Nota artística: Lisboa menina e…ficaz (e líder)

Provavelmente, em Setembro deste an…do ano passado, poucos especialistas previam que, no início de Janeiro, o Sporting seria o líder e que, quando recebesse o Sporting de Braga, iriam estar no relvado as duas equipas que talvez joguem melhor em Portugal. Mas elas lá estão. As duas equipas, os dois Sportings. Um é líder, o outro está apenas a cinco pontos do primeiro lugar. Ambos procuram ultrapassar mais um degrau, rumo ao paraíso.

Quem gosta de espetáculo, esperava ver espetáculo em Alvalade. Quem gosta de espetáculo, não viu espetáculo em Alvalade durante a primeira meia hora, durante a qual as defesas foram claramente superiores aos ataques. Equipas bem encaixadas, adversários bem estudados, táticas mais evidentes do que as técnicas.

O que ficou evidente foi o rosto preocupado de Carlos Carvalhal, quando viu que Raúl Silva podia estar lesionado. Mais um defesa de fora por motivos físicos? Mais do que preocupado, Carvalhal parecia farto. Uns doentes, outros cansados.

Nada de oportunidades até à meia hora, até que Ricardo Horta obrigou Adán a grande defesa. Rolando quase marcava, o Sporting estava a adormecer. Al Musrati acertou com estrondo no poste, Sporting por baixo do adversário e abaixo do que tem sido habitual nesta temporada.

Mas, apesar de superiores, os homens do Minho foram algo inocentes ao tentar finalizar as oportunidades que criaram.

Vou dar uma grande novidade. Uma frase que nunca se disse no futebol: quem não marca, arrisca-se a sofrer. É uma inovação, uma teoria nova que tento inserir no ano novo.

Quem marcou foi Paulinho. Mas hoje em dia já se sabe: é melhor esperar pelos versos da música que passa nos auscultadores do árbitro. Pode ser golo, pode não ser. Não foi. 14 centímetros, uma fartura.

No primeiro remate do Sporting à baliza, golo. Os outros não marcaram… Quem marcou pela equipa da casa? Pedro Gonçalves. Que até esteve um pouco abaixo da média.

Braga responde, mas nova grande defesa de Adán. O Max que não é madeirense vai continuar no banco.

Mais uma vez, eficácia do Sporting. Uma estreia: Matheus Nunes. O seu primeiro golo pela equipa principal do Sporting. Homenagem a outro Matheus?

O Sporting de Braga perdeu. Há algum tempo que não sabia o que era isso. São agora oito pontos a menos do que o outro Sporting. Isso desmoraliza a equipa? Perguntou o jornalista. Carvalhal respondeu: “Estou desmoralizadíssimo. Aliás, nem me apetece ir trabalhar amanhã”.

2021 começa como 2020 terminou (neste contexto): Sporting de Lisboa na liderança.

Homenagem a outro lisboeta?

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …