Mais de metade dos autarcas socialistas declara apoio a António Costa

TD luismiguelmartins / Flickr

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Mais de metade dos autarcas socialistas – 81 dos 150 eleitos – assinaram um manifesto, divulgado esta quarta-feira, de apoio a António Costa nas eleições primárias do partido marcadas para 28 de setembro.

O manifesto, subscrito por presidentes de câmara de concelhos de todos os distritos do país e também dos arquipélagos da Madeira e Açores, defende que “Portugal precisa de uma estratégia que (…) aposte em valores tão caros aos autarcas como descentralização e proximidade” e “na valorização do território e das pessoas”.

Sublinhando que o país “precisa de uma alternativa, muito para além da mera alternância”, os autarcas referem dar apoio a António Costa para que “corte com a política centralizadora e meramente economicista seguida pelo atual Governo”.

Essa estratégia, adianta o documento, “exige visão, exige coragem e exige determinação, algo que António Costa já demonstrou ter nos diferentes cargos que exerceu e, designadamente, como autarca e presidente de câmara”.

A lista dos autarcas apoiantes de António Costa integra os presidentes das câmaras de Arouca e Sever do Vouga (ambos independentes) no distrito de Aveiro, de Aljustrel e Odemira em Beja, e de Fafe (também independente), Guimarães e Vizela, em Braga.

No distrito de Bragança, os subscritores presidem às câmaras de Alfândega da Fé, Vila Flor e Vinhais, enquanto de Castelo Branco constam os autarcas da capital local, mas também da Covilhã, de Proença-a-Nova e de Vila Velha de Rodão.

Figueira da Foz e Miranda Corvo, no distrito de Coimbra, Mourão, Portel (independente), Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo, no distrito de Évora, e Alcoutim, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila do Bispo, no distrito de Faro, são outros dos concelhos que se manifestaram a favor de António Costa.

A lista conta ainda com os presidentes das câmaras de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Porto de Mós, em Leiria, e de Campo Maior (independente), Crato e Elvas, e Gavião, no distrito de Portalegre.

De Lisboa, onde o candidato apoiado é presidente da capital de distrito, constam os responsáveis pelas câmaras de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Amadora, Azambuja, Lourinhã, Odivelas, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, enquanto o Porto inclui o presidente da autarquia de Matosinhos (independente).

Santarém contribui para a lista de apoiantes com sete presidentes de câmara – Abrantes, Alcanena, Chamusca, Coruche, Entroncamento, Salvaterra de Magos (independente) e Vila Nova da Barquinha – e Setúbal com um: Montijo.

De três distritos do Norte juntam-se mais 14 apoiantes, entre os quais se contam os autarcas de Caminha, Monção, Paredes de Coura e Ponte da Barca, em Viana Castelo, e, no distrito de Vila Real, os concelhos de Mesão Frio, Mondim de Basto, Murça, Pena, Sabrosa (independente), Santa Marta de Penaguião, além da capital local.

Mangualde, Santa Comba Dão e Vila Nova de Paia (independente), no distrito de Viseu, concluem a lista das câmaras do Norte que apoiam António Costa, segundo manifesto.

Os Açores são a região do país que contribui com maior número de apoiantes, 12, espalhados por Angra do Heroísmo, Corvo, Horta, Lages das Flores, Lages do Pico, Nordeste, Povoação, Praia da Vitória, Santa Cruz das Flores, Santa Cruz da Graciosa, Vila Franca do Campo e São Roque do Pico.

A Madeira, por seu lado, apresenta apenas um autarca apoiante do candidato às primárias do PS António Costa, com a assinatura de mais um independente, o presidente da câmara de Santa Cruz.

António Costa e o secretário-geral socialista, António José Seguro, disputam eleições primárias para a escolha do candidato do PS a primeiro-ministro no próximo dia 28.

PARTILHAR

RESPONDER

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …