Linha de Fundo: Festa da Taça no Jamor, um espanhol inspirado e um plano B discreto

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

A maratona de jogos da Taça em destaque, onde o Sporting foi arrasador, dragões competentes e encarnados em serviços mínimos. Por Inglaterra, Mourinho e Jota nas primeiras páginas e o brilharete de Miguel Oliveira, visto da Linha de Fundo.

Inspiração de Martínez a desatar o nó

Fabril do Barreiro 0 – FC Porto 1 (Toni Martínez 45+1′, Mehdi Taremi 51′)

O campeão nacional e atual vencedor da prova rainha apresentou muitas novidades.

Sérgio Conceição, aproveitou o jogo frente a uma equipa do Campeonato de Portugal para dar utilização a alguns jogadores menos utilizados neste início de temporada, com particular destaque para Carraça, em estreia, Felipe Anderson e a dupla de avançados Mehdi Taremi e Toni Martínez.

Tal como se previa, o FC Porto entrou a dominar, encontrado um adversário com capacidade de organização e armado com uma linha defensiva de cinco jogadores. A maior capacidade azul e branca, levou a que fossem criadas várias oportunidades de golo, mas quer pela competência do Fabril, quer por algum desacerto ofensivo dos dragões, foi preciso esperar até ao momento dos descontos para surgisse o primeiro golo, fruto de um momento de inspiração individual de uma das novidades lançadas por Sérgio Conceição.

https://twitter.com/B24PT/status/1330171712902717446

A merecer destaque nesta entrada portista na Taça de Portugal, o ponto alto do jogo, o grande golo de Toni Martínez. Passe notável de Otávio e finalização inspirada do espanhol. Remate acrobático a dar vantagem aos dragões em cima do intervalo. Foi o desatar do nó.
Logo a abrir a segunda parte, o FC Porto conseguiu ampliar.

O segundo trouxe a tranquilidade à equipa portista, que aproveitou para gerir o jogo, começando a pensar que esta semana está de regresso a Liga dos Campeões.

Jogo ganho sem sobressaltos.

O FC Porto está invicto há 15 jogos na Taça de Portugal, está a uma partida de igualar o recorde (2001/02) de jogos sem perder.
A última derrota aconteceu em Abril 2018 frente ao Sporting em Alvalade (golo de Coates). É a 6.ª época consecutiva que o FC Porto passa 1.ª eliminatória, que disputou, da Taça de Portugal. Os dragões há 10 anos que não sofrem golos de equipas de 3.º escalão (ou mais) na Taça de Portugal.

Samaris derruba Paredes

USC Paredes 0 – SL Benfica 1 (Samaris 26′)

Dominador, muita pressão, sempre à procura do golo. Com um “plano B” a revolucionar o onze inicial, o SL Benfica levou a sério o jogo, frente a um adversário que mostrou capacidade de resistência e foi adiando o mais que conseguiu o desfecho da partida. Das mais variadas formas o jogo dos encarnados foi passado do terço defensivo do Paredes.

Boa circulação de bola, natural poderio ofensivo, com Franco Cervi e Samaris em destaque. Uma dupla que esteve na origem do golo solitário.

Livre marcado por Cervi, Samaris vindo de trás, ganha bem a posição e solto de marcação, a aproveitar para de cabeça colocar a bola fora do alcance de Marco Ribeiro, o guarda-redes do Paredes, que também merece nota positiva.

Frente ao Paredes, Jesus promoveu quatro estreias na equipa principal: Helton Leite, João Ferreira, Daniel dos Anjos e Tiago Araújo. Apostou no ataque na dupla Gonçalo Ramos e Facundo Ferreyra. Ambos não aproveitaram a oportunidade, não conseguindo dar resposta à criação ofensiva da equipa. 
O treinador do Benfica utilizou já 31 jogadores esta época, vendo nas equipas B e sub-23 uma segunda linha, mas a diferença é acentuada.

Benfica qualificado para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal: é a 18.ª época consecutiva que os encarnados ultrapassam o primeiro jogo da prova, voltando a terminar um jogo da Taça sem golos sofridos, sofria na competição há 6 jogos.

Depois de 3 jogos sem ganhar (um empate e 2 derrotas), o Benfica voltou às vitórias.

Respeito que estamos no Jamor

Sacavenense 1 (Iaquinta 53′) – Sporting CP 7 (Nuno Santos 3′, Sebastián Coates 26′ e 47′, Jovane Cabral 32′ (g.p.), Pedro Marques 86′ e 90′, Gonçalo Inácio 90′

Rúben Amorim apresentou um onze muito próximo das escolhas habituais e os leões não sentiram qualquer dificuldade para mostrar em campo as diferenças perante o adversário do Campeonato de Portugal.

Leões categóricos , levando muito a sério a tarefa. Mostrou mais uma vez muita consistência, excelente ligação entre todos, evidenciando processos de construção bem trabalhados. Sem facilitar, o futebol leonino foi de pressão alta, critério no passe, inspiração e golos… muitos golos.

De um lado um opositor que não faz vida do futebol, enquanto do lado leonino é precisamente o oposto. O jogo realizado no Jamor mostrou uma equipa sportinguista muito personalizada… e insaciável, que começou a macar aos três minutos e só parou aos 93 minutos. Pedro Marques (bis) e Gonçalo Inácio estreara-se a marcar.

Destaque ainda para Coates que bisou.

A equipa treinada por Rúben Amorim soma 28 golos esta época, sendo o melhor registo desde 2013/2014. Dando sequência aos bons resultados, o Sporting não apresentou-se a um nível muito elevado, mostrando total respeito pela tarefa, sempre agressivo e competitivo. Foi a quinta vitória consecutiva do Sporting (todas as competições).

Sporting não marcava 7 golos desde maio de 2019, quando venceu, também no Jamor, o Belenenses SAD, por 1-8. O Sporting 100% invicto esta temporada fora de casa (5 jogos).

Frases da Semana

“Foi criada por mim, porque acho que é um momento mais emocional: olhar uns para os outros e dizer umas palavras. Por vezes, nem falar. Ou então definir alguém que não se esperava que falasse. É importante para a equipa.” Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, sobre a ideia e significado da roda.

“Já disse isso muitas vezes no passado e creio que já poucos têm dúvidas ainda: Cristiano Ronaldo é o melhor futebolista da história, é incomparável. Não há recordes que Cristiano Ronaldo não possa bater.” Jorge Mendes, empresário do jogador.

Há dois ou três meses passeavam nas praias no meio de milhares de pessoas, não se preocupavam com a segunda vaga, só se preocupavam com o bronze. Hoje fecham os estádios e estão a matar o futebol, estão a dar cabo do futebol.” Pinto da Costa, presidente do FCPorto, a criticar a decisão do Governo em não aceitar público nos estádios.

“Isto é para a equipa, claramente. Não escondo nada. Ganhamos todos e perdemos todos. Agora, acho que é a altura certa de pararmos para pensar. Aviso aos jogadores de que podem perder o lugar? Ah pois podem, isso é normal. Podem acusar-me do que quiserem. Eu quero é ganhar e sei como se ganha. Tenho confiança absoluta nos jogadores por aquilo que fizeram e têm feito. Não podemos tirar um balanço nestes dois jogos. Mas é preciso fazer um aviso à navegação. Não é nada que eles não tenham ouvido. Temos de começar a pensar no jogo de outra forma. Que é, quando pudermos pôr beleza e espetáculo tudo bem, mas quando não pudermos, temos de fazer de outra forma, temos de ganhar na mesma. Se não sair bem assim, paciência. Paciência, não, que não tenho paciência para isso.” Fernando Santos muito crítico com o desempenho as seleção portuguesa apesar da vitória sobre a Croácia (2/3).

“Estou convencido de que Trincão e João Félix serão os próximos líderes da seleção do meu país, juntamente com Bernardo Silva e Bruno Fernandes. Com eles, seremos campeões do Mundo.” Paulo Futre confiante num futuro radioso para a Seleção Nacional.

“Não sei o que aconteceu à equipa. Foi um dia negro. Quase não tivemos oportunidades e não ganhámos um duelo.” Joachim Low, selecionador da Alemanha, depois da humilhação histórica com a derrota frente a Espanha (6-0)!!!

“Falamos quase todos os dias, por mensagem. Ainda ontem nos fartámos de rir de umas mensagens que trocámos. É assim, tranquilo. Coisas do futebol que não alteram relações pessoais. E eu tenho uma máxima: ‘no prato onde comi, não cuspo’. Eu só tenho a agradecer ao Zé.” Silvino Louro, antigo treinador de guarda-redes da equipa técnica de José Mourinho.

