Mais de metade dos autarcas socialistas declara apoio a António Costa

TD luismiguelmartins / Flickr

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Mais de metade dos autarcas socialistas – 81 dos 150 eleitos – assinaram um manifesto, divulgado esta quarta-feira, de apoio a António Costa nas eleições primárias do partido marcadas para 28 de setembro.

O manifesto, subscrito por presidentes de câmara de concelhos de todos os distritos do país e também dos arquipélagos da Madeira e Açores, defende que “Portugal precisa de uma estratégia que (…) aposte em valores tão caros aos autarcas como descentralização e proximidade” e “na valorização do território e das pessoas”.

Sublinhando que o país “precisa de uma alternativa, muito para além da mera alternância”, os autarcas referem dar apoio a António Costa para que “corte com a política centralizadora e meramente economicista seguida pelo atual Governo”.

Essa estratégia, adianta o documento, “exige visão, exige coragem e exige determinação, algo que António Costa já demonstrou ter nos diferentes cargos que exerceu e, designadamente, como autarca e presidente de câmara”.

A lista dos autarcas apoiantes de António Costa integra os presidentes das câmaras de Arouca e Sever do Vouga (ambos independentes) no distrito de Aveiro, de Aljustrel e Odemira em Beja, e de Fafe (também independente), Guimarães e Vizela, em Braga.

No distrito de Bragança, os subscritores presidem às câmaras de Alfândega da Fé, Vila Flor e Vinhais, enquanto de Castelo Branco constam os autarcas da capital local, mas também da Covilhã, de Proença-a-Nova e de Vila Velha de Rodão.

Figueira da Foz e Miranda Corvo, no distrito de Coimbra, Mourão, Portel (independente), Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo, no distrito de Évora, e Alcoutim, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila do Bispo, no distrito de Faro, são outros dos concelhos que se manifestaram a favor de António Costa.

A lista conta ainda com os presidentes das câmaras de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Porto de Mós, em Leiria, e de Campo Maior (independente), Crato e Elvas, e Gavião, no distrito de Portalegre.

De Lisboa, onde o candidato apoiado é presidente da capital de distrito, constam os responsáveis pelas câmaras de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Amadora, Azambuja, Lourinhã, Odivelas, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, enquanto o Porto inclui o presidente da autarquia de Matosinhos (independente).

Santarém contribui para a lista de apoiantes com sete presidentes de câmara – Abrantes, Alcanena, Chamusca, Coruche, Entroncamento, Salvaterra de Magos (independente) e Vila Nova da Barquinha – e Setúbal com um: Montijo.

De três distritos do Norte juntam-se mais 14 apoiantes, entre os quais se contam os autarcas de Caminha, Monção, Paredes de Coura e Ponte da Barca, em Viana Castelo, e, no distrito de Vila Real, os concelhos de Mesão Frio, Mondim de Basto, Murça, Pena, Sabrosa (independente), Santa Marta de Penaguião, além da capital local.

Mangualde, Santa Comba Dão e Vila Nova de Paia (independente), no distrito de Viseu, concluem a lista das câmaras do Norte que apoiam António Costa, segundo manifesto.

Os Açores são a região do país que contribui com maior número de apoiantes, 12, espalhados por Angra do Heroísmo, Corvo, Horta, Lages das Flores, Lages do Pico, Nordeste, Povoação, Praia da Vitória, Santa Cruz das Flores, Santa Cruz da Graciosa, Vila Franca do Campo e São Roque do Pico.

A Madeira, por seu lado, apresenta apenas um autarca apoiante do candidato às primárias do PS António Costa, com a assinatura de mais um independente, o presidente da câmara de Santa Cruz.

António Costa e o secretário-geral socialista, António José Seguro, disputam eleições primárias para a escolha do candidato do PS a primeiro-ministro no próximo dia 28.

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-Presidente do Zimbabué Robert Mugabe morreu vítima de cancro

O ex-Presidente do Zimbabué, que morreu no passado dia 6 de setembro num hospital em Singapura, sofria de cancro em fase terminal, anunciou esta segunda-feira o novo chefe de Estado do país. O atual Presidente, …

Britânicos que divulgaram imagens de Emiliano Sala na morgue condenados a pena de prisão

Os dois britânicos acusados de terem acedido e divulgado imagens do corpo do jogador argentino, que faleceu num acidente de avião, foram condenados a penas de prisão efetivas. Segundo o Observador, um homem e uma mulher …

Lionel Messi ganha prémio The Best pela sexta vez

O futebolista argentino conquistou, pela sexta vez, o prémio The Best da FIFA, , durante a cerimónia que decorreu em Milão, Itália, sucedendo ao croata Luka Modric. O argentino Lionel Messi, de 32 anos, regressou ao lote …

Lágrimas de cristal. Jovem chora "diamantes" em vez de lágrimas

Em vez de lágrimas, Satenik Kazarián chora pequenos cristais. Os médicos ainda não conseguiram obter um diagnóstico preciso da doença, que tem tornado a vida desta jovem num autêntico "inferno". Satenik Kazarián, uma arménia de apenas …

UGT defende aumento do salário mínimo para 660 euros em 2020

A União Geral de Trabalhadores (UGT) reivindicou, esta segunda-feira, a subida do salário mínimo para 660 euros em 2020, para que se atinja um patamar de, pelo menos, 800 euros no final da próxima legislatura …

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …