Linha de Fundo: Campeão derrotado, Benfica isolado e o adeus ao goleador do Bom Jesus das Selvas

 

O campeão perdeu, o Benfica isolou-se, o Sporting curou a ressaca europeia… e os adeptos estão de regresso. Ainda o recado de Sérgio Conceição, um guarda-redes voador, o goleador do Bom Jesus das Selvas, visto da Linha de Fundo.

FC Porto 2 x Marítimo 3

FCPorto 2 (Pepe 42′, Otávio 90′) x Marítimo 3 (Rodrigo Pinho 24′ e 52′, Nanú 90′)

Pela 3.ª época consecutiva, o FC Porto termina a 3.ª jornada com 6 pontos.

Num jogo em que Sérgio Conceição já tinha previsto o que acabou por acontecer, saltam à vista dois casos extraordinários: os “dragões” conseguiram marcar dois golos a uma equipa que peca por uma estratégia muito defensiva, tendo sofrido três golos frente a um adversário, na maioria das vezes, a defender com quase toda a equipa perto da área.

Os jogos podem ser ganhos de muitas formas, sendo válido analisar, que não sendo nada bonito o jogo deste Marítimo, é a estratégia que Lito Vidigal considera viável para atingir os fins a que se propõem. No caso do jogo no Estádio do Dragão resultou em cheio, ficando exposto que os campeões, desta vez, não tiveram a mesma intensidade de jogo, numa exibição nada comparável aos dois jogos que venceu no campeonato.

No banco, Sérgio Conceição ia percebendo que a noite teria um desfecho desconfortável, por isso, no final da partida fez questão de deixar um recado público, exigindo mais da equipa, ao mesmo tempo que reconheceu que também esteve mal na abordagem a um adversário, que pelo que tinha dito no dia anterior ao jogo, vinha com a lição bem estudada. Nem sempre a sorte protege os audazes.

O Marítimo faz história: 1.ª vitória de sempre na Liga em casa do FC Porto (41 jogos).
O FC Porto não sofria 3 golos em casa na Liga desde 2018/19 (2×3 frente ao Vitória SC).

Benfica 3 x Farense 2

Benfica 3 (Pizzi 15′, Haris Seferovic 79′ e 87′) x Farense 2 (Jonatan Lucca 55′ e Patrick Fernandes 90+5′)

O Benfica sofreu mas conseguiu ganhar ao Farense por 3-2 e assim aproveitar a derrota do FC Porto para se isolar na classificação. Na primeira parte, Pizzi marcou o primeiro golo aos 15 minutos. Na segunda parte, Lucca empatou para os algarvios, mas o Benfica superiorizou-se. Seferovic, que tinha entrado para o lugar de Walschmidt, bisou aos 79 e 85 minutos. Nos descontos, Otamendi perdeu a bola em zona proibida, os algarvios reduziram a desvantagem.

Os encarnados entraram em campo com duas novidades no onze inicial. O mais recente reforço, Nicolás Otamendi chegou, treinou e foi titular, devido às ausências de Rúben Dias e Vertonghen. O argentino fez dupla no centro da defesa com Jardel.

A exemplo dos dois primeiros jogos na Liga NOS, o Benfica voltou a superiorizar-se em relação ao seu adversário, mas desta vez desligou-se do jogo ainda muito cedo. Os encarnados passaram um mau bocado com o ataque algarvio durante muito tempo e a nova dupla de centrais não justifica tudo, apesar dos erros de Otamendi e Jardel, para uma segunda parte em que a equipa algarvia, com muito mérito, se tenha evidenciado.

Após o golo sofrido, num momento em que o Benfica dominava o encontro, o Farense encetou uma reação espetacular. Com uma forte pressão, intensidade e sem medo das transições ofensivas dos encarnados, o Farense chegou acabou por ser premiado com o empate e esteve várias vezes perto do segundo golo.

O Benfica soma a 3.ª vitória em 3 jogos na Liga, o que não conseguia desde 2017/18.
Há 18 anos que o Farense não jogava na Luz, regressou e chegou a assustar.

Portimonense 0 x Sporting 2

Portimonense 0 x Sporting 2 (Nuno Mendes 5′ e Nuno Santos 11′)

Resolver cedo e deixar o relógio correr, num jogo em que os leões foram superiores, deixando ficar, principalmente na primeira parte, ideias que justificam a conquista dos 3 pontos. Nuno Mendes e Nuno Santos formaram a parceria com que o Sporting derrotou o Portimonense, este domingo, por 2-0.

Com ambos a jogar a partir do corredor esquerdo, os leões construíram a vantagem no primeiro quarto de hora do jogo e dois golos chegaram para conquistar os três pontos.

Os leões vinham de uma derrota por 4-1 em casa, frente ao LASK Linz, que os eliminou da Liga Europa. É a quarta vez em nas últimas cinco temporadas que os leões vencem os dois primeiros jogos do campeonato. Há 9 meses que o Sporting não vencia dois jogos consecutivos fora de casa na Liga Portuguesa.
2019/20 Santa Clara (J16) – Vitória FC (J14) 
2020/21 Portimonense (J3) – Paços Ferreira (J2)

O sonho europeu de FC Porto, SL Benfica e SC Braga

Liga dos Campeões

  • Grupo A: Bayern (Alemanha), Atlético de Madrid (Espanha), RB Salzburgo (Áustria) e Lokomotiv de Moscovo (Rússia)
  • 
Grupo B: Real Madrid (Espanha), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Inter de Milão (Itália) e Borussia Mönchengladbach (Alemanha)
  • Grupo C: FC PORTO, Manchester City (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Marselha (França)
  • Grupo D: Liverpool (Inglaterra), Ajax (Holanda), Atalanta (Itália) e Midtjylland (Dinamarca)
  • 
Grupo E: Sevilha (Espanha), Chelsea (Inglaterra), Krasnodar (Rússia) e Rennes (França)
  • Grupo F: Zenit (Rússia) Borussia Dortmund (Alemanha), Lazio (Itália) e Club Brugge (Bélgica)
Grupo G: Juventus (Itália), Barcelona (Espanha), Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Ferencváros (Hungria)
  • Grupo H: PSG (França), Manchester United (Inglaterra), Leipzig (Alemanha) e Istambul Başakşehir (Turquia)

Liga Europa

O SL Benfica vai ter como adversários, no Grupo B, os belgas do Standard Liège, os escoceses do Rangers e os polacos do Lech Poznan – equipas que nunca se cruzaram com os encarnados.

O Sporting Braga, no Grupo G, enfrenta os ingleses do Leicester, os gregos do AEK e os ucranianos do Zorya Luhansk. Os minhotos nunca defrontaram o Leicester, mas já jogaram frente ao AEK, em 1966/67, na Taça das Taças, e frente ao Zorya, em 2018/19, também na fase de grupos da Liga Europa.

https://twitter.com/EuropaLeague/status/1311995518147592193

Carlos Vinicius, o goleador do Bom Jesus das Selvas

Em julho de 2017 assina pelo Real Massamá, proveniente do Gremio Anápolis, onde faz uma boa época, marcou 20 golos em 39 jogos.

No ano seguinte foi contratado pelo Nápoles, por €4 milhões, um valor considerável para um jogador da segunda divisão portuguesa. Em agosto de 2018, foi emprestado pelo Nápoles ao Rio Ave, onde faz uma meia temporada interessante, marcou 14 golos em 20 jogos, regressando ao Nápoles em janeiro de 2019, para ser emprestado ao Mónaco, onde só marcou 2 golos em 16 jogos.

Com 24 anos, em julho de 2019 é vendido pelo Nápoles ao Benfica por €17 milhões de euros, uma valorização de 425%, chegando ao fim da época como o melhor marcador do campeonato, apontando 24 golos em 47 jogos com a camisola encarnada.

Agora como não entrava nas contas de Jorge Jesus, o Benfica emprestou Vinicius ao Tottenham de Mourinho, onde vai encontrar concorrência de luxo, casos do galês Gareth Bale, o inglês Harry Kane, o japonês Son Heung-min ou do compatriota Lucas Moura. Pela frente um desafio exigente aos 25 anos para um jogador sem espaço na Luz.

O ponta de lança brasileiro vai render três milhões de euros no imediato ao Benfica, com o clube inglês a reservar uma opção de compra no valor de 45 milhões de euros.

Depois de representar dois clubes em Portugal, Rio Ave e Benfica, e das passagens por Itália e França, o brasileiro nascido em Bom Jesus das Selvas, no estado do Maranhão, tem pela frente outra grande oportunidade na carreira. 
O “Daily Mail” destacou o facto de Vinícius ser “alto mas rápido e suficientemente móvel para jogar na ala esquerda ou no centro do terreno.” Aguarda-se o momento da estreia e os primeiros golos.

Frase da Semana

“Quem não for competitivo tem a porta aberta para sair.”

Está dado o aviso por parte de Sérgio Conceição, o treinado do Futebol Clube do Porto ficou agastado com a derrota frente ao Marítimo e não escondeu a desilusão.

“Como toda a gente viu perdemos, foi por culpa própria. Houve falta de eficácia ofensiva, sofremos três golos em casa, não é normal. Na 2ª parte tivemos ocasiões para fazer golo, não sei se a bola entra ou não, se passa a linha de golo, ainda não vi, mas tivemos ocasiões para ganhar o jogo. Para empatar já seria mau. Temos de estar sempre desconfiados do momento do adversário, de tudo o que nos deparam os jogos porque se não for assim vai ser difícil. Representar o FC Porto significa que temos de estar com esse estado de espírito se não for assim acontecem surpresas como esta.”

Hugo Delgado / Lusa

Prémio Fair-Play

Um aplauso para o Tondela.

Um gesto simples e que releva enorme grandeza e atitude.

Em nome da equipa do Tondela, o capitão Ricardo Alves entregou ao Sporting de Braga uma camisola com o nome e número do avançado bracarense e a mensagem “volta rápido”. Foi precisamente no Estádio João Cardoso que o jogador contraiu a rutura de ligamentos no joelho esquerdo, em julho, saindo lesionado aos 67 minutos do jogo da penúltima jornada da Liga, sendo posteriormente operado, com o tempo de recuperação estimado em 6 meses. Que recupere rápido e regresse aos relvados.

O jogador reagiu nas redes sociais ao gesto com um “muito obrigado.”

Jogador da Semana

Amir Abedzadeh. O guarda-redes iraniano, foi um autêntico muro e aos 88 minutos voou de forma incrível e com a mão esquerda desviou o remate evitando o golo de Alex Telles… de penálti. Na altura o FC Porto perdia por 1-2.

É verdade que o guarda-redes do Marítimo sofreu dois golos, mas deixou um registo de defesas notáveis com destaque para o penálti batido por Telles que travou.

Momento da semana

Aos seus lugares… o público voltou aos estádios!!!

O Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, ficará para sempre na história do futebol português, depois de ter recebido o primeiro teste-piloto com adeptos na bancada, após a suspensão dos campeonatos decretada a 12 de março, pela Liga Portugal.

3 de outubro de 2020, um dia histórico e que marca o regresso dos adeptos aos estádios, para o jogo: Santa Clara/Gil Vicente.

O Estádio São Miguel, em Ponta Delgada, abriu as portas para receber os mil adeptos que ficam na história do Futebol português, por terem sido os primeiros a regressar às bancadas após o Leixões-Farense, da jornada 24 da LigaPro, referente à época 2019-20. Passaram-se 209 dias desde o último jogo profissional com público nas bancadas.

Com várias restrições, como, por exemplo, a “utilização obrigatória de máscara” de proteção, a proibição de contacto físico, o distanciamento social (5 cadeiras a separar cada adepto, mesmo que pertençam ao mesmo agregado familiar) ou até mesmo a proibição de troca de lugares foram algumas das normas implementadas pela Liga de Clubes.

Cumprindo todas as normas de segurança, público e jogadores viveram a festa do futebol no Estádio de São Miguel. Com adeptos nas bancadas, um jogo de muitas oportunidades para ambas as equipas … mas o golo não quis aparecer, acabando empatado 0/0.

Desilusão da semana

O Sporting está fora da Liga Europa. A equipa leonina foi derrotada em casa pelo Lask Linz, com um resultado pesado de 1-4. Restam as provas internas.

Jogo para a história: entra no top 5 das maiores derrotas sofridas pelo Sporting em casa na Europa. Pela terceira vez o Sporting sofre 4 + golos em casa nas competições europeias: (Barcelona, 2-5, 2008), (Bayern, 0-5, 2009) e (Lask Linz, 1-4, 2020).

Excluindo a época em que não participou nas competições europeias, desde 2005/06 que o Sporting não era eliminado das provas europeias tão cedo: nessa época, foi afastado nas eliminatórias da Champions frente à Udinese, e da Liga Europa, diante do Halmstad.

De sublinhar que foi apenas a segunda vez no seu historial que os austríacos do Lask Linz marcaram 4 golos num jogo fora de casa nas competições da UEFA. A primeira vez que o conseguira foi em 1996, em casa do B68, uma equipa amadora das Ilhas Faroé, na Taça Intertoto. Uma noite para esquecer do Sporting.

Insólito da Semana

Nem as mascotes escapam à crise…

Foi a mascote do Arsenal durante 27 anos, mas por causa do plano de corte de despesas, o Arsenal dispensou o Gunnersaurus, a mascote dinossauro, dispensando também Jerry Quy, que vestia o fato desde 1993.

Livre no mercado, horas depois de o Arsenal ter anunciado que colocou a Gunnersaurus em lay-off para grande revolta dos adeptos, o Sevilha anunciou a sua… contratação!!!

Mesut Özil, um dos mais bem pagos do plantel do Arsenal, ofereceu-se para pagar o salário de Jerry Quy, o homem por detrás da personagem, que há mais de 27 anos acompanha o clube em todos os jogos.

Um atitude louvável, mas que já não vai a tempo de evitar a transferência para Espanha.

https://twitter.com/SevillaFC_ENG/status/1313241515632795657

Números da Semana

  • 7 – os minutos que o Braga precisou para marcar 3 golos. Ainda antes do intervalo chegou ao 0/4 final com que goleou o Tondela, no Estádio João Cardoso, nos primeiros três pontos conquistados dos “guerreiros” do Minho.
  • 0 – os golos sofridos pelo Sporting em 2 jogos. Santa Clara e Vicente fizeram melhor. Nos 3 jogos realizados no campeonato ainda não sofreram nenhum golo. Curiosamente na última jornada as 2 equipas defrontaram-se o o jogo acabou… 0/0.
  • 0 – O Farense ainda não somou qualquer ponto na Liga NOS. 3 jogos, 3 derrotas. É a única das 18 equipas ainda a zero.
  • 24 – Ao 24.º penálti, a equipa de Vila do Conde viu o sonho da Liga Europa Depois de uma igualdade 1-1 no tempo regulamentar e 2-2 no final do prolongamento, a eliminatória teve de ser decidida nas grandes penalidades e só ao 24.º pontapé, quando Aderlan Santos permitiu a defesa a Donnarumma, é que ficou decidida a favor dos italianos (9-8).
  • 100 – Lewandowski chegou aos 100 golos no Bayern de Munique. A goleada ao Hamburgo (6-0) colocou Lewandowski em mais uma página da história do Bayern. O avançado de 29 anos assinou um hat trick que lhe permitiu à centena de golos na Bundesliga com a camisola do clube de Munique. Notável.
  • 41 – Os golos marcados na 4.ª jornada da Premier League. Para esta contabilidade forte contributo em 2 jogos loucos: United 1/Tottenham 6 e Aston Villa 7/Liverpool 2.
  • 8 – os milhões de euros que Edinson Cavani recebeu de prémio de assinatura pelo Manchester United. O avançado uruguaio é reforço da equipa de Bruno Fernandes.

Teófilo Fernando, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …