada por um programa que alternou autonomamente entre “desligado”, “baixa”, “média” e “alta pressão”. O dispositivo foi capaz de pressionar os botões para completar com sucesso o primeiro nível do Super Mario Bros em menos de 90 segundos.

“Anteriormente, cada dedo de uma mão robótica macia necessitava da sua própria linha de controlo, o que pode limitar a portabilidade e a utilidade”, explica o co-autor Joshua Hubbard, citado pelo EurekAlert.



“Ao imprimir a mão robótica suave com os nossos transístores fluidos integrados, o dispositivo é capaz de jogar Nintendo com base numa única entrada de pressão“, acrescentou.

A escolha do primeiro nível do Super Mario Bros foi motivada tanto pela Ciência (uma vez que um único erro pode acabar com o jogo), como pela diversão.

A inovação, cujo artigo científico foi publicado a 14 de julho na Science Advances, pode originar novos tipos de robôs flexíveis ou insufláveis movidos a água ou ar, em detrimento da eletricidade, por exemplo.

ZAP //