“Tenho a sorte de ser amigo de muitos jogadores importantes que também foram lendas. Guardo dicas e conselhos na minha cabeça e tornam tudo um pouco mais fácil. Quando isto aconteceu comigo, há um ano e meio, Pepe, que era meu companheiro no FC Porto, disse-me que aos 36 anos achava que era desnecessário continuar. Disse-lhe ‘Olha Pepe, enquanto estiveres bem, és um privilegiado’. Continua. E há duas semanas renovou até 2023.” Iker Casillas, na apresentação de um documentário da Movistar + em que é protagonista.

“Agora sou ‘The Experienced One’. Sou muito experiente. Tudo o que me acontece agora no futebol é déjà vu, algo que já me aconteceu antes. Acumular experiência é um enorme trunfo. Para seres treinador só precisas do teu cérebro e acumular experiências.” José Mourinho numa entrevista ao canal chinês Tencent Sports questionado sobre que expressão melhor o descreveria atualmente, depois de em 2004 se ter apelidado de ‘Special One’.

“Passei a ser uma nova Caroline. Um dia queres levantar-te da cama e não podes, não consegues mexer-te. És uma das melhores tenistas do mundo, reconhecida pela tua capacidade atlética e não te mexes. Foi um choque nem os braços conseguir mexer.” Caroline Wozniacki, tenista dinamarquesa, antiga número um mundial, abandonou a carreira depois do Open da Austrália, em janeiro, aos 30 anos, após ter sido diagnosticada uma artrite reumatóide.

Números da Semana

  • 1. O Tottenham de José Mourinho está na liderança da Premier League. No jogo grande da jornada nove da Premier League, o Tottenham recebeu e venceu o rival Manchester City por 2-0. O Liverpool conseguiu um confortável triunfo por 3-0 diante do Leicester e igualou a pontuação do Tottenham no topo da tabela.
    Ambas as equipas somam 20 pontos, ambas com 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Iguais também nos 21 golos marcados. A única diferença está nos golos sofridos, com a equipa de Mourinho a apresentar melhor registo, 9 golos sofridos, enquanto o Liverpool já encaixou 16. A luta pelo título promete.

Will Oliver / EPA

  • 8. 
Diogo Jota é o primeiro jogador da história do Liverpool a marcar nos quatro jogos disputados em Anfield. O internacional português chegou ao oitavo golo da época e ao sétimo nos últimos seis jogos pelo Liverpool. Marcou mais um golo no triunfo sobre o Leicester (3-0). Imprensa, adeptos, companheiros de equipa e o treinador Kloop estão convertidos ao “Jotismo”. A BBC elegeu Jota como homem do jogo, dizendo que, com o jogador, “Klopp juntou mais uma ameaça potente ao ataque de classe mundial composto por Firmino, Mané e Salah.O avançado português instalou-se perfeitamente em Anfield, fazendo história com o seu golo.”
  • 

800. Jogos de Messi pelo FC Barcelona. A estreia de Lionel Messi pela equipa principal do Barcelona foi há 17 anos, na inauguração do Estádio do Dragão, na vitória do FC Porto ante os catalães, por 2-0, no dia 16 de novembro de 2003. Com a camisola do clube catalão já marcou 677 golos. Desta vez ficou em branco, assim como o Barcelona, que somou a terceira derrota da temporada, tendo descido para o 12.º lugar da classificação, após o desaire com o Atlético de Madrid por 1-0.
  • 101. Mais um recorde para Cristiano Ronaldo.
    No seguimento da vitória de Portugal na Croácia, o capitão da seleção nacional tornou-se o terceiro jogador mais vitorioso em jogos de seleção, ao chegar às 101 vitórias.
    Depois do triunfo português frente a Andorra, o avançado da Juventus tinha igualado as cem vitórias de Xavi. Agora, Ronaldo ultrapassou o antigo médio espanhol e partilha o pódio com outros dois jogadores da seleção de Espanha: Iker Casillas, segundo, com 121 triunfos e Sergio Ramos, que lidera esta lista, com 130 vitórias.

Manuel de Almeida / Lusa

  • 30. Jogos realizados a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, que só termina a 3 de dezembro, com a reedição da final da Taça de Portugal de 1990, com o ‘renascido’ Estrela da Amadora a receber o Farense. O Casa Pia – Nacional, marcado para o dia 22 de novembro, foi adiado e vai disputar-se no próximo dia 29, pelas 10 horas. A razão para o adiamento deve-se ao facto de o plantel do Casa Pia ter sido afetado por um surto que implicou o afastamento de vários atletas, quer por infeção, quer por isolamento profilático.
  • 2. Bis de Rúben Dias frente à Croácia (2-2). É a primeira vez em 20 anos que um defesa bisa ao serviço da seleção portuguesa. O último que o fez foi Paulo Madeira, ena altura defesa central do Benfica que em 1999 bisou frente ao Liechtenstein (0-5), num jogo de apuramento para o Euro 2000.
  • 2023. O treinador espanhol Pep Guardiola renovou por mais duas épocas com o Manchester City, estendendo até 2023 o vínculo contratual que se iniciou em 2016, tendo conquistado dois campeonatos, uma Taça de Inglaterra, três Taças da Liga e duas Supertaças… só não tem sido feliz na Liga dos Campeões.
  • 71.8. O Tottenham, de José Mourinho, anunciou esta segunda-feira perdas de 71.8 milhões registadas até 30 de junho deste ano, devido, principalmente, à situação da pandemia de covid-19.

Treinador da Semana

Rui Jorge. Um caso de longevidade, competência e resultados

O Selecionador Nacional sub-21, Rui Jorge, comemorou na semana passada 10 anos no cargo.  No dia 19 de novembro de 2010, o ex-internacional português, que até então tinha treinado a equipa de juniores do Belenenses (com curta passagem pela formação principal), era apresentado.

Durante a sua ligação à Federação Portuguesa de Futebol, levou a equipa lusa a três fases finais de Europeus sub-21 (2015, 2017 e 2021), tendo atingido a final em 2015 – Portugal apenas perdeu com a Suécia, na final, através do desempate por penáltis – e aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Em 84 jogos, Rui Jorge tem um registou de 59 vitórias, 14 empates e 11 derrotas, com a Seleção a marcar 204 golos neste período, sofrendo 73 golos.

Rui Jorge é o selecionador de sub-21 europeu há mais tempo no cargo, seguido de Leif Smerud (selecionador da Noruega desde fevereiro de 2014) e Manuel Cardoni (selecionador do Luxemburgo desde julho de 2014).

FPF

O selecionador dos sub-21 de Portugal, Rui Jorge.

Depois de uma carreira valorosa como jogador – foi internacional A em 45 ocasiões -, o antigo defesa-esquerdo começou carreira de treinador no Belenenses, orientando os sub-19 durante 4 anos e a equipa principal na parte final da temporada 2008/09. Segui-se a Seleção Nacional de Sub-21… até aos dias hoje, onde tem construido uma carreira de sucesso, com recurso a 3 gerações de jogadores que valorizaram o futebol português, sendo ainda hoje recorde europeu de invencibilidade no escalão em causa.

Na semana em que comemorou uma década à frente do comando técnico da Seleção de Portugal de Sub-21, Rui Jorge garantiu a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa da categoria, encerrando o apuramento com três vitórias seguidas frente a Bielorrússia (3-0), Chipre (2-1) e Países Baixos (2-1) que valeu o segundo lugar com os mesmos pontos do que o último adversário.

A equipa de Rui Jorge conhece no dia 10 de dezembro os adversários na fase de grupos, que irá decorrer no final de março de 2021.

De apuramento em apuramento… falta agora a conquista de um título europeu.

Momento da Semana – Somos Oliveira!!!

Demonstração categórica, com uma vitória que bem pode constar dos manuais da modalidade. Saiu em primeiro, assumiu a dianteira, dominando por completo a corrida… onde esteve sempre na frente. Perfeito!

Miguel Oliveira venceu o Grande Prémio de Portugal, a fechar um fim de semana de sonho no circuito de Portimão, depois de ter conseguido a sua primeira pole-position.

O piloto português liderou a corrida do início ao fim e acaba o Mundial em 9.º lugar com 125 pontos. O piloto luso cumpriu a corrida em 41.48,163, deixando o australiano Jack Miller (Ducati) na segunda posição, a 3,193 segundos, e o italiano Franco Morbidelli (Yamaha) em terceiro, a 3,298 segundos.

Chegou a ter quase 4,5 segundos de vantagem na 20.ª volta, registando um novo recorde do circuito algarvio – na nona volta rodou em 1.39,855 segundos.

  Teófilo Fernando, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